quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mensagem do Dia

Quinta, 9 de Dezembro de 2010

Onde está a nossa segurança?

091210
Caminhemos na certeza de que não estamos sós, mesmo quando nos sentimos assim, porque o Senhor nos dá esta certeza: “Eu Sou o Senhor Teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas, eu te ajudarei” (Is 41,13).
Se Deus está sempre conosco, não há o que temer, ao contrário, sentimo-nos encorajados a seguir em frente pelo reto caminho, mesmo em meio aos espinhos e às dificuldades.  Ao mesmo tempo, precisamos nos perguntar: E eu, estou sempre com Deus?
Sempre é tempo de recomeçar, porque o Senhor, hoje, ao longo de 
todo este dia, baterá à porta do nosso coração para ceiar conosco.Peçamos a Jesus a graça de vivermos sempre na Sua companhia.
Jesus, eu confio em vós!

Santa Joana Francisca de Chantal

9 de Dezembro

Santa Joana Francisca de Chantal Neste dia queremos lembrar a vida da santa que na liturgia comemoraremos amanhã, Joana Francisca de Chantal, modelo de jovem, mãe, irmã e, por fim, de religiosa. Nasceu em Dijon, centro da França, em 1572 e foi pelas provações modelada até a santidade.

A mãe tão amada faleceu quando Joana era criança; o pai, homem de caráter exemplar, era presidente da câmara dos vereadores e por causa de maquinações políticas chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações. Joana, que recebeu da família a riqueza da fé, deu com 5 anos um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava o pai: "O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque Ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que Ele falou, fazeis dele um mentiroso".

Santa Joana Francisca com 20 anos casou-se com um Barão (Barão de Chantal), tiveram quatro filhos, e juntos começaram a educar os filhos, principalmente com o exemplo. Joana era sempre humilde, caridosa para com o esposo, filhos e empregados; amava e muito amada.

Tristemente perdeu seu esposo que foi vítima de um tiro durante uma caça e somente com a graça de Deus conseguiu perdoar os causadores, e corajosamente educar os filhos. Como santa viúva, Joana conheceu o Bispo Francisco de Sales que a assumiu em direção espiritual e encontrou na santa a pessoa ideal para a fundação de uma Ordem religiosa. Isto no ano de 1604. A partir disso, começou e se desenvolveu uma das mais belas amizades que se têm conhecido entre os santos da Igreja.

Santa Joana Francisca de Chantal, já com os filhos educados, encontrou resistência dos seus familiares, porém, diante do chamado de Cristo, tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, a santa de hoje com suas irmãs fizeram um grande bem à sociedade e à toda Igreja. A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos, sofrimentos e consolações. Faleceu em Moulins, no ano de 1641. Nessa época, já existiam na França noventa casas da sua Ordem.

São Francisco de Sales nunca abandonou a filha espiritual; sobreviveu-lhe ela dezenove anos e repousa a seu lado na capela da Visitação, em Annecy (local da fundação da primeira casa da Ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora).

Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por nós!

Evangelho do Dia 
http://www.catedralflorianopolis.com/blog/wp-content/uploads/2010/12/liturgia_diaria1.jpg

Evangelho (Mateus 11,11-15)

Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2010
2ª Semana do Advento

O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
12
Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
uinta-feira, 09 de dezembro de 2010, 13h22

Vaticano e Palestina retomam diálogo pró-acordo

Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
(tradução de Leonardo Meira - equipe CN Notícias)

Arquivo
O presidente Mahmoud Abbas e o Papa Bento XVI durante encontro no Vaticano, em 8 de outubro de 2009
As conversações entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) foram retomadas na manhã desta quinta-feira, 9, na sede do presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah, após o Acordo Fundamental firmado em 2000.

O objetivo das conversações é o de alcançar um acordo internacional global de regulação e promoção da presença e atividades da Igreja Católica nos territórios palestinos, para reforçar as relações especiais entre a Santa Sé e a OLP.

O diálogo foi copresidido pelo subsecretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, Dom Ettore Balestrero, e pelo assessor do presidente para as relações entre cristãos, Ziad Al-Bandak.

As conversações aconteceram em um ambiente cordial e as duas partes concordaram em estabelecer um grupo de trabalho encarregado de elaborar o acordo global antes mencionado.

A delegação da Santa Sé estava composta pelo Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina, Arcebispo Antonio Franco, e pelo Vigário-Geral do Patriarcado Latino em Amman, Bispo Salim Sayegh; pelo subsecretário da Congregação para as Igrejas Orientais, monsenhor Maurizio Malvestiti; pelo Oficial da Secretaria de Estado, monsenhor Alberto Ortega; pelo Conselheiro da Delegação Apostólica em Jerusalém, monsenhor Waldemar Sommertag; pelo Conselheiro legal, monsenhor Ghassan Faramand, e pelo presidente do Tribunal Eclesiástico em Jerusalém, padre Emil Salayta.

A delegação palestina estava composta pelo Membro do Comitê Central, Nabil Shath; pelo Conselheiro do Presidente, Nimer Hamad; pelo embaixador Shawqi Armali; pelo chefe do Fundo Nacional  Palestino, Ramzi Khouri; pelo Membro do Conselho Legislativo Palestino, Bernard Sabella, e pelo subchefe do Departamento para as Negociações, Issa Kassissieh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário