terça-feira, 31 de maio de 2011

Mensagem do Dia

Terça, 31 de Maio de 2011

Acolhamos hoje a visita de Nossa Senhora

Tudo muda com a presença da Santíssima Virgem Maria, porque ela traz consigo Jesus. A tristeza dá lugar à alegria, como aconteceu com Isabel, que, ao receber a visita de Nossa Senhora, fica cheia do Espírito Santo, assim como a criança em seu ventre.
“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41).
Hoje a Igreja celebra a festa da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, e não pode ser mais um dia na nossa vida. Peçamos a ela que visite hoje a nossa família, a nossa vida e coloquemos tudo nas suas mãos para que ela cuide da melhor maneira possível.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Jesus, eu confio em Vós!


Festa de Santo Antônio de Pádua 2011

        Caríssimos(as) Irmáos(as)!
        Mais uma Festa chegou! Com ela vem a certeza da comunhão fraterna, baseada no testemunho dos Santos Pastores, que sempre se mostraram refletos do Espírito Santo. Com Antônio não foi diferente, eximio e zeloso pregador, ele era habilidoso com o Evangelho, a ponto de dizrem que se a Biblia se perdesse, Antônio a escreveria em sua totalidade,  eis o porquê de "Antônio palavra de fogo, vida de luz". Diante do testemunho de vida do nosso padroeiroe de nossa caminhada enquanto comunidade Leandro Bezerra queremos expressar o nosso amor pela nossa Igreja Católica. Na expresão dessa pertença "Queremos ser mais Igreja", viva, atuante na vida de seu povo, sustentada pela Eucaristia, conduzida pelo Espírito Santo. Boa Festa!

http://lh6.ggpht.com/-TQa_4ycLLlE/TeYAloXdbSI/AAAAAAAAY-g/PqN418KkooA/santo%252520antonio_thumb.jpg?imgmax=800

Hoje teremos a abertura da festa de Santo Antônio de Pádua, do Bairro Leandro Bezerra. Este ano teremos como tema "Antônio, palavras de fogo, vida de luz" e como lema "Queremos ser mais igreja". A festa que se estenderá até o dia 13 do mês de junho terá bastantes atrações. Traremos aqui todas as informações sobre esta grande festa de nossa paróquia.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA PARA HOJE: 01/06/2011
  • Procissão saindo com a imagem de Santo Antônio da residência de Dona Sebastiana Araújo, em frente a fábrica de Castanha às 18hs, para a Capela de Santo Antônio;
  • 19hs - Celebração Eucarística de Abertura - Pe. Francisco das Chagas Neto 
    • Hasteamento da Bandeira
     


MENSAGEM














Maria! Senhora Nossa!



Ave Maria, cheia de graça...
Senhora Nossa, Mãe de Jesus.
Fonte de esperança, eterna luz.
A nos iluminar nesta jornada que passa.
Tu que és imaculada e pura.
Que pronunciaste sem contestação.
O Divino "sim" que abriu o teu coração.
Ao sublime: à graça, ao amor, à ternura...
Que dobraste cada uma das pontas do céu.
Transformando num manto, teu santo véu.
Que cobriu de amor a humanidade.
A ti, Rainha e intercessora do amor e do perdão.
Suplico: ouve as minhas preces, os anseios do meu coração.
Guarda-me Senhora!
Abre-me as portas do Reino da paz e da felicidade!
Um forte Ágape!!!!


Seminaristas e religiosos podem se cadastrar para Missa com Papa

Site Oficial da JMJ 2011

Seminaristas e religiosos podem se cadastrar para participar na Catedral de Nossa Senhora de Almudena, no sábado 20 de agosto às 10h
Aos seminaristas e religiosos candidatos ao sacerdócio que desejam participar da Celebração Eucaristia presidida pelo Papa Bento XVI, na Catedral de Nossa Senhora de Almudena, no sábado 20 de agosto às 10h, precisam fazer um credenciamento pessoal.

O credenciamento é feito através da página www.acreditacionseminaristas.org. Para acessá-la, é necessária a criação de nome de usuário e senha, que podem ser solicitados através do e-mail seminaristas@jmj2011madrid.com.

Ao acessar a página, é preciso preencher o formulário e enviar uma foto colorida do mesmo tamanho da foto do passaporte. Os Idiomas válidos para o credenciamento  são os oficiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): Espanhol, Inglês, Francês e Italiano. O prazo para o preenchimento deste formulário é até o dia 30 de junho.

Segundo a organização, “o titular do credenciamento deverá retirá-lo pessoalmente em um escritório JMJ, que será informado posteriormente, mediante a apresentação de um documento de identificação (passaporte no caso dos estrangeiros) e um certificado original de sua condição de seminarista assinado e carimbado pelo seu Ordinário.

Já os religiosos deverão apresentar um certificado de sua condição de candidato ao sacerdócio assinado e carimbado por sua Província. A idade máxima para participar desse encontro é 35 anos.

A organização destaca que o formulário de credenciamento poderá ser preenchido nos seguintes idiomas: Espanhol, Inglês, Francês ou Italiano. O credenciamento pessoal para participar dessa reunião não dá nenhuma autoridade para obtenção do visto. E o processo de registro é intransferível.

O credenciamento para a participação neste encontro não autoriza qualquer um dos serviços prestados aos inscritos como peregrinos.

Os seminaristas ou religiosos que sejam diáconos e queiram participar da reunião devem ser credenciados no site da JMJ www.acreditacionsacerdotesjmj.org

“Para retirar o credenciamento em grupo será necessário apresentar sua identificação pessoal e os certificados originais da condição de seminarista ou religioso candidato ao sacerdócio de cada credenciado”, explicam os organizadores.

Outras informações sobre a JMJ em Madri estão na página web oficial da jornada. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: seminaristas@jmj2011madrid.com

Leia mais


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mensagem do Dia

Segunda, 23 de Maio de 2011

Preparemo-nos desde cedo

Desde cedo somos convidados a nos preparar para recebermos a visita de Deus que se manifesta na nossa vida das mais diferentes formas. Eu acredito que todos nós já fomos visitados através de um mendigo, de uma criança ou de uma pessoa que nem imaginamos, ou até mesmo em situações atípicas.
A presença do Senhor se faz sentir nas situações cotidianas da nossa vida. Muitos acham que Deus está longe, mas é bem ao contrário, Ele está dentro de nós.
“Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,23).
Vamos hoje ficar atentos às manifestações de Deus na nossa vida?
Senhor, nós queremos hoje recber-Te na nossa vida de todo o nosso coração.
Obrigada, Jesus!
[09:22:57] *** denise dinkel is Away [Auto Status (ocioso)]
[09:25:59] *** denise dinkel is Online
[09:33:29] Desde cedo somos convidados a nos preparar para recebermos a visita de Deus, a qual é manifestada das mais diferentes formas em nossa vida. Eu acredito que todos nós já fomos visitados pelo Senhor por intermédio de um mendigo, de uma criança ou de uma pessoa que nem imaginamos, ou até mesmo em situações atípicas.
A presença do Senhor se faz sentir nas situações cotidianas da nossa vida. Muitos acham que o Altíssimo está longe, mas é bem o contrário, Ele está dentro de nós.
“Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,23).
Vamos hoje ficar atentos às manifestações de Deus na nossa vida?
Senhor, nós queremos Te receber hoje em nossa vida de todo o coração.
Jesus, eu confio em Vós!

Formações

Imagem de Destaque

O Espírito Santo só vem aos humildes

Duas coisas são necessárias...
O Espírito Santo é um dom de Deus, não pode ser comprado; ninguém O merece; foi por isso mesmo que Jesus Cristo trabalhou uma vida inteira a fim de pagar o preço, e por último deu a moeda final: derramou todo o Seu Sangue numa cruz e deu-nos Sua vida. No alto da cruz, conta-se que Ele expirou, pôs para fora o Seu último sopro. Depois de ter ressuscitado, Jesus apareceu aos discípulos e também soprou sobre eles dizendo: “Recebei o Espírito Santo!” Assim aconteceu...

Se o Espírito Santo é dom, só pode ser dado. Se por um lado não O merecemos, por outro podemos nos preparar melhor para recebê-Lo. Cristo fala de duas condições para receber o Espírito Santo: pedir e querer.

Pedir:
O Espírito Santo só vem aos humildes. Quando elevamos ao céu a nossa oração, somos nós que tomamos consciência das necessidades que temos e do quanto precisamos de Deus em nossa vida. Humildade é reconhecer o nosso lugar como criaturas e sujeitarmo-nos a Deus. Não existe melhor ambiente para propiciar isso do que a oração.

O Senhor quer nos dar a Sua graça, mas quer que a peçamos; quer até mesmo ser importunado e como que constrangido com nossas orações: “Pedi e recebereis...”. Mas quando vamos rezar, não devemos fazê-lo como os pagãos que acreditam que serão ouvidos à força dos gritos. Devemos pedir com o coração cheio de amor e confiança. Deus quer cumprir o que prometeu, mas para satisfazer Sua promessa, quer que Seus filhos peçam. Ele está à nossa espera, quer ouvir nossa oração.
A experiência do Espírito Santo é pessoal, única. Há pessoas que viveram nas mais diferentes circunstâncias e lugares, apesar disso é certo que Ele [Espírito Santo] gosta de se derramar no meio da comunidade, quando os membros desta oram juntos. “Se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está no céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18, 19-20).
Querer:
A ajuda de Deus nos será concedida quando a desejarmos. Quanto mais forte for o seu desejo, tanto mais intensa será a sua oração. O Espírito Santo vem onde Ele é querido. Deus não quer que O busquemos apenas pelas graças que nos pode conceder, mas quer que o façamos por ser Ele quem é: o nosso maior bem, a maior de todas as graças. O Esṕirito Santo é o companheiro que todos sonham ter, é o melhor amigo, nunca dá conselhos "furados". Apesar de ser hóspede, não deixa faltar nada em casa, está sempre perto para enxugar nossas lágrimas. Quem O tem não fraqueja; Ele transforma o medo em coragem, dá-nos já uma sabedoria que muitos só experimentam na velhice. Torna solido nosso caráter e alicerça nossa família, pois coloca Jesus no centro de nossas vidas como pilar fundamental, que sustenta nossa existência para Deus.

(texto extraído do livro: "Quando só Deus é a resposta").
Foto Márcio Mendes
marciomendes@cancaonova.com
Missionário da Comunidade Canção Nova, formado em teologia, autor dos livros "Quando só Deus é a resposta" e "Vencendo aflições, alcançando milagres".

Reze oração para pedir graças por intercessão de Irmã Dulce

A religiosa foi beatificada neste domingo, 22, em Salvador (BA)
Agora os católicos do Brasil podem rezar ao Senhor por intercessão da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Com a cerimônia de beatificação realizada na tarde deste domingo, 22, o culto a religiosa baiana é inscrito no calendário do país, com a memória celebrada no dia 13 de agosto (dia em que a freira recebeu os votos religiosos).

A seguir, confira a oração para pedir graças por intercessão da nova beata:

Senhor nosso Deus
Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,
Ardente de amor por vós e pelos irmãos,
Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor
Dos pobres e excluídos.
Renovai-nos na fé e na caridade,
E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão
Com simplicidade e humildade,
Guiados pela douçura do Espírito de Cristo
Bendito nos séculos dos séculos. Amém!

Já está disponível para download também a novena de Irmã Dulce. O material é composto de nove encontros de oração que apresentam a vida da religiosa como exemplo para quem busca um encontro íntimo com Deus. Segundo a Arquidiocese de Salvador (BA), a novena deve ter seu início sempre no dia 13, terminando no 21 de cada mês.

.: Clique para baixar

.: Veja a cronologia dos trabalhos sociais de Irmã Dulce
.: Saiba qual é o caminho para se tornar santo
.: Conheça os santos e beatos do Brasil

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mensagem do Dia

Em que consiste nossa felicidade?

Somente quando estamos ancorados na vontade de Deus é que somos verdadeiramente pessoas felizes. Não é o quanto possuímos ou sabemos, ou os amigos que temos ou não temos, que nos tornam mais ou menos felizes; Jesus Cristo é a fonte de felicidade.
Jesus, eu confio em vós!

Moções Proféticas 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjohJ_32ZZnmF7gpoTBPMC9ZlzCad370X2dVO1ye3ZiGBVBTE3T5jveKWg2YecXDta5Ef11wYw48QKZ2poz6puYrRdxKozOGADE5j6Zwb9Or9_B8a1jt0QDaB2hKsDP3d6D2TW52c_uhnY0/s320/holy-prayer.jpg  

Como saber se somos luz?

“Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz."  Ef 5, 8-13
Proceder dos filhos de Deus
Nós costumamos ler esta passagem para justificar a nossa atitude ao denunciar as coisas erradas que os outros fazem, porém esquecemos um detalhe muito importante: só quem é luz pode lançar luz sobre as circunstâncias e sobre os outros. Se a treva tem a pretensão de lançar luz, ela só lançará mais trevas, gerará confusão, discussões, julgamentos arbitrários e divisões.
Como saber se somos luz?  Como saber se temos autoridade espiritual para denunciar o erro? Essa passagem de Efésios nos esclarece, ao dizer: o fruto da luz é bondade, justiça, verdade. Se estivermos agindo com bondade, realmente querendo a edificação dos outros e não estamos agindo por vingança, por despeito, para ver os outros se darem mal, então estamos na luz. Se estivermos agindo com base na verdade e não nos boatos, nas suposições, nos preconceitos, então estamos na luz. Se formos justos, dando aos outros o direito que eles têm à dignidade e ao respeito, então estamos na luz. Estamos na luz quando seguimos os ensinamentos daquele que á a Luz, a Verdade, a Vida, quando o amamos e colocamos sob seu Senhorio toda a nossa vida.
Devemos denunciar as obras das trevas, não nos calarmos, mas lembremos: a luz só se derramará sobre a situação denunciada se nós formos luzes. Para os seguidores de Jesus Cristo é assim, tudo deve ser feito com coerência de vida e testemunho, com profunda adesão ao evangelho e com temor de Deus.

ORAÇÃO: Senhor, envia teu Espírito para santificar as motivações do meu coração e as justificativas que eu dou para fazer as coisas. Que eu possa sempre ter como justificativa dos meus atos o desejo de fazer a tua vontade, segundo a tua Palavra e os teus ensinamentos. Que o Espírito Santo revelador venha em todos os momentos me revelar como a tua Palavra se coloca diante das situações e explica os acontecimentos. Amém.

Adoração ao Santísimo

 Quinta-Feira Adoração


A RCC, avisa aos servos do Grupo de Oração Sopro de Vida, que nesta quinta feira não haverá a Adoração ao Santíssimo, por motivo da festa de Nossa Senhora de Fátima, Pedimos a compreensão de todos.




7 anos de consagração a Nossa Senhora de Fátima

Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, ao vosso Coração Imaculado nos consagramos, em ato de plena entrega de doação ao Senhor.

Por vós seremos levados a Cristo, vosso Filho e Filho unigênito de Deus, e por Ele e com Ele a seu Eterno Pai. Caminharemos na luz da fé, da esperança e do amor, para que o mundo creia que Cristo é o enviado do Pai para nos transmitir a Sua palavra e seremos nós os Seus enviados a fim de levar o Seu conhecimento e amor até os confins da Terra.

Assim, sob a maternal proteção do vosso Imaculado Coração, seremos um só povo com Cristo, conquista da Sua morte e testemunhas da Sua Ressurreição.

Virgem Mãe de Deus e Mãe nossa, realize os desígnios de Deus e, assim prepare e apresse o triunfo do vosso Imaculado Coração. Tornai-nos sob vossa proteção, defendei-nos dos perigos, ajudai-nos a vencer as tentações que nos solicitam para o mal, e a conservar a pureza do nosso corpo e da nossa alma. Seja o vosso Coração Imaculado o nosso refúgio e o caminho que nos conduz a Deus.

Concedei-nos a graça de orar e nos sacrificar por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o vosso Imaculado Coração.

Por meio de vós e em união como Coração do vosso Divino Filho, queremos viver para a Santíssima Trindade, em quem cremos e a quem adoramos, esperamos e amamos.

Assim seja.



3. Consagrar-se a Maria

Deus criou o céu e a terra. Criou o mundo e o homem por amor, pois, Ele é AMOR! Convidado a partilhar este amor em plenitude, toda pessoa humana é sagrada, pois, é imagem de Deus. Criando-nos, Deus nos dá a plenitude e confere à nossa vida uma coisa de um valor incalculável. A palavra consagração, justamente quer dizer: tornar sagrada uma coisa ou uma pessoa. Neste sentido, a criação e, particularmente, todo ser humano é consagrado.

Mas, para os discípulos de Cristo, a consagração tem um sentido especial. O batismo é a Consagração fundamental, pois, permite entregar a Deus toda nossa vida em ação de graças e de amor. A Confirmação e os demais sacramento enraizam-nos na vida de Cristo e pelo dom do Espírito Santo nos torna partícipes da Consagração do Cristo.

A consagração pode ser renovada também de um modo mais pessoal. O batismo expressa assim nossa vontade plena de nos doarmos verdadeiramente a Deus. Mesmo sendo pessoal, esta consagração é um desabrochar da consagração do Batismo. Não é um ato "mágico" que daria automaticamente frutos. É um ato de amor que tem seu sentido e seu valor se responder cocretamente a Deus, na nossa vida cotidiana.

Podemos nos consagrar somente a Deus, pois, apenas Ele é nosso Pai cheio de amor e de ternura. Assim como Ele nos dá tudo por amor, por amor e pelo dom do Espírito Santo, recebido no batismo, podemos nos doar como Jesus Cristo o fez.

Entretanto, existe o que a Igreja chama de Consagração à Virgem Maria. Com toda a força da palabra, "consagração" não é, pois, empregada aqui no seu sentido próprio, mas, expressa nossa oferenda plena e perpétua a Deus, pelas mãos de Maria. Fazer isto, é fazer o que Deus fez, na pessoa de Jesus, entregando-se Ele mesmo nas mãos de Maria! De fato, a consaração à Maria consiste em imitar Jesus Cristo no primeiro ato de sua Encarnação, pois, a primeira coisa que Ele fez, vindo à terra, foi escolher Maria por Mãe!

Pela consagração à Maria, recorremos à proteção da Mãe de Deus, que é nossa Mãe, para, a seu exemplo, abrirmo-nos ao Espírito Santo, e viver fielmente as promessas do nosso batismo.

Na medida em que Maria participa, pela sua maternidade divina à missao de Cristo, consagrar-se a Maria não é senão uma maneira de nos consagrarmos como Ela ao Cristo e cultivar as virtudes mariais: fé, humildade, pureza.

A consagração não é em si mesma um fim, mas, um meio para viver a fidelidade a Jesus Cristo, fidelidade às promessas do nosso batismo.

É possível nos consagrarmos a Jesus por Maria, ou renovar nossa consagração para nos tornarmos autênticas testemunhas de Jesus Cristo, imitando Maria.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Mensagem do Dia

 Terça, 17 de Maio de 2011

Aprender sempre é o melhor remédio

“Quando uma alma aprende a cumprir a vontade divina, torna-se senhora do coração do próprio Deus, porque o Senhor não sabe dizer ‘não’ àqueles que lhe dizem ’sim’” (Jacinta Marto).
Fazer a vontade de Deus é o meio seguro para sermos felizes. Quando estamos na vontade de Deus Pai, devemos nos ocupar apenas com o único essencial, porque o Senhor cuida dos detalhes da nossa vida do jeito que somente Ele sabe fazer.
Somos ovelhas de Jesus e precisamos escutar a voz d’Ele para permanecermos na vontade divina.
“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,28).
Jesus, eu confio em Vós!


homilia

A obra de Jesus é feita em unidade com o Pai


Jesus era um personagem incômodo ontem, o é hoje e será sempre. Sobre a motivação desta incomodidade o Senhor fala, diz a verdade, e esta é exigente, interessa à vida e incide sobre o comportamento humano: “Eu e o Pai somos um”.
Ele revela que o povo – que acorrendo participava das festas judaicas em torno do Templo, – na realidade, faz parte das Suas ovelhas, chamadas a escutar as Suas palavras e O seguir. Foi Deus, Seu Pai, quem as deu, e ninguém as arrancará da mão do Pai. Assim, Jesus desautoriza os chefes religiosos de Israel, com seu Templo e suas sinagogas, a se considerarem verdadeiros pastores. Eles, ao oprimirem e explorarem o povo estão rejeitando a Jesus e, consequentemente, se excluindo do dom que o Pai comunica por Seu Filho Unigênito.
A verdade que Jesus trouxe, a grande novidade, é que Ele é o Filho de Deus. Sua identidade é de origem divina. Sua filiação divina se torna difícil aceitar para todo aquele que, humana e racionalmente, quer entender e, para tal, não se abre à transcendência. Por isso, a inquietação e pergunta do chefe do Sinédrio: “És tu o Messias, o Filho de Deus bendito?
Diante dessa pergunta, Jesus respondeu: “Eu sou” (Mc 14, 61b-62a), afirmando que o Messias é o Filho de Deus, o mundo religioso judaico, com seus chefes, pareceu acabar por causa de um “terremoto” tal, que provocou nos detentores o pânico total de perder o poder religioso e político, seu estado social e familiar. A reação foi esta: a morte.
Jesus provoca “terremotos” também hoje nas pessoas e nos povos, enfrentando as ideologias e o pensamento pós-moderno. Provoca igualmente na sociedade, com Suas denúncias contra o permissivismo e relativismo, com Seus fortes chamamentos para que reconheçamos a dignidade do homem, feito à imagem e semelhança de Deus e redimido por Jesus Cristo, Salvador e Redentor.
Pela primeira vez, – em todos os Evangelhos – Jesus faz uma autoproclamação expressiva de Sua união com o Pai. A obra de Cristo é feita em unidade com o Pai. Esta obra, para a qual somos chamados, é o dom do amor e da vida eterna. Seja meu irmão, minha irmã, um com Jesus. Converta-se em dádiva, em graça no amor pela vida.
Padre Bantu Mendonça

Festa de Pentecostes 2011 

RCC Mossoró/RN

AGUARDEM A PROGRAMAÇÃO

domingo, 15 de maio de 2011

Maio, Mês de Maria nossa Mãe.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjduFWzF0xqPTXFiWgauBNB26uXNsKfUCRF907JKsdPktRIudhPHu6G1GW87WS0EoHu1y82GWdPBtT9kqj7NYDOdXLuoZJZ_VlSgNITbpkeL6el6Ik1fJy1eJOS7pYhiadi5d7Z90XaUxQS/s1600/-------------------------MARIA-aa.jpg

O mês de maio mais uma vez chega com muita esperança para todos nós. É o mês da alegria porque celebraremos com fé a Santíssima Virgem Maria em nossas comunidades paroquiais. Como vemos, nossas comunidades sendo elas pequenas ou grandes, na cidade ou na zona rural, se encontram para louvar, honrar e bendizer a nossa Mãezinha querida. “Como é bonita uma religião que se lembra da mãe de Jesus”, nos diz uma canção do Pe. Zezinho,SCJ, e é verdade, como é bonito ver o nosso povo caminhando com Maria na certeza de encontrar-se com seu filho Jesus. Maria é para este povo, para mim e para você meu irmão e minha irmã o Farol de luz que nos mostra Jesus, é ela a Estrela da Nova Evangelização. Por isso neste mês de maio aprendamos muito com Maria, Mulher do Silêncio, da Escuta, do Serviço e da Obediência. Como não lembrar aqui as palavras de Dom Bosco quando nos diz assim “Sê devoto de Maria Santíssima e serás certamente feliz”. É verdade amados irmãos e irmãs, é no caminho de Maria que aprenderemos tantas virtudes que nos ajudarão a trilhar melhor o caminho da vida. Maria, a escolhida por Deus, a Bem-Aventurada, mulher sem mancha de qualquer Pecado, Ela é a Imaculada, a Cheia de Graça, Mãe do Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Mulher Humilde que soube ouvir a voz de Deus e acolher a sua Palavra, “faça-se em mim”. Peçamos a Maria que como uma professora nos eduque sempre mais, nos ensinando a crer e a amar o seu Filho Jesus, nosso irmão. e que “o dom de Deus ao mundo é realizado devido a uma mulher, bendita entre todas as mulheres, que acreditou e que se entregou sem condições à Palavra misteriosa do Seu Senhor”. Vejamos meus irmãos e irmãs como Maria é importante na história da Salvação, Ela é a Mulher por excelência, não há outra mulher como Maria. Vivamos bem este mês, ouvindo a voz da Mãe Auxiliadora e defensora nossa que nos diz “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”. A paz de Jesus e o Amor de Maria!

Bento XVI

Oração Regina Coeli do IV Domingo de Páscoa

Caros Irmãos e Irmãs,

A liturgia desse IV Domingo de Páscoa nos apresenta um dos ícones mais belos dos primeiros séculos da Igreja, apresentaram o Senhor Jesus como o Bom Pasto. O Evangelho de São João, no capítulo 10, nos descreve entre as peculiaridades do relacionamento entre Cristo Pastor e seu rebanho, um relacionamento totalmente próximo que nenhum poderá tirar as ovelhas de suas mãos.

Essas, de fato, estão unidas a Ele por um vínculo de amor e de recíproco conhecimento, que garante a eles o dom incomensurável da vida eterna. Ao mesmo tempo, a atitude do rebanho para com o Bom Pastor, Cristo, é apresentada pelo Evangelista com dois verbos específicos: escutar e seguir.

Estes termos designam as características  fundamentais daqueles que vivem o mundo terá sempre necessidade de pastores que anunciam a Palavra, destacou o Papa Bento XVI discipulado do Senhor. Antes de tudo, a escuta da sua Palavra, da qual nasce e se alimenta a fé. Somente quem é atento à voz do Senhor é capaz de avaliar as decisões corretas em sua própria consciência para agir de acordo com Deus.

Da escuta deriva, assim, o seguir Jesus: se age como discípulos depois de ter escutado e acolhido interiormente os ensinamentos do Mestre, para viver cotidianamente.

Neste domingo, vem espontaneamente recordar a Deus os pastores da Igreja e aqueles que estão se formando para se tornarem pastore. Convido-os, por tanto, a uma especial oração pelos bispos – incluindo o bispo de Roma! - pelos párocos, por todos aqueles que possuem a responsabilidade de guiar o rebanho de Cristo, de modo que sejam fiéis e prudentes no cumprimento de seus ministérios.

Em particular, rezamos pelas vocações ao sacerdócio nesta Jornada Mundial da Oração pelas Vocações, para que não faltem jamais valiosos operários na colheita do Senhor. Há 70 anos, o Venerável Pio XII instituía a Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais. A feliz intuição do meu predecessor se fundava na convicção que as vocações crescem e amadurecem nas igrejas particulares, facilitadas pelos contextos familiares sadios e reforçadas pelo espírito de fé, de caridade e de piedade.

Na mensagem enviada para esta Jornada Mundial destaquei que uma vocação se cumpri quando sai “da própria vontade fechada e da própria ideia de autorrealização para imergir-se numa outra vontade, aquela de Deus, deixando-nos guiar nos essa”.

Também neste tempo, no qual a voz do Senhor está susceptível a ser submersa em meio a tantas outras vozes, cada comunidade eclesial é chamada a promover e cuidar das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Os homens, de fato, têm sempre necessidade de Deus, também no nosso mundo tecnológico, e terão sempre necessidade de pastores que anunciam Sua Palavra e necessidade de encontrar o Senhor nos Sacramentos.

Caros irmãos e irmãos, revigorados pela alegria pascal e pela fé no Ressuscitado, confiamos nossos propósitos e nossas intensões a Virgem Maria, mãe de cada vocação, para que com sua intercessão sejam inspiradas e sustentadas numerosas e santas vocações a serviço da Igreja e do mundo.



Depois da oração do Regiona Coeli, o Santo Padre saudou os peregripos em diversas línguas e recordou as recentes beatificações e conflitos no mundo


Continuo a seguir com grande apreensão o dramático conflito armado que, na Líbia, causou um elevado número de vítimas e sofrimento, sobre tudo na população civil. Renovo um apelo urgente para que a caminho da negociação e do diálogo prevaleça sobre aquele da violência, com a ajuda dos organismos internacionais que operam na busca por uma solução às crises. Asseguro, novamente, as minhas oração e minha participação nos empenhos das igrejas locais na assistência à população, em particular, no tratamento das pessoas consagradas presentes nos hospitais.


O meu pensamento vai também para a Síria, onde é urgente a restauração da convivência caracterizada pela cordialidade e pela unidade. Peço a Deus que não haja mais derramamento de sangue naquela pátria de grandes religiões e civilizações e convido as autoridade e todos os cidadãos a não pouparem esforços na busca pelo bem comum e no acolhimento de legítimas aspirações a um futuro de paz e de estabilidade.


Caros irmão e irmãs, a beatificação do Papa João Paulo II teve um repercussão mundial. Existem muitos outros testemunhos exemplares de Cristo menos conhecidos que a Igreja mantém com alegria para a veneração dos fiéis. Hoje, em Würzburg, na Alemanha, foi proclamado beato Georg Häfner, sacerdote diocesano, morto como mártir no campo de concentração de Dachau. E no sábado passado, dia 7 de maio, em Pozzuoli [na Itália], foi beatificado outro presbítero, Giustino Maria Russolillo, fundador da Sociedade das Divinas Vocações. Agradeçamos ao Senhor para que não faltem santos sacerdotes em Sua Igreja!


Papa pede que se reze por bispos e sacerdotes

Lembra a figura do Bom Pastor no Dia de Oração pelas Vocações

CIDADE DO VATICANO, domingo, 15 de maio de 2011 (ZENIT.org) - "Eu vos convido a uma especial oração pelos bispos - incluído o Bispo de Roma!", exclamou hoje o Papa Bento XVI, ao introduzir a oração do Regina Coeli, neste 4º Domingo da Páscoa, que é também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Recordando o Evangelho do dia, o Papa quis apresentar Cristo Bom Pastor como modelo para aqueles que, na Igreja, têm a responsabilidade de guiar os fiéis.
"Neste domingo, surge espontaneamente a lembrança de Deus, dos pastores da Igreja e daqueles que estão se formando para ser pastores."
"Eu vos convido, portanto, a uma especial oração pelos bispos - incluído o Bispo de Roma! -, pelos párocos, por todos aqueles que têm responsabilidades na guia do rebanho de Cristo, para que sejam fiéis e sábios ao levar a cabo seu ministério", disse o Papa.
Ele também quis evocar o testemunho dos pastores recentemente beatificados, João Paulo II, o sacerdote mártir Georg Häfner, e o fundador da Sociedade das Divinas Vocações Justino Russolillo.
"Demos graças ao Senhor porque não deixa que faltem santos sacerdotes em sua Igreja!", acrescentou o Santo Padre aos presentes.
Durante as saudações nos diversos idiomas, o Pontífice se dirigiu aos peregrinos alemães, a quem recordou o exemplo do Pe. Häfner, beatificado hoje em Wüzburg.
No caos da era nacional-socialista, afirmou o Papa, o mártir foi "um pastor fiel até o sacrifício da sua vida pelo rebanho", levando muitas pessoas, mediante a "proclamação da verdade" e a "administração dos sacramentos", às "águas da vida".
Vocações sacerdotais
O Papa pediu, particularmente hoje, orações pelas vocações ao sacerdócio, recordando que, há 60 anos, Pio XII instituiu a Obra Pontifícia para as vocações sacerdotais.
"A feliz intuição do meu predecessor se fundava na convicção de que as vocações crescem e amadurecem nas igrejas particulares, facilitadas por contextos familiares saudáveis e robustecidos pelo espírito de fé, de caridade e de piedade", afirmou o Papa.
Uma vocação se realiza quando a pessoa sai "da sua vontade fechada, da sua ideia de autorrealização, para embrenhar-se noutra vontade, a de Deus, deixando-se guiar por ela", sublinhou.
"Também nesta época, em que a voz do Senhor corre o risco de se perder em meio a tantas vozes, cada comunidade eclesial está chamada a promover e cuidar das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada."
"Os homens, de fato, sempre têm necessidade de Deus, também em nosso mundo tecnológico, e sempre haverá necessidade de pastores que anunciem sua Palavra e que façam encontrar o Senhor nos sacramentos", concluiu.

ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA DE SENHORA DE FÁTIMA EM CARAÚBAS

Muitos fiéis da padroeira do Bairro Dr. Sebastião Maltêz e do Conjunto Aroldo Maia em Caraúbas, saíram nas principais ruas de nossa cidade em procissão e logo após aconteceu Missa Solene de Encerramento.
A culminância marcou o fim das festividades da padroeira Nossa de Senhora de Fátima em Caraúbas. Este ano foi marcado por uma boa participação dos Caraubenses.
Fonte de pesquisa Icém Caraúbas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mensagem do Dia

Você já se sentiu esquecido por alguém?

Enquanto produzimos, somos rentáveis; enquanto servimos alguém, somos muito bem tratados. Mas quando cometemos um erro ou não produzimos mais conforme os critérios da sociedade, somos dispensados.



Homilia

http://www.santaritadecassiamg.com.br/fotos/25618topo_homilia.jpg

Acredite e tenha fé no Pão da Vida

A Eucaristia é um mistério, uma realidade salvífica. Suas riquezas somente são acessíveis a quem acolher a Palavra reveladora de Jesus. Escutemos, então, o próprio Jesus, que quis revelar a verdade e a beleza desse mistério da fé.
A partir do que Cristo está falando – a mim e a você – precisamos acatar de uma vez por todas que a vida nos vem do “Pão que desceu do céu”. E esta vida é Jesus, que se faz presente na história humana e nos dá o sentido pleno da vida e sacia a nossa fome e sede de vida eterna.
Acolhamos e comamos, pois, deste Pão do céu para que venhamos a ressuscitar no último dia para a vida eterna.
De fato, assim como Jesus é Eucaristia para o Pai e para a Igreja, assim também a Igreja que vive de acordo com a fé professada e celebrada, fazendo da sua própria existência um culto espiritual agradável a Deus, pode tornar-se, em cada expressão do seu agir e do seu sofrer, “eucaristia” para o Pai e para o mundo. Deste modo, o povo de Deus, peregrino no mundo, encontra no Pão Eucarístico, “alimento dos viajantes”, o maná para o seu caminho, o pão para a sua peregrinação, com a certeza de chegar à meta. E faz da sua vida uma oblação agradável a Deus.
Portanto, faça da Eucaristia que você comunga diariamente o “Pão dos fortes” e da sua vida uma missão entre os homens, seus irmãos, anunciando-lhes a salvação que Cristo, o Pão da Vida, nos trouxe. Seja instrumento de alegria, paz, justiça, amor e da vitória de Deus na vida dos seus.
Acredite e tenha fé no Pão da Vida. Você e os seus viverão eternamente!
Padre Bantu Mendonça


 Formações

Imagem de Destaque 

As "Nossas Senhoras" são a mesma Mãe de Deus

 
A Virgem Maria assume várias realidades, situações, raças
Maria de Nazaré foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador: “Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria” (Lucas 1,26-27).

A quantidade de títulos e nomes para a mesma pessoa são fruto das experiências que os povos fazem da intercessão e da maternidade da Virgem Maria. Em seus títulos Nossa Senhora assume várias realidades, situações, raças, apelos e clamores da humanidade. Alguém muito humana e próxima às realidades do nosso povo, por isso, tão popular.
São vários títulos e nomes, mas uma e mesma pessoa. Maria de Nazaré da Galileia, esposa de José e Mãe de Jesus Cristo, das Graças, das Dores, de Fátima, de Lourdes, da Conceição, dos Aflitos Auxiliadora, Mãe Rainha e Aparecida do Brasil a mulher do Gênesis ao Apocalipse. Todas as "Nossas Senhoras" são a mesma Mãe de Deus!
Nossa Senhora do Equilíbrio, você conhece? Precisamos deste dom que é o santo equilíbrio. Com sabedoria e discernimento colocar as coisas no devido lugar e tomar as decisões certas. Maria é nossa formadora, por excelência, e clama o Espírito Santo sobre nós como o fez quando estava no cenáculo com os Apóstolos.
Lembrei-me de uma devoção que eu trazia e rezava quando ainda era seminarista, a Nossa Senhora do Equilíbrio. Pouco conhecida, mas deste então eu rezo a Virgem Maria, que tem muitos títulos e como nenhum outro ser humano foi equilibrada e controlada pelo Espírito Santo de Deus.
Oração a Nossa Senhora do Equilíbrio
Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Dai-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações.
Alcançai-nos a graça de compreender e viver a Palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, afetividade e sexualidade na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.
Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo o equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções, desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que nos prejudique nem nos afaste da Sua Vontade. Dai-nos a graça da paciência nas demoras, do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem, da cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas.

Padre Luizinho, Missionário Canção Nova

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mensagem do dia

Quarta, 11 de Maio de 2011

Na dor ou na alegria, louve ao Senhor!

110511“Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20b).
O segredo de tudo é fazer todas as coisas com o Senhor; é ter Jesus por companheiro em todos os momentos da nossa vida, principalmente nas adversidades. Muitas vezes, nas dificuldades, achamos que o Senhor nos abandonou, mas pelo contrário, nós é que nem sempre estamos com Ele. Nem sempre nos damos conta da presença d’Ele na nossa vida, mas Ele é fiel.
Se o Senhor nos deu a prosperidade e agora permite a carência, louvemos a Deus! Se Ele nos deu a saúde e agora permite a doença, bendigamos a Deus! É preciso solidificar nossa fé na virtude da esperança: “Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós” (Rom 8, 18).
O importante é não nos esquecermos de que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus!
Aproximemo-nos do Senhor com confiança e derramemos o nosso coração em Sua presença, porque Ele nos acolhe sempre e nos entende sem nenhuma explicação.
Peçamos ao Senhor que purifique o nosso coração e nos conceda a graça de vivermos numa profunda união com Ele.
Jesus, eu confio em Vós!



Homilia

http://www.basilicadenazare.com.br/portal/images/stories/homilia%20do%20dia.png

Eucariatia, alimento para a eternidade

Após a partilha do pão, Jesus, num discurso, se descreve como sendo o pão que dá a vida eterna: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede“. Aqui vemos uma expressa declaração de Cristo do que realmente Ele é para nós. Diferente do maná que nossos pais no deserto comeram e morreram.
Jesus revela-se como dom do Pai, ou melhor, como pão do Pai: “É o meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do Céu, pois o pão de Deus é aquele que veio do Céu e dá vida aos homens” (Jo 6,32-33).
Portanto, o Senhor define a si próprio como Pão da Vida, que é preciso ser comido com fé: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede” (Jo 6,35); E reafirma com insistência a Sua identidade como Pão da Vida oferecido para ser comido, não obstante a murmuração dos judeus diante de Suas palavras.
Ao dizer: “Eu sou o pão que desceu do Céu” (Jo 6,41) Jesus revela o significado desta expressão quando explicita o que Ele é: “Eu sou o pão que dá vida… Este é o pão que desceu do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu”.
A vontade do Pai, ao enviar o Filho, é que quem vê o Filho, ouve Suas palavras e ações e n’Ele crê, seguindo Seus passos, tenha a vida eterna.
Para nós cristãos, comer o Pão do céu significa assimilar o Seu amor e Seu exemplo de serviço, de partilha e dom da vida. Acolhamos e comamos, pois, deste Pão do céu para que venhamos a ressuscitar no último dia para a vida eterna.
Pai, transforma-me em discípulo autêntico de Seu Filho Jesus para que eu possa enxergar, receber e me transformar n’Aquele que recebo em Comunhão e assim experimente já o céu aqui na terra.
Padre Bantu Mendonça

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia 11 de maio 2011

Festa de Nossa Senhora de Fátima 2011 dos Bairros Dr. Sebastião Maltez Fernandes, Conj. Aroldo Maia e Aeroporto.

http://blog.cancaonova.com/natal/files/2011/05/nossa-senhora-de-fatima2.jpg
Programação Religiosa

Dia: 11/05 - Quarta-feira
Noiteiros: Capela de São Lázaro, Contabilistas, Associação Theotonio Neves de Brito, Ministros da Sagrada Eucaristia, Capela de Santa Luzia (Permissão), Capela de São Pedro e São Paulo (Verruma), Afilhados da Noite.
Tema: "Eucaristia, Trindade e Humanidade"
Pregador: Maria de Fátima de Azevedo


Vocação Religiosa

A Vocação Religiosa é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo. Os religiosos são consagrados a Deus para servi-lo e para servir os irmãos e irmãs. Este serviço se dá através de um jeito próprio, ou seja, de acordo com o Carisma de cada Congregação religiosa e de cada membro da mesma como um dom, como um modo próprio de ser e agir. Esse dom dado pelo Espírito torna a pessoa  apta a  realizar determinada missão.
O jovem vocacionado ingressa em uma família religiosa conforme o carisma pessoal e de acordo com o Carisma da Instituição que ele escolhe para uma missão específica.

Os Religiosos são homens e mulheres que ouviram um dia o chamado de Deus  para colocarem suas vidas a serviço, em total entrega a Deus e aos irmãos e irmãs. São chamados a deixarem tudo: casa, família, propriedade, bens, e livremente ingressam numa Congregação ou Ordem religiosa. Professam os Votos de pobreza, castidade e obediência.

Pobreza aqui quer ter o significado de capacidade de desprendimento de si mesmo,  não ter nada de próprio, para que, livre dos bens materiais, na liberdade interior, possa ter Deus como o Tudo, único bem, o Absoluto de sua vida.

Castidade é, além da renúncia livre do matrimônio, ser capaz de ofertar seu coração e todo o seu ser a Deus, numa abertura de amor mais ampla, livre, um amor oblativo, a Deus e nele, a todas as pessoas, numa entrega amorosa na missão que assume como projeto de Deus para sua vida.

Obediência: Busca constante da vontade de Deus, para melhor servir. A obediência a Deus passa por mediações: A Igreja, a Congregação religiosa na pessoa dos superiores e à fraternidade.
Ela se dá através de um íntimo relacionamento com Deus, na abertura e confronto aberto, maduro e sincero entre os membros.

A Origem da Vida Consagrada

O Fundamento da Vida Consagrada é Jesus Cristo. Ele que sendo de condição divina não quis viver segundo a glória que tinha, mas se esvaziou, veio a este mundo, tornando-se um de nós, e em atitude de humildade se entregou até à morte e morte de Cruz (cf fil 2, 1-11s). É  Ele próprio quem faz apelo para o seu seguimento:  “Jesus subiu ao monte e chamou os que Ele quis escolher e foram até Ele” ( Mc3,13); Constituiu o grupo dos doze para que ficassem com Ele... e os enviou a pregar, com poder de expulsar os demônios e realizar a mesma missão que Ele realizava.

Além do apelo aos discípulos e aos doze, lança convite ao jovem rico, e como condição da vida em perfeição manda deixar tudo, vender os bens e dar aos pobres, isso seriam as condições para o seguimento. E Fala de alguns que renunciam à vida conjugal e abraçam o celibato por causa do Reino de Deus (Mt 19, 12 a 21).
Também São Paulo Apóstolo fala que escolheu viver sem casar para facilitar a missão (1cor 7, 7)
Nos primeiros tempos do Cristianismo temos o testemunho de homens e mulheres que viviam sem casa em vida de oração e serviço a Deus e aos pobres, bem como o testemunho dos mártires e das virgens que escolhiam morrer preservando a virgindade.

A Vida Religiosa surge  como sua primeira forma, no  séc III e IV  com os Monges do Deserto que buscam viver em oração,silêncio, penitência, jejum e trabalho (Santo Antão, São Basílio, São Pacômio), Mais tarde, São Jerônimo, Santo Agostinho, São Bento. No Séc.XII e XIII São Francisco de Assis e São Domingos, chamadas Ordem dos Mendicantes e a Ordem Feminina, com Santa Clara de Assis.

Assim a Vida Consagrada se expandiu sempre mais através das Congregações Religiosas de Vida contemplativa e ativa. Hoje a ela é  chamada a viver sempre mais comprometida com o profetismo, no anúncio, na denúncia, na renuncia e no testemunho, assumindo a fidelidade dinâmica e criativa que lhe é própria, vivendo a radicalidade do batismo, dentro dela mesma, na Igreja, na sociedade através de sua opção preferencial, audaciosa e atualizada pelos empobrecidos e excluídos da sociedade,vivendo a missão de Jesus, sendo sinal para o mundo, anunciando o Reino de Deus. Por sua natureza ela é profética e sempre é chamada a radicalizar seu jeito de viver e anunciar o Evangelho com seu próprio jeito de ser.

É Jesus a sua força, seu sustento, seu alento, sua luz; por isso o Consagrado busca na palavra de Deus, na oração contínua e na Eucaristia o vigor e as graças necessárias para continuar servindo a Deus e aos irmãos e irmãs com alegria, coragem e esperança



P R E B Í T E R O S
UM SITE DE REFERÊNCIA PARA O CLERO CATÓLICO

Vocação Religiosa – Proposta aos Jovens

Mons. José  Maria Pereira

        No terceiro domingo do mês Vocacional celebramos a Vocação Religiosa. Quando nos referimos à vida religiosa, temos presente os homens e as mulheres que, vivendo em comunidade, buscam a perfeição pessoal e assumem a missão própria do seu Instituto, Ordem ou Congregação. Na solenidade da Assunção de Maria ao Céu, a Igreja lembra que a Mãe de Jesus é modelo para todos os cristãos, e, de forma particular, dos  que se consagram a Deus pelos conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência. Hoje existem diferentes formas de vida consagrada, desde os que testemunham a fé em comunidades apostólicas, contemplativas e monásticas, até os que, pessoalmente, se inserem nas realidades profissionais e evangelizadoras, e aí vivem sua consagração e missão. Recordamos aqui os inúmeros institutos seculares.
       O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a  colocarem a sua existência ao serviço do Reino, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida. A origem da vida consagrada está, pois, no seguimento de Jesus Cristo a partir da profissão pública dos conselhos evangélicos. A referência vital e apostólica são os carismas de fundação. Sua função consiste em dar testemunho de santidade e do radicalismo das bem-aventuranças.
       Eis alguns ensinamentos do Documento de Aparecida sobre os consagrados:” A vida consagrada é um dom do Pai, por  rmeio do Espírito, à sua Igreja. É um caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com o coração indiviso e colocar-se, como Ele, a serviço de Deus e da humanidade, assumindo a forma de vida que Cristo escolheu para vir a este mundo: vida virginal, pobre e obediente” (Nº 216). Falando do valor do testemunho da vida contemplativa, continua Aparecida: “De maneira especial, a América Latina e o Caribe necessitam da vida contemplativa, testemunha de que somente Deus basta para  preencher a vida de sentido e de alegria. “Em um mundo que continua perdendo o sentido do divino, diante da supervalorização do material, vocês queridas religiosas, comprometidas desde seus claustros a serem testemunhas dos valores pelos quais vivem, sejam testemunhas do Senhor para o mundo de hoje, infundam com sua oração um novo sopro de vida na Igreja e no homem atual”(Nº 221 e Discurso de João Paulo II às Relegiosas de Clausura ,México, 30/01/1979).
       O Papa Bento XVI, no Discurso de Abertura da V Conferência, em Aparecida, referindo-se aos jovens e à pastoral vocacional, expressou: “Na América Latina a maioria da população está formada por jovens. A este respeito, devemos recordar-lhes que sua vocação é ser amigos de Cristo, discípulos, sentinelas do amanhã, como costumava dizer o meu predecessor João Paulo II. Os jovens não temem o sacrifício, mas, sim, uma vida sem sentido. São sensíveis à chamada de Cristo que os convida a segui-lo. Podem responder a essa chamada como sacerdotes, como consagrados e consagradas, ou ainda como pais e mães de família, dedicados totalmente a servir aos seus irmãos com todo o seu tempo, sua capacidade de entrega e com a vida inteira. Os jovens encaram a existência como constante descoberta, não se limitando às modas e tendências comuns, indo mais além com uma curiosidade radical acerca do sentido da vida, e de Deus Pai-Criador e Deus-Filho Redentor no seio da família humana. Eles devem se comprometer por uma constante renovação do mundo á luz de Deus. Mais ainda: cabe-lhes a tarefa de opor-se às fáceis ilusões da felicidade imediata e dos paraísos enganosos da droga, do prazer, do álcool, junto com todas as formas de violência”(D.I,5).
       Que, cada vez mais, os religiosos, as religiosas e consagrados sejam para o mundo testemunhas de que existe outra forma de viver com sentido. Rezemos para que sejam entre nós sinais vivos e confiáveis do amor de Deus e de seu Reino. Com eles vamos formar a grande comunidade, que é a Igreja, em sua missão de  evangelização. E que muitos jovens descubram que vale a pena dar a vida Àquele que por primeiro deu a  Sua vida por nós, Cristo Jesus.

Mensagem do Dia

Terça, 10 de Maio de 2011

Onde está a liberdade?

100511 Nós fomos criados por Deus, livres, e não podemos permitir que nada e ninguém nos escravize, nem mesmo sob pressão. Contudo, sozinhos não somos capazes de viver esta liberdade; somente cheios do Espírito Santo conseguimos alcançar essa graça, porque “onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade” (II Cor 3,17).
Jesus é a verdade e quer nos libertar de todos os fatos passados que bloqueiam a nossa vida e nos impedem de ver a obra nova que Ele já está realizando. “Se, pois, Jesus vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,36).
Ao longo deste dia peçamos ao Senhor que nos liberte de tudo o que nos oprime e não nos deixa viver como filhos amados de Deus.
Jesus, eu confio em Vós!



Homilia
http://www.basilicadenazare.com.br/portal/images/stories/homilia%20do%20dia.png

O Pão que dá vida e amor em Plenitude

No texto de ontem, João terminava com a resposta de Jesus: “Deus quer que vocês creiam n’Aquele que Ele enviou!” Apesar do milagre da multiplicação dos pães e de tantos outros sinais, ainda assim o povo O interroga: Que milagre o Senhor vai fazer, para que possamos ver e crer em Ti? O que é que o Senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Sagradas Escrituras: “Do céu ele deu pão para eles comerem.” Diante desta atitude chegamos à conclusão de que, mesmo pedindo a Jesus pão do Céu, a multidão não desejava mais que pão terreno para esta vida e para a fome daqui.
Essa não seria, muitas vezes, também a nossa atitude diante de Jesus? Quando vamos à Santa Missa, quando rezamos em nosso grupo de oração, em casa, na Adoração ao Santíssimo, no Terço, o que pedimos a Deus por intermédio de Jesus? Pão do céu ou terreno?
Quando o Senhor nos chama a fazer qualquer coisa de grande novidade, nasce sempre em nós alguma resistência, desviando nossa atenção para não assumirmos o risco que isso implica. E então resmungamos, reclamamos e pedimos que Ele dê provas da Sua ação em nossa vida: Que milagre vai fazer para a gente ver e crer no Senhor? O que o Senhor pode fazer?
Mas Jesus não se assusta diante disso. Ele nos conduz pacientemente a colher e a gostar da beleza e do “pouco” que Ele sempre nos oferece. É como se dissesse: “É verdade que Moisés recebeu grandes dons, mas aquilo que o Pai vos quer dar agora, em Mim, é infinitamente maior. Trata-se do pão que Deus dá. Do pão que desce do Céu e dá vida ao mundo”.
Jesus revela em nós o desejo interior de recebermos o Seu dom, ainda que não compreendamos o fim e a profundidade do seu conteúdo e das suas implicações. É o que acontece na Eucaristia: se nos aproximamos dela para nosso alimento, não é porque a compreendamos totalmente, mas só porque o Senhor nos fez descobrir que, nela, Ele nos dá o Seu amor.
Ele próprio diz: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. E o pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo.
Meu irmão, minha irmã, apesar da minha e da sua vida estarem sujeita a tantas fomes e misérias, apesar de muita gente não querer ouvir falar de uma vida melhor além desta, eu te convido a pedir ao Senhor não o pão deste mundo, mas o pão que desceu do Céu e, sobretudo, a dizer como o salmista: “Em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida” aqui, em troca desta.
Padre Bantu Mendonça


Aprofundamento Mariano na Rádio Rural  de Nata-RN para você!

A Rádio Rural de Natal e a Canção Nova romovem para você nesse mês de maio o “Aprofundamento Mariano”. Serão 3 dias de muitas graças através da intercessão da Virgem Maria!
Nos dias 17, 18 e 19 de maio na Casa de Evangelização da Rádio Rural você é convidado a viver essa experiência de aprofundar-se na intimidade com a Virgem Maria Mãe de Deus. A taxa de inscrição é R$ 3,00.
Confira a programação do Aprofundamento Mariano
Dia 17 de Maio: 12hs – Santa Missa em honra a São Miguel (Pe. Robson) / 14hs – Aprofundamento: As virtudes da Virgem Maria;
Dia 18 de Maio: 12hs – Santa Missa em honra a São José (Pe. Gilberto) / 14hs – Aprofundamento:  A relação da Virgem Maria com São José;
Dia 19 de Maio: 12hs – Missa em honra a Santa Rita de Cássia (Pe. Aerton) /14hs – A importância da devoção à Virgem Maria e a experiência dos santos com a Mãe de Deus;
Venha e participe conosco!
Canção Nova Natal-RN


Moções proféticas da RCC Brasil

 http://img.cancaonova.com/noticias/noticia/281022.jpg
Maria Beatriz Secretária Geral do Conselho Nacional da RCC Brasil fala aos servos de Goiás sobre as moções proféticas. Segue transcrição:
"O Senhor usa dos servos para nos indicar a direção a qual ele quer que seguimos, isso é uma moção profética. O Conselho Nacional é o ouvido da RCC que ouve a voz do Senhor e transmite esse caminho essa direção. Vivemos hoje um tempo de graça, um kairós, que foi inaugurado com a vinda de Jesus. Em uma dessas escutas o Senhor fez uma grande revelação ao Conselho Nacional. Disse que era necessário construir e reconstruir a nossa casa. Reconstruir casa do nosso coração e construir a casa sede do carismático. Com a palavra de confirmação: "Verdadeiramente um Deus se esconde em sua casa, o Deus de Israel, o Deus que salva. Ficarão envergonhados e confusos todos aqueles que te opuseram e Israel obterá do Senhor uma salvação inteira, sem confusão, nem vergonha, ate o fim dos tempos."
O Senhor mostrava para o Conselho Nacional casas bagunçadas, sujas. Desempregados. Dúvidas. E disse: "Não foi pra isso que eu vim, vou mostrar para vocês onde está o desajuste. Os jejuns diminuiram, as orações diminuiram, o desejo de uma família salva diminuiu, a sede de santidade era pouca." E continuou "Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de sua vida com fé. Eu disse que iria organizar a tua vida e vou. O teu anjo da guarda vai te ajudar a organizar. É simples e facil. Eu sou o Deus da ordem e do equilibrio: a confusão é artimanha do inimigo para confundir os meus e roubar-lhes a paz"Continuando a definição: a moção profetica é a ação de Deus na nossa vida. E Deus nos pergunta: "qual a resposta que vamos dar mediante essa ação?".

A construção da Sede Nacional é o grande exemplo disso hoje. Uma moção profética de Deus em 2006 hoje já conseguimos ver com olhos humanos que isso já está acontecendo, a palavra de Deus foi dita e a ação dele começa a acontecer diante dos nossos olhos. Assim nos diz o Senhor mais uma vez: "Tomem a decisão de querer o bem, de agir bem. Não se aliem ao mal porque ele vos enfraquece. A vossa força sou Eu porque Eu sou o bem. E muito importante que tomeis a decisão de se aliarem a mim. Se quiserdes estar unidos a mim deveis sempre optar pelo bem. Sois bons porque são meus filhos feitos a minha imagem e semelhança. Com a semente do meu amor plantada nos seus corações. Sede honestos e verdadeiros não fazendo nada pelas costas. Optem pelo bem. Optem pela verdade e sinceridade. Intercedei uns pelos outros para que se forme uma corrente de solidariedade e amor por meio da qual as minhas bençãos podem circular. Toda vez que quebrares o laço do amor estarás interrompendo esse circulo do amor do qual eu desejo inseri-los."


Como primeiro alicerce de reconstrução da nossa casa (coração) temos 4 vertentes: a do bem, a da verdade, a da identidade de filhos de Deus e batizados no Espírito Santo e a de solidariedade e partilha. O segundo alicerce: o amor fraterno. Visão: duas casas, uma com a estrutura rachada, trincada, a outra, toda perfeita. A casa rachada era a casa onde existe desunião, brigas, competição entre as pessoas. A casa perfeita era a casa onde existe a comunhão, solidariedade, entendimento e amor. A confirmação da palavra está Lucas 11, 17 - "Todo reino dividido contra si mesmo será destruido e seus alicerces cairão uns sobres os outros" "Estais divididos, e reino dividido não subsiste. A divisão está nas palavras nos vossos pensamentos e na vossa visão. A desconfiança dos outros. Existem partidos. Sem amor fraterno não haverá construção e nem reconstrução"

Qual é a nossa causa? Qual é a sua causa? Qual é a causa da RCC? Implantar a cultura de Pentecostes. Por isso o Senhor profetiza: "Erguei a minha cruz sobre os vossos sonhos. A minha cruz que representou a derrota dos sonhos daqueles que pensaram que eu iria restaurar imediatamente o reino de israel.Esses nao entenderam que eu os libertei do verdadeiro opressor. Quando ergerdes a minha cruz sobre vossos sonhos o meu sangue lavara e restaurará os corações desapontados por verem tantos sonhos derrotados." Erga a cruz de Jesus na sua vida e veja os prodígios que ele realizará."
Elder dos Santos - MCS GO
 

 

Irmã Dulce é homenageada por bispos reunidos na 49ª AG da CNBB

A beatificação de Irmã Dulce acontece no dia 22 de maio, no Parque de Exposições de Salvador (BA)
Os bispos do Brasil, reunidos em Aparecida (SP) na Assembleia anual da CNBB, divulgaram nesta terça-feira, 10, um documento em homenagem à beatificação de Irmã Dulce. No texto, o episcopado ressalta que a cerimônia “nos faz mergulhar na profundidade do mistério de nossa fé para pedir a graça de vivermos o caminho de santidade”.

.: ÍNTEGRA: Nota dos bispos sobre a beatificação de Ir. Dulce
.: Editoria especial da Assembleia da CNBB
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr


Segundo os prelados, Deus chamou a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes para um serviço especial junto ao seu povo, os baianos, em particular “os pobres, os doentes, também pessoas rejeitadas por serem portadoras de necessidades especiais. Deixando tudo, tornou-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e designada para um serviço em sua cidade”.

A nota dos bispos destaca ainda a espiritualidade de Irmã Dulce e a sua devoção por Nossa Senhora. “Sua espiritualidade era nutrida pela Eucaristia, oração, Palavra de Deus, e devoção a Nossa Senhora. A confiança na Providência Divina que se lhe manifestava em diversas ocasiões e, muitas vezes, de forma surpreendente, nunca lhe trazia constrangimento em estender as mãos para pedir ajuda a fim de saciar a fome de pão e saúde aos que a procuravam e a encorajavam para seguir adiante vendo em cada sofredor o próprio Cristo Jesus”.

Para o episcopado, ao fazer o reconhecimento das virtudes da Irmã Dulce, o Papa Bento XVI exorta os cristãos brasileiros a assumirem sua fé em gestos concretos, “para que todos tenham vida e vida em abundância” (cf. Jo 10,10).

A caminho da santidade

As gestões oficiais para a instalação do processo de beatificação e canonização de Irmã Dulce foram iniciadas em 1999, com a concessão do 'Nihil Obstat', documento que a Santa Sé disponibiliza decretando não existir impedimento para a introdução da causa.

Em 2000, foi realizada a abertura do Processo Canônico sobre a sua vida, virtudes e fama de santidade. A graça obtida pela intercessão de Irmã Dulce, em 2003, foi examinada primeiramente no Brasil e reconhecida pelos peritos médicos como um caso que não pôde ser explicado pelos meios da ciência. Os peritos e os cardeais da Congregação para as Causas dos Santos foram unânimes no reconhecimento deste milagre, constando que se tratava de um caso extraordinário de cura.

Em abril de 2009, foram reconhecidas suas virtudes heroicas e ela foi declarada Venerável pelo Vaticano. Em junho de 2010, seu corpo foi exumado e transferido junto às suas relíquias, últimos atos antes da beatificação – que acontece no próximo dia 22, em Salvador (BA).


10 curiosidades sobre a vida e obra de Irmã Dulce


Irmã Dulce conheceu o Papa João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, teve uma vida peculiar. Começou a praticar caridade com 13 anos, entrou para o convento com 19 e dedicou todos seus 77 anos de trajetória à caridade. Prestes a ser beatificada – a cerimônia acontece no dia 22 de maio, em Salvador (BA) –, o Canção Nova Notícias apresenta 10 curiosidades sobre seu apostolado. Confira:

1) Por causa de um enfisema pulmonar, Irmã Dulce viveu os últimos 30 anos da sua vida com a saúde abalada seriamente - tinha 70% da capacidade respiratória comprometida e chegou a pesar 38 quilos. Entretanto, nem mesmo a doença a impediu de construir e manter uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país. Morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.

.: Editoria especial da beatificação de Irmã Dulce
.: Saiba mais sobre a vida e obra da religiosa
.: Veja qual é o caminho para se tornar santo
.: Conheça os santos e beatos do Brasil

2) Irmã Dulce foi uma criança cheia de alegria, adorava brincar com sua boneca inseparável Celica, empinar pipa e tinha especial predileção pelo futebol - era torcedora do Esporte Clube Ipiranga, time formado pela classe trabalhadora, o primeiro a romper com o perfil elitista do esporte baiano no início do século XX.

3) Irmã Dulce começou a praticar caridade aos 13 anos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa. Nessa época, sua residência ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’, tal o número de carentes que se aglomeravam no local. Quando entrou no Convento de Nossa Senhora do Carmo, aos 19 anos, escolheu o nome de Irmã Dulce (seu nome verdadeiro é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes), em homenagem à mãe.

4) Por causa do grande número de operários no bairro de Itapagipe, a religiosa criou, em 1936, a União Operária São Francisco - primeira organização operária católica do estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia. O movimento era mantido com a arrecadação de três cinemas construídos por meio de doações - o Cine Roma, o Cine Plataforma e o Cine São Caetano.

5) Para abrigar doentes que recolhia nas ruas, a religiosa chegou a invadir cinco casas na Ilha dos Ratos, em 1937. Expulsa do lugar, ela peregrinou durante uma década, levando os seus doentes por vários lugares. Por fim, em 1949, ocupou um galinheiro ao lado do convento, com autorização da sua superiora, para abrigar os primeiros 70 doentes. Hoje, no local, está o Hospital Santo Antônio, o maior da Bahia.

6) Em julho de 1979, Madre Teresa de Calcutá recebeu convite de Dom Avelar para ir a Salvador fundar uma casa da Ordem Missionária da Caridade, no bairro de Alagados. Irmã Dulce quis conhecer a famosa religiosa, que receberia o Prêmio Nobel da Paz naquele ano. Com dificuldades para manter as obras, devido à doença, Irmã Dulce chegou a oferecê-las para a colega.

7) Em 1988, Irmã Dulce foi indicada pelo então presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Ela não o venceu, entretanto teve o trabalho mais reconhecido. Quem levou a premiação foram as 'Forças de Paz das Nações Unidas' (conhecidas como 'Capacetes azuis'), pelos seus esforços a serviço da preservação da paz.

8) Em sua segunda visita ao Brasil, em 20 de outubro de 1991, o Papa João Paulo II fez questão de quebrar o rigor da sua agenda e ir ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante debilitada, no seu leito de enferma. Cinco meses depois da visita do Pontífice, os brasileiros chorariam a morte do 'Anjo bom da Bahia'. No velório, cerca de 50 pessoas desmaiaram e o cenário se dividiu entre pobres e grandes personalidades do país.

9)
Na exumação do seu corpo, em junho de 2010, os representantes do Vaticano e pessoas presentes se mostraram impressionados com a mumificação natural do corpo, 18 anos após a morte da religiosa. A exumação é a penúltima etapa do processo de beatificação. “A roupa estava conservada mesmo após 18 anos, apesar de um pouco escura. O semblante dela é muito sereno, não há odor”, disse a sobrinha e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, em entrevista à imprensa na época.

10) No dia 22 de maio, Irmã Dulce será a terceira religiosa, natural do Brasil, a ser beatificada. No hall das beatas brasileiras, já temos Albertina Berkenbrock e Lindalva Justo de Oliveira. A única beata estrangeira, mas com missão no país, é a austríaca Bárbara Maix.


49ª AG: Aprovadas as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

49ag_aprovacaodiretrizes 















A CNBB aprovou, ontem, as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2011-2015. O Documento obteve 271 votos dos 274 votantes. Houve um voto contrário e dois em branco.
“Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”.
Este é o objetivo geral que abre as novas Diretrizes cujo texto é dividido em cinco partes, além de uma introdução e uma conclusão. O Documento tem cerca de 50 páginas e 130 parágrafos.
Veja, abaixo, o esquema geral das novas Diretrizes
OBJETIVO GERAL
INTRODUÇÃO
I - PARTIR DE JESUS CRISTO
II - MARCAS DE NOSSO TEMPO
III - URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA
3.1. Igreja em estado permanente de missão
3.2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã
3.3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
3.4. Igreja: comunidade de comunidades
3.5. Igreja a serviço da vida plena para todos
IV - PERSPECTIVAS DE AÇÃO
4.1. Igreja em permanente estado de missão
4.2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã
4.3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
4.4. Igreja: comunidade de comunidades
4.5. Igreja a serviço da vida plena para todos
V - INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO
5.1. O plano como fruto de um processo de planejamento
5.2. Passos metodológicos
CONCLUSÃO: COMPROMISSO DE UNIDADE NA MISSÃO
SIGLAS