terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mensagem do Dia

  segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A missão dos santos anjos

“Cada pessoa tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo na vida” (Catecismo da Igreja Católica n. 336).
Os anjos estão presentes na nossa vida com a missão de intervir em nosso favor e de anunciar Cristo a nós, como São Gabriel o fez ao visitar a Virgem Maria. Os arcanjos têm uma missão e o nome deles traz o significado da incumbência de cada um deles: São Miguel significa “Quem com Deus?”; Gabriel significa “Força de Deus”; e Rafael significa “Deus cura”.
“Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem  herdar a salvação?” (Hb 1,14).
Hoje peçamos a intercessão dos anjos e arcanjos para que nos protejam de todo o mal e nos conduzam ao caminho e à vontade do Senhor.
Rezemos ao longo deste dia: Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém.
Jesus, eu confio em Vós!


Igreja Matriz de São Sebastião Caraúbas-Rn


E Assim Andam a Reforma da Nossa Igreja Matriz,Mais um Passo Foi Dado o Teto Ja Ta Quase Todo Colocado...E Voce Que Ainda não nos Ajudou nos Ajude:
Agência Banco do Brasil - Caraúbas/RN: 1038-3
Conta Poupança: 4020-7 (variação: 96)

Vamos Contribuir Para Que a Casa do Senhor Fique Bonita Para Melhor o Servi...E Que o Nosso Padroeiro Continue a Nos Abençoar e Inteceder a Deus Por Essa Reforma...Que Tudo Continue segundo a Vontade de Deus.





sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mensagem do Dia


A misericórdia de Deus é a nossa riqueza


“Alma pecadora, não tenhas medo do teu Salvador. Eu, por primeiro, tomo a iniciativa de Me aproximar de ti, pois sei que por ti mesma não és capaz de elevar-te até Mim” (Diário Santo Faustina, número 1.485).
A nossa defesa está no Senhor, que é cheio de misericórdia. A cada novo dia devemos nos reconhecer necessitados d’Ele. Quando reconhecemos a nossa fraqueza a Sua graça vem ao nosso encontro e passamos a ser verdadeiramente livres.
Somos chamados a viver a santidade! Como dependentes de Deus, caminhemos ao Seu encontro e confessemos os nossos pecados. Façamos hoje a experiência da misericórdia de Deus.
“Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou” (Efésios 2,4).
Jesus, eu confio em Vós!



Santo do Dia

Sincretismo

A verdadeira história de São Cosme e São Damião, mártires


“Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”
Hoje, dia 26 de setembro, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente (Cilícia, Ásia Menor, entre os séculos III e IV), e, desde jovens, eram reconhecidos por sua habilidade como médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.
A verdadeira história de São Cosme e Damião - 940x500
Viveram na Ásia Menor, até que, devido à perseguição de Diocleciano, no ano 300 da Era Cristã, foram presos por serem considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”
Diante da insistência dos perseguidores da fé cristã, com relação à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”

Atenção para este recado:

Na Igreja muitos santos são estigmatizados pelo misticismo devido ao choque de culturas. Nada contra outras culturas, mas é sempre muito bom lembrar a verdadeira origem dos fatos. Muitos de nossos santos são cultuados também no candomblé e em outras religiões, mas a história é bem diferente. Na época da escravatura no Brasil, os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os senhores de Engenho. Invocavam os seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum como São Sebastião, São Jorge e Jesus, e os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os orixás Ibejis em um sincretismo religioso. E fizeram o mesmo com outros santos também, como São Jorge, Santa Barbara, entre outros. O sincretismo religioso é um fenômeno que consiste na absorção de influências de um sistema de crenças por outro.
Os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os Ibejis: são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos [Cosme e Damião]. A grande cerimônia dedicada a Ibeji acontece no dia 27 de setembro, quando comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces, balas (associadas às crianças, portanto) são oferecidas tanto a eles como aos frequentadores dos terreiros. Para nós, católicos, este é o dia de São Vicente de Paulo. Por isso, há o costume de distribuir doces e comidas às crianças no dia 27, que também foi um costume introduzido pelo candomblé.
São Cosme e São Damião jamais abandonaram a fé cristã e foram decapitados no ano de 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
Senhor, dai-nos uma fé viva, livre de todas as misturas, uma fé nova, traduzida na vida e no amor aos irmãos. Por isso, proclamamos o Senhorio de Jesus em nossas vidas, pois os santos não precisam de alimentos, pois eles já contemplam o Alimento da Vida, que é o próprio Senhor.

Oração:

São Cosme e Damião, que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
São Cosme e São Damião, rogai por nós!
Minha bênção fraterna.
Leia mais:

Padre Luizinho

Padre Luizinho, natural de Feira de Santana (BA), é sacerdote na Comunidade Canção Nova. Ordenado em 22 de dezembro de 2000, cujo lema sacerdotal é “Tudo posso naquele que me dá força”. Twitter: http://@peluizinho






Homilia Diária

Aproveite bem o seu tempo, viva bem cada momento



Aproveite bem o seu tempo, viva bem cada momento, porque assim cada momento bem vivido será também muito abençoado!

Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu (Eclesiastes 3,1).
A riqueza da Palavra de Deus, no dia de hoje, nos convida a refletir sobre a importância e o valor do tempo em nossa vida. Sim, nós somos chamados a ser “avaros do tempo”. A palavra “avaro” quer dizer: “avarento”. Talvez seja a única avareza que nos é permitida viver nesta vida! Ter avareza do tempo quer dizer: aproveitar bem o tempo, aproveitar o máximo do tempo.
Cada tempo que temos é muito sagrado e precioso, sobretudo porque ele não volta mais. Se o aproveitamos bem, amém, se não o aproveitamos, “ele se foi”, não volta mesmo. Aproveitar bem o tempo, segundo a Palavra de Deus, significa: viver cada coisa no seu momento oportuno. Porque há um tempo para viver cada coisa, para nascer e para morrer; há o tempo de se alegrar e o tempo de chorar.
Há também o tempo de trabalhar, de dormir, de descansar, de rezar, de amar, de ser fraterno, de conviver com os outros. O nosso problema são os nossos excessos. Às vezes priorizamos tanto uma coisa na vida que dedicamos todo o nosso tempo só para ela.
Alguns gostam de trabalhar ou precisam muito trabalhar e o todo tempo é só para o trabalho. Não, não há prudência nisso! Outros estão cansados o tempo inteiro, então querem todo o tempo do mundo para descansar. Não, não há prudência nisso também. Outros gostam muito de rezar e queriam viver o tempo inteiro rezando. Não, nem nos mosteiros se vive assim! Outros adoram lazer, brincar, divertir-se e querem que o tempo inteiro da vida seja de lazer, diversão e prazeres. Desse modo, a vida do homem, a nossa vida na terra, se torna desordenada, porque não sabemos viver a prudência do tempo, aproveitando-o com sabedoria para cada coisa, para cada momento.
Se você vai para a igreja rezar, que aquele momento seja único para você, único na sua vida, reze intensamente! Deixe para se preocupar com a feira, com seus filhos, com suas obrigações depois. Ali é hora do encontro com Deus. Se você está no seu emprego, é hora de se concentrar no trabalho. Da mesma forma, se você está ouvindo e meditando a Palavra de Deus, viva isso com intensidade. Se é hora do lazer, brinque, divirta-se, isso é de Deus, é abençoado. Mas, não viva apenas os excessos, não desperdice o tempo.
Como é bom dormir! Descansar é necessário, mas não deixe que seu tempo seja tomado pela sonolência, por dormir demais, e isso vale para cada coisa da vida. Aproveite bem o seu tempo, viva bem cada momento, porque assim cada momento bem vivido será também muito abençoado!
Deus abençoe você!


Reforma da Igreja Matriz de São Sebastião em Caraúbas

Equipe da Inter TV Cabugi grava reportagem sobre reforma da Igreja Matriz de São Sebastião em Caraúbas

A reforma que está acontecendo na Igreja Matriz de São Sebastião, no centro da cidade de Caraúbas, localizada na região oeste potiguar, ganhou notoriedade a nível estadual. Uma equipe da Inter TV Cabugi, formada pela repórter Ivanúcia Lopes e o cinegrafista Almir Morais estiveram na manhã desta segunda-feira, dia 08 de setembro, onde entrevistaram o padre Fred Gurgel e a equipe responsável pela reforma.

Através da lentes do cinegrafista Almir Morais, que registrou imagens de toda a instrutora do prédio, a repórter Ivanúcia Lopes, pode mostrar o andamento da reforma em detalhes. Reportagem que será exibida dentro do telejornal RN TV 1ª edição, a data ainda não foi confirmada, provavelmente daqui para a próxima os caraubenses poderão assistir a reportagem completa sobre um pouco da história da Igreja Matriz e todos os detalhes do andamento da reforma. 
Uma boa notícia é que as obras que tão sendo executadas na Igreja Matriz de Caraúbas não vão alterar sua estrutura física, pois será uma reforma de conservação da Igreja.
Dá-lhe, o padre Fred Gurgel levou a equipe da Inter TV Cabugi para conhecer as imagens da paroquia, que estão na residência do escritor Cassiano Hipólito, muitas imagens históricas, cada uma com sua importância. Em seguida, foram visitar o Santuário Coração de Jesus, “antiga Casa da Comunidade”, onde estão sendo celebradas as missas durante o período da reforma.
De acordo com o padre Fred Gurgel, não existem previsão para o conclusão das obras, no entanto, o desejo de todos é que no período da festa de São Sebastião, uma das maiores festas de padroeiro do interior do Rio Grande do Norte, as obras estejam concluídas.
A equipe da reforma ainda está recebendo doações para a restauração do prédio, haja vista o dinheiro arrecadado não dá para a finalização reforma.
Os interessados entrar em contato pelo tel.: (84) 3337-2227














Reforma da Paróquia de São Sebastião de Caraúbas/RN

A estrutura metálica que compõe o novo teto da Igreja Matriz de São Sebastião já está sendo fixada. Ainda falta muito a ser feito, pedimos mais uma vez a sua contribuição. Ajude na reforma de nossa amada igreja matriz. Sua doação será de suma importância para a rápida finalização da obra.






quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Coral Anjos de Deus Capela Nossa Senhora do Carmo


Esse é um meio de evangelizar as crianças.
Jesus disse: "Deixai vim a mim as criancinha"
 

Festa de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do sítio Trindade começará próximo semana


O Sitio Trindade localizada na zona rural de Caraúbas estará em festa no próximo semana. Começa na quinta-feira, dia 02 de outubro e vai até domingo (12), a Festa de Nossa Senhora Aparecida 2014. 

Diocese de Santa Luzia de Mossoró-RN Paróquia de São Sebastião de Caraúbas-RN Festa de Nossa Senhora Aparecida 2014 Tema: “Com a Mãe Aparecida, solidário na dor.” Maria é a Mãe da Luz, pois é quem nos trouxe Jesus. Mas é igualmente a melhor discípula da Luz. Como ninguém, ela seguiu a Luz: àquele primeiro e menor aceno a esse seguimento que lhe veio do anjo Gabriel, deixou tudo e acolheu de imediato a impensada missão: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra!”.
Caríssimos irmãos, mais um ano a nossa comunidade se prepara para vivenciar, de 02 a 12 de Outubro os felizes dias da festa de nossa padroeira Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. 
Este ano com o tema: “Com a Mãe Aparecida, solidário na dor.” Venha celebrar conosco, você e sua família são os nossos convidados. 
Programação Religiosa 
Dia 02 de Outubro – (Quinta-feira) • 19h - Celebração da Palavra/Abertura do festejo. Celebrante: Cortez (Apodi) • Hasteamento das Bandeiras. 
Dia 03 de Outubro – (Sexta-feira) /19h30min Noiteiros: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas, Grupo de Idosos “Amantes das Caraubeiras”, Atos, CDL, Associações Comunitárias, Terço dos Homens, Conselho Tutelar e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, defensora da dignidade humana”. Pregadora – Márcia Aparecida 
Dia 04 de Outubro – (Sábado) /19h30min Noiteiros: Apostolado da Oração, Associação de Santa Teresinha, APAE, Apostolado de Mãe Rainha, Associação Teotônio Neves de Brito, Família Maçônica (Maçons, Demolays, Escudeiros, Filhas de Jó, Colégio Alumni, Clube da Mães Demolays, Samaritanas) e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, presença consoladora na dor!” Pregador – Alexandre Targino 
Dia 05 de Outubro – (Domingo) /19h30min Não haverá Novena – Eleição 
Dia 06 de Outubro – (Segunda-feira) /19h30min Noiteiros: Comunidades de: São Geraldo, Língua de Vaca, PA de Cachoeirinha, Sabe-Muito, Boágua I e II, Fortuna, Mariana I e II, Pedrês, P.A de Santa Agostinha, P.A de Ursulina e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, Força do que lutam pela justiça.” Pregador – Gutemberg. (Queimadas – Apodi/RN) 
Dia 07 de Outubro – (Terça-feira) /19h30min Noiteiros: Terço das Mulheres, Ministros da Eucaristia, Renovação Carismática Católica, Escoteiros, Pastoral do Dízimo e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, Consoladora dos excluídos.” Pregadora – Pe. Maciel – Apodi/RN (Missa) 
Dia 08 de Outubro – (Quarta-feira) /19h30min Noiteiros: Equipe de Liturgia, Pastoral Familiar, Igreja Matriz, Capelas de: Nossa Senhora de Fátima (Caraúbas e Mariana), Nossa Senhora da Saúde (São Geraldo), Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Conceição (Caraúbas e Ursulina), Santa Luzia, São Lázaro, São José (Mirandas), Santo Agostinho, São João Evangelista, Santo Antônio, São Francisco e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, Socorro dos oprimidos e aflitos.” Pregadora– Jarcilene Torquato. 
Dia 09 de Outubro – (Quinta-feira) /19h30min Noiteiros: Juventude, Grupos de Jovens, Catequese, Banda Mater Dei, Crianças, Estudantes, Escola Unidade XXXI Adelino Sena e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, Auxílio dos Promotores da vida.” Pregador – Júlio Cesar. 
Dia 10 de Outubro – (Sexta-feira) /19h30min Noiteiros: Comunidades de: Olho D`água do Milho, Boágua, Carnaubinha, Volta do Juazeiro I e II, Floresta, Fortaleza, Favone, Quixaba, Serrote, Riacho do Mulato, Firmeza, Residência, Juventude, Ipú, Marrecas, Outono, Umarí, São Vicente, Xique-Xique, Grupo de Mulheres do P.A de Firmeza e Riacho do Mulato e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, Modelo de Fidelidade a Deus e ao Evangelho.” Pregador – Paulo Brasil. 
Dia 11 de Outubro – (Sábado) /19h30min Noiteiros: Filhos Ausentes, Casais Paroquianos, Funcionários Públicos, Contadores, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Imprensa Falada e Escrita e Afilhados da Noite. Sub-tema – “Maria, Mãe compassiva da Humanidade.” Pregador – Pe. Frederico Gurgel (Missa) 
Dia 12 de Outubro – (Domingo): DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 16h30min – Procissão de Encerramento. 17h – Celebração Eucarística de Encerramento Celebrante: Dom Mariano Manzana (Bispo Diocesano) Arreamento das Bandeiras Comissão da Festa 
• Presidente – Cacilda Gurgel e Francisco Alves da Costa • Secretários: José Maria Araújo, Rosália Gomes e Rosalba Gomes • Tesoureiros – Antônio Pereira/Domingo Neto PROGRAMAÇÃO SOCIAL • 28/09 (Domingo): PELA MANHÃ – IV Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida; Saindo da Capela de Nossa Senhora da Saúde, Distrito de São Geraldo, com direção à Capela de Nossa Senhora Aparecida onde acontecerá: Benção dos Cavaleiros (Com Luiz Diógenes) – Após haverá Feijoada. • 11/10 (Sábado) – Leilão da Festa – Após a Missa. 
APOIO Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Paróquia de São Sebastião de Caraúbas, Prefeitura Municipal de Caraúbas, Capela de Nossa Senhora da Saúde, Associação Comunitária do P.A de Firmeza, Vanoilson e Aurecí Variedades, José de Bia e Família, Senhor de Joel e Família, Grupo de Jovens (JUANC), Blog Icem Caraúbas, José Maria de Romão, Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio, Rádio Centenário, Liderança FM, Comercial Center: Org.: Beto, Elionaldo Benevides, Wianey Fernandes, Francisco Sales, Cantoras de Maria Capela de Nossa Senhora Aparecida, Grupo de Cavalgada Tropeiro Clementino de Farias Ramos, Ivanildo Pessoa, Grupo Saia Rodada (GSR), Grupo de Voluntários da Comunidade de Trindade, Banda Mater Dei, Nilma Fernandes, Socorro de seu Ozório, Amélia Fernandes, Totó, Lenilçe e Damião Saul, Joelinda Gurgel e Família, Epitácio Tavares, Mazé Tecidos, Cantinho da Criança, Loura Fernandes e Família, Vandilson Ramalho e Tica Soares, José Maria Araújo e Zélia Gurgel, Kirgieli Digitações.

Sorrindo pra Vida

Louve ao Criador pelas maravilhas que Ele faz em seu favor

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 25 de setembro de 2014.


A Palavra meditada, hoje, está no Salmo 92,2-16:

"A obediência a Deus nos liberta; ao passo que a obediência ao pecado nos escraviza", alerta Márcio
Foto: Wesley Almeida


No Senhor não há injustiça. Como é bom sermos cercados pelos carinhos e cuidados de Deus! Ele nos cerca de afeição quando coloca ao nosso lado pessoas que nos apóiam nos momentos de tribulações e se alegram conosco nos momentos de alegria. Digamos como o salmista: "Porque me alegras, Senhor, com tuas maravilhas".

Que bênção é uma família que faz de Deus o alicerce de sua casa! Nosso coração exulta de alegria ao ver uma pessoa encontrar no Senhor o seu refúgio e a cura de sua enfermidade. Coloquemos diante da presença do Senhor todos os nossos impossíveis.

Para Deus somos importantes e, por nos amar, Ele cuida de nós! Ele cuida dos mínimos detalhes de tudo o que Ele nos concede. Um pai e uma mãe se entristecem ao ver seu filho triste, imaginemos como fica o coração de Deus ao nos ver tristes. O Pai não quer a nossa tristeza, mas sim a nossa alegria.

Deus precisa estar em primeiro lugar em nossa vida. Louvemos ao Senhor por tudo o que Ele nos faz. Tirar Deus do primeiro lugar na nossa vida é dar espaço ao rancor e ao desejo desesperado pelo prazer e a tantas outras coisas que não vêm do Criador. Retirar nossa vida do domínio de Deus é permitir que o pecado nos domine. Quem bane o Senhor da sua vida perde sua liberdade. A presença do Pai, em nossa vida, nos traz saúde física, espiritual e emocional.

Em nosso peito bate um coração! Que alegria, pois fomos presenteados novamente com a oportunidade de um novo dia, porque Deus nos ama e nos permite mais um dia para vivermos na Sua presença. Louvemos ao Criador pelas maravilhas que faz em nossas vidas. E anunciemos aos povos Suas maravilhas.

Matamos a nossa vida quando começamos a falar mal das pessoas, pois destruímos a elas e a nós mesmos ao fazer isso. Falemos apenas sobre o lado bom das pessoas. Sobretudo falemos de Deus. Não falemos mal de ninguém. Publiquemos as coisas boas que nos acontecem. É preciso anunciar ao mundo que Deus não se cansa de fazer prodígios e milagres em nossas vidas!

Alegramo-nos com as maravilhas de Deus Pai, porque nelas estão a proteção do Altíssimo. A obediência ao Senhor nos liberta; ao passo que a obediência ao pecado nos escraviza. O pecado, no primeiro momento, nos causa prazer e êxtase, mas com o tempo ele gera um grande vazio em nosso coração e nos torna dependentes dele. Deus nunca vai nos conduzir ao caminho do erro ou da perdição.

Quem obedece a Deus é feliz! Quando qualquer coisa acontecer conosco, perguntemos: "O que o Senhor quer me ensinar com essa situação?". Essa pergunta é infalível para nos deixarmos ser conduzidos pelo Altíssimo. Por isso quem se afasta de Deus não consegue compreender a ação d'Ele em sua vida. Os que querem viver a sua vida em contraposição aos desígnios do Senhor fraquejam.

Estamos fracos? Clamemos pelo nome de Jesus, invoquemos a ação do Espírito Santo em nós. Ao nos unirmos a Deus, porque somos fracos, nos tornamos fortes. Deus unge com o Seu Espírito Santo aquele que O procura. Louvemos ao Senhor e cantemos a Ele as alegrias que enchem o nosso coração.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova



Homilia Diária

Não permita que as vaidades conduzam a sua vida

No mundo, onde as transformações são tão rápidas, automáticas, deixar-se iludir e enganar-se pelas vaidades é uma terrível tentação!
Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (Eclesiastes 1, 2).
A Palavra de Deus, apresentada no Livro do Eclesiastes, traz para nós uma das meditações mais importantes da nossa vida: a vaidade. Quando vamos amadurecendo com a vida, percebemos que boa parte de tudo aquilo que fizemos não passou de vaidade! Em outras palavras: parece que tudo vai com a idade, tudo passa, só fica aquilo que é essencial.
Nós, muitas vezes, gastamos energia, nossa disposição e o melhor de nós brigando por causa disso e por causa daquilo; causamos até intrigas, confusões, mas, depois, vemos que nada daquilo tinha sentido, foi tudo perda de tempo. Nós deixamos de viver coisas boas, essenciais na vida, porque perdemos tempo com coisas que são fugazes e passageiras.
Olhem para os bens materiais que nós, muitas vezes, preocupamo-nos em ter; uma coisa que era muito importante para nós ontem, depois de um dia, ou passado algum tempo, já não tem mais nenhum valor, foi esquecida, foi deixada num canto, perdeu o significado. No mundo, onde as transformações são tão rápidas, automáticas, deixar-se iludir e enganar-se pelas vaidades é uma terrível tentação! Sobretudo, num mundo onde estamos nos comparando uns com os outros, queremos ter o que o outro tem, ser o que o outro é, e assim, a vaidade vai tomando conta do nosso coração.
Às vezes, brigamos por causa de cargos, por causa de afetos e acabamos digladiando uns contra os outros, porque nos sentimos ofendidos por coisas tão pequenas. Depois de um tempo percebemos o erro: “Puxa! Como eu fui bobo, como fui ingênuo!”.
Quem é sincero consigo mesmo faz um exame de consciência a cada tempo da sua vida e logo percebe que aquilo que fez, talvez no ano passado, ou há dez anos, não o faria hoje. Aquilo que dissemos para o outro, porque veio do ímpeto do nosso coração, percebemos que foi perda de tempo. E vemos que não precisávamos ter sido tão arrogantes, tão orgulhosos, não precisávamos ter nos achado tão melhores que os outros.
Na fase da vida em que você se encontra, ainda dá tempo de reparar as vaidades da vida, os excessos, aquilo que não edifica, aquilo que é fugaz, temporal, passageiro. Invista a sua vida no essencial, no fundamental! Invista a sua vida em ser bom para com os outros, na generosidade, na bondade, e não deixe que a erva daninha da vaidade conduza os seus pensamentos e os seus sentimentos.
Deus abençoe você!

 

 

Alerta: Papa Francisco

Papa pede que cristãos não se deixem levar pela vaidade

Santo Padre alertou sobre o perigo da vaidade, dizendo que cristãos vaidosos são como “bolhas de sabão”
Da Redação, com Rádio Vaticano
Tomar cuidado com a vaidade que afasta o homem da verdade e o faz parecer uma “bolha de sabão”. Esse foi o alerta deixado pelo Papa Francisco na Santa Missa desta quinta-feira, 25, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou em sua homilia que, mesmo quando fazem o bem, os cristãos devem fugir da tentação de aparecer, de fazer-se ver.
Francisco destaca que cristãos vaidosos são como bolhas de sabão: belas apenas por alguns segundos / Foto: L'Osservatore Romano
Francisco destaca que cristãos vaidosos são como bolhas de sabão: belas por pouco tempo / Foto: L’Osservatore Romano
Partindo da Primeira Leitura, retirada do Livro do Eclesiastes, o Santo Padre falou sobre o perigo da vaidade, uma tentação não só para os pagãos, como também para os cristãos. Ele recordou que Jesus repreendia a todos que se vangloriavam e lhes dizia que não se deve rezar para que os outros vejam. O mesmo deve acontecer, afirmou o Papa, quando ajudamos os pobres: fazê-lo de forma oculta, pois é suficiente que Deus veja.
“O vaidoso vive para aparecer. ‘Quando você faz jejum – diz o Senhor – por favor não fique triste ali, para que todos percebam que você está jejuando; não, faça jejum com alegria; faça a penitência com alegria, que ninguém perceba’. E a vaidade é assim: é viver para aparecer, viver para fazer-se ver”.
Sua Santidade destacou que os cristãos que vivem assim – que vivem para aparecer – parecem “pavões”; são pessoas que se vangloriam de terem uma família cristã, de serem parentes de um padre ou de uma freira. E questionou como é a vida dessas pessoas nas obras de misericórdia, se, por exemplo, elas visitam os doentes.
O Santo Padre recordou, então, que Jesus sempre disse que é preciso construir a “casa”, ou seja, a vida cristã, sobre a rocha, sobre a verdade. Os vaidosos, em vez disso, constroem a “casa” sobre a areia e então a vida cristã cai, escorrega, porque eles não são capazes de resistir às tentações.
“Quantos cristãos vivem para aparecer. A vida deles parece uma bolha de sabão. É bela a bolha de sabão! Tem todas as cores! Mas dura um segundo, e depois? Também quando olhamos para alguns monumentos fúnebres, pensamos que é vaidade, porque a verdade é voltar para a terra nua, como diz o Servo de Deus Paulo VI. Espera-nos a terra nua, esta é a verdade final. Nesse meio de tempo, em me gabo ou faço alguma coisa? Faço o bem? Procuro o bem? Rezo? As coisas consistentes. E a vaidade é mentirosa, é fantasiosa, engana a si mesma, engana o vaidoso”.
Francisco explicou que é isso que acontecia com o tetrarca Herodes, como narra o Evangelho do dia. Herodes se perguntava com insistência sobre a identidade de Jesus. O Papa disse que a vaidade semeia inquietação ruim, tira a paz; é como aquela pessoa que coloca maquiagem demais e depois tem medo de tomar chuva e borrar tudo. “A vaidade não nos dá paz, somente a verdade nos dá paz”.
A única rocha sobre a qual se pode edificar a vida é Jesus, afirmou o Sumo Pontífice. O próprio Cristo foi tentado no deserto, lembrou o Papa, acrescentando que a vaidade é uma doença espiritual muito grave. “Peçamos ao Senhor a graça de não sermos vaidosos, de sermos verdadeiros com a verdade da realidade e do Evangelho”.


Encontro em Roma

Papa à Renovação Carismática: unidade e aproximação a pobres

segunda-feira, 2 de junho de 2014,

Francisco participou neste domingo de encontro da Renovação Carismática italiana
Rádio Vaticano
Papa à Renovação Carismática: unidade e aproximação a pobres
Papa participou de uma parte do Congresso da Renovação Carismática no Estádio Olímpico de Roma / Foto: Site oficial do encontro
Uma multidão em festa acolheu na tarde deste domingo, 1º, o Papa Francisco no Estádio Olímpico de Roma, para celebrar os 37 anos da Renovação Carismática italiana.
O Presidente do Movimento, Salvatore Martinez, deu as boas-vindas ao Pontífice, afirmando que o Olímpico hoje não é palco de um jogo de futebol, com os times da Roma, da Lácio ou do São Lourenço (da Argentina). Mas há sempre uma equipe, a dos discípulos de Jesus, cujo técnico é o Espírito Santo e o capitão é o Papa Francisco. “A estratégia de jogo é maravilhosa. Colocando em campo a fé, a vitória de Jesus está garantida”, disse ele.

.: Na íntegra, o discurso do Papa
Tomaram a palavra representantes dos sacerdotes, dos jovens, da família e dos enfermos, que deixaram seu testemunho, intercalados por palavras do Santo Padre. Francisco ressaltou aos organizadores que faltava um representante dos avós. “Aos sacerdotes, me vem uma única palavra: proximidade. Proximidade a Jesus Cristo, na oração. Próximos ao Senhor. E proximidade às pessoas, ao povo de Deus que lhes é confiado. Amem sua gente”, disse Francisco.
Aos jovens, suas palavras foram: “Seria triste um jovem que protege sua juventude num cofre. Assim, esta juventude se torna velha, no pior sentido da palavra. Torna-se pano velho. Não serve para nada. A juventude serve para arriscar: arriscar bem, com esperança. Apostá-la em coisas grandes. Deve ser doada para que outros conheçam o Senhor. Não a poupem para vocês, avante!
Para as famílias presentes, o Pontífice recordou que são a Igreja doméstica, onde Jesus cresce, cresce no amor dos cônjuges, na vida dos filhos. Por isso o inimigo a ataca tanto: o demônio não a quer! E tenta destruí-la. “O Senhor abençoe a família e a fortifique nesta crise na qual o diabo quer destruí-la.”
Em seu pronunciamento, Francisco definiu a renovação carismática como uma corrente de graça na Igreja e para a Igreja. Como em uma orquestra, nenhum movimento pode pensar em ser mais importante ou maior que o outro. “Quando isso acontece, a peste tem início. Ninguém pode dizer: eu sou o chefe. Como toda a Igreja, há um só chefe, um único Senhor: Jesus.”
Como na entrevista que concedeu voltando do Brasil, Francisco repetiu que não amava muitos os “carismáticos”, mas depois se tornou o assistente espiritual da Renovação Carismática, nomeado pela Conferência Episcopal Argentina. “Trata-se de uma força”, afirmou o Papa, pedindo que renovem o amor pela palavra, carregando no bolso o Evangelho.
E advertiu: “Cuidado para não perder a liberdade que o Espírito Santo nos doou. O perigo para a Renovação é a da excessiva organização. Sim, ela é necessária. Mas não percam a graça de deixar Deus ser Deus. Não há graça maior que deixar-se guiar pelo Espírito Santo”.
O Pontífice identificou ainda outro perigo, que é se tornar controlador da graça de Deus. “Muitas vezes, os responsáveis (gosto mais da denominação ‘servidores’) por alguma comunidade se tornam, sem querer, administradores da graça, decidindo quem pode recebê-la. Vocês são dispensadores, não controladores. Não sejam a alfândega ao Espírito Santo”.
Por fim, Francisco disse o que espera da Renovação. Em primeiro lugar, a conversão ao amor de Jesus. “Espero de vocês uma evangelização com a Palavra de Deus que anuncia que Jesus está vivo e ama todos os homens”. Em segundo lugar, dar testemunho de ecumenismo espiritual, de permanecer unidos no amor que Jesus pede a todos os homens. A seguir, a aproximação aos pobres e aos necessitados, para tocar em sua carne a carne ferida de Jesus. “Aproximem-se, por favor.”
O Pontífice concluiu com um apelo: “Busquem a unidade da Renovação, porque a unidade vem do Espírito Santo. A divisão vem do demônio. Fujam das lutas internas, por favor.”

Mensagem do Dia

Pondere o que você diz, pois as palavras têm poder

Imaginem crianças crescerem ouvindo os pais lhes dizendo que elas são burras, desastradas, medrosas, relaxadas.
O capítulo 1, do livro de São João, começa nos dizendo que, no princípio, era a Palavra, e a Palavra era Deus, a qual se fez carne e habitou entre nós. Isso nos mostra que a palavra é poderosa para invocar o processo de criação, ontem, hoje e sempre.
Palavras tem poder, pondere o que você diz ao seu filho- 940x500
Há vários exemplos, na Bíblia, que confirmam isso, como quando Deus ordenou que a luz, a terra, a água e todas as outras coisas fossem criadas. Presenciamos o cumprimento do propósito da Palavra, pois ela cria, liberta, faz o mar se abrir, a montanha mudar de lugar e convence pessoas a mudarem hábitos.
Mas, se por um lado, vivenciamos o poder criador das palavras; por outro também temos exemplos bíblicos de palavras que destroem. O mundo está cheio de crianças e adultos com traumas provocados por ameaças, descontroles e situações de medo, que provocam inseguranças nas pessoas.
Estamos expostos a ambas, tanto a palavras boas como a más, precisamos ter cuidado com as que saem da nossa boca, pois podem ser bênçãos ou maldições lançadas na vida de nossos filhos. Existem pessoas que abençoam qualquer que seja a situação; outras reclamam de tudo o que lhes acontece.
Os pais influenciam na construção da identidade de seus filhos, dependendo das palavras podemos ajudá-los a ter uma visão positiva ou negativa de si mesmos. Falar a verdade reduz associações emocionais erradas.
Imaginem crianças crescerem ouvindo os pais lhes dizendo que elas são burras, desastradas, medrosas, relaxadas, entre outros adjetivos negativos. Elas vão crescer se vendo neste espelho e provavelmente vão se transformar em adultos com conhecimento pessoal inadequado e baixa autoestima. Se elas têm algum problema ajude-as, não adianta reclamar ao precisar dizer algo várias vezes a elas, porque a fixação na maioria das vezes vem com a repetição.
Por outro lado, crianças que escutam os pais falarem bem de suas habilidades em cantar, conversar, organizar e aprender, quando estes precisarem citar os pontos em que elas precisam melhorar, já criaram uma base positiva para que elas se sintam capazes de acertar aquilo que não está adequado.
Procurem observar quais são as habilidades naturais de seus  filhos. Incentivá-los vai encorajá-los a tentar desenvolver habilidades que não possuem naturalmente; ao passo que palavras negativas são desencorajadoras e destrutivas. Qual seu objetivo com seus filhos? Desencorajá-los ou fortalecê-los e criar comportamentos positivos neles?
Lembrem-se de usar palavras, na correção, que demonstrem que o problema é o comportamento do filho e não o filho em si, pois ele precisa se sentir amado e querido, mas também saber que existem limites que precisam ser respeitados. No seu processo educacional, você quer fortalecer ou abalar o estado emocional do seu filho?
Cuidado para não descontar a pressão do seu dia a dia nos filhos com palavras grosseiras ou que os façam ficar para baixo. É preciso estimular o relacionamento com outras pessoas em vez de sempre criticar os outros. E também evitar comparações entre irmãos, plantando semente de rivalidades entre eles e sentimento de superioridade ou inferioridade. Não reforce comportamentos negativos herdados ou construídos a partir da imagem de parentes ou amigos com comparações destrutivas.
Seja elogiando seja criticando, mostre-lhes que eles podem contar com você tanto para os aplaudir como para os redirecionar nos diferentes momentos da vida. Evite frases que possam fazê-los se lembrar do quanto você os fez se sentirem mal. Lembre-se de que sua palavra tem poder espiritual e emocional, por isso seja um profeta de coisas boas na vida dos seus filhos, parentes e amigos. Sempre que possível, aproveite para os abençoar e, assim, você também será abençoado, pois a palavra não volta para terra sem ter cumprido sua missão.

Ângela Abdo

Ângela Abdo é coordenadora do grupo de mães que oram pelos filhos da Paróquia São Camilo de Léllis (ES) e assessora no Estudo das Diretrizes para a RCC Nacional. Atua como curadora da Fundação Nossa Senhora da Penha e conduz workshops de planejamento estratégico e gestão de pessoas para lideranças pastorais. Abdo é graduada em Serviço Social pela UFES e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e em Gestão Empresarial. Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Fucape. Atua como consultora em pequenas, médias e grandes empresas do setor privado e público como assessora de qualidade e recursos humanos e como assistente social do CST (Centro de Solidariedade ao Trabalhador). É atual presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) do Espírito Santo e diretora, gerente e conselheira do Vitória Apart Hospital.