Para cada momento há uma graça própria
Devemos pôr tudo em oração na nossa vida, sobretudo as situações que diante dos nossos olhos parecem desencontradas. Rezemos sempre, porque a oração põe tudo no lugar, e como afirma o saudoso Papa João Paulo II: “É a única arma que, de fato, funciona”.
Simplesmente com a nossa força e com o nosso jeito de lidar com as coisas não conseguimos acertar certas situações na maioria das vezes. Por isso, precisamos pedir a Deus a graça própria para cada momento, como fez Salomão ao se ver diante de suas fraquezas e limitações, que clamou ao Senhor: “Fazei pois descer de vosso santo céu a sabedoria, e enviai-a do trono de vossa glória, para que junto de mim, tome parte em meus trabalhos” (Sb 9,10).
“Peçamos hoje ao Senhor serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar as que não podemos e sabedoria para reconhecer as diferenças”.
Rezemos ao longo deste dia muitas vezes desta forma, para que tenhamos sabedoria para cada momento.
Senhor, “fazei pois descer de vosso santo céu a sabedoria, e enviai-a do trono de vossa glória, para que junto de mim, tome parte em meus trabalhos” ( Sb 9,10).
Jesus, eu confio em Vós!Moções Proféticas
O dom do conselho, sabedoria de Deus
“Mas, ao lado de vós, está a sabedoria que conhece vossas obras: ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas ordens.Fazei-a,pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para quer, junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada.” Sab 9, 9-10
Em 25 de outubro de 1978, no início de seu pontificado, o então Papa e agora Beato João Paulo II diz na sua audiência geral: “Eu, que hoje vos estou falando como Papa, pergunto a mim mesmo, que devo fazer como novo Papa para agir com prudência? Quem governa deve ser prudente, deve aprender a meditar incessantemente sobre os problemas, mas acima de tudo, deve orar e procurar ter o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. Todos os que desejam que o novo Papa seja pastor prudente da Igreja,implorem o dom do conselho para ele. E também para si mesmos peçam este dom pela intercessão especial da Mãe do Bom Conselho.”
Todos nós somos chamados a governar em diferentes graus e medidas. Aqueles que são pais e mães governam sua casa e a educação dos filhos, os profissionais administram seu trabalho, os que estudam precisam administrar seus estudos, todos nós, independentemente do que fazemos, precisamos administrar diferentes áreas de nossa vida pessoal, familiar, profissional, missionária.
O Beato João Paulo II nos dá um ensinamento bonito e muito útil: devemos governar com prudência, uma característica da sabedoria. Para governar com prudência duas coisas são necessárias:
1) Meditar sobre os acontecimentos, refletir sobre eles. Estendendo um pouco esse pensamento, podemos dizer que não devemos nos abstrair dos problemas, fingirmos que está tudo bem e seguir vivendo como se nada fosse. É preciso pensar, ponderar, refletir. Pensar sobre quando começou o problema, o que poderia tê-lo ocasionado, o que já foi feito para solucioná-lo e tudo o mais que o fato de refletir for suscitando.
2) Mais importante do que refletir, porém, é orar e pedir o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. O dom do conselho derrama a sabedoria divina sobre o nosso pensamento. O dom do Conselho ilumina os fatos e os acontecimentos com a luz de Cristo, isto é, a luz da verdade, a luz do amor, a luz da justiça. Quando os problemas são resolvidos com a sabedoria de Deus todos os envolvidos são edificados, Deus opera para que tudo concorra para o bem.
E por fim, o Beato João Paulo II, que foi nosso tão amado e querido Papa por 27 anos e cuja sabedoria ficou marcada no coração da história do mundo, nos dá esta preciosa sugestão: “Peçam o dom do conselho pela intercessão de Maria Santíssima sob a invocação de “Mãe do Bom Conselho.”
Que nós possamos colocar em prática em nossas vidas o que aprendemos de alguém que sempre soube enfrentar todas as circunstâncias difíceis e dolorosas dando testemunho de fé, sendo exemplo de amor e da mais alta medida de dignidade humana e cristã.
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
Anunciar para o mundo ouvir: Segundo dia dos missionários da RCC na Espanha
O segundo dia na Espanha já teve ritmo de missão. Na manhã de hoje (10), o bispo da Prelazia do Marajó/PA, Dom José Azcona, pregou para os missionários. Em sua fala, Dom Azcona aproveitou o fato de ser natural da região de Navarra e de conhecer bem os projetos da RCCBRASIL para motivar os jovens a uma missionariedade autêntica e identificada com a Cruz de Cristo.
No final da manhã, os jovens participaram da Missa de Envio que aconteceu na paróquia de Javier na igreja em que são Francisco Xavier foi batizado. Durante a celebração, presidida por Dom Azcona, os missionários renovaram o seu compromisso com o anúncio do Evangelho. A vitalidade e o ardor dos jovens contagiou o pároco local e um grupo de irmãs da Congregação Oblatas de Cristo Sacerdote.
Impulsionados pela alegria do envio, os missionários se dividiram em grupos e já se dirigiram aos locais nos quais realizarão trabalhos de evangelização nos próximos dias. Os povoados de Mendavia, Peralta, Elizondo, Zizur Maior e as paróquias do Sagrado Corazon de Jesus e Santa Maria de Ermitagaña na cidade de Pamplona, acolheram os jovens brasileiros nessa tarde. No período da noite já acontece o primeiro encontro entre os missionários e paroquianos.
Confira a galeria de fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário