Hoje fiquemos atentos às novidades
Todos nós sabemos que o amor a Deus se exprime no amor ao próximo, e graças a Deus que não nos falta em nenhum momento da vida um próximo para manifestarmos amor. Com certeza hoje, de maneira especial, alguém surgirá no nosso caminho para nós amarmos concretamente. Fiquemos atentos, porque nestas visitas inesperadas, quem vem é o próprio Jesus, disfarçado nos irmãos.
“Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeste”! (Mt 25, 37.40)
Façamos então o exercício de acolher a cada pessoa como ao próprio Jesus, independente de quem seja. Ao olharmos para alguém, digamos para nós mesmos: Jesus está escondido nesta pessoa. Vai ser um exercício de amor e de fé maravilhoso.
Hoje será um dia de lindas experiências, se abrirmos o nosso coração para vivermos a novidade própria deste dia que o céu reservou para cada um de nós.
Supliquemos ao Senhor a graça de fazermos hoje o bem incondicionalmente.
“Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5, 1-2.5
O Frei Raniero Cantalamessa, na quaresma de 2009, mais precisamente no dia 3 de abril, falando a Bento XVI e seus colaboradores da Cúria Romana disse:
“O segredo da vida está em ter esperança e isso depende da relação que se estabelece com o Espírito Santo. Também nós que possuímos as primícias do Espírito, nós mesmos gememos em nosso interior esperando (cf. Rm 8, 23). Precisamos de esperança para viver e precisamos do Espírito Santo para esperar!”
No Congresso Nacional de 2007, o Senhor nos exortava a guardar a esperança, a voltar a esperar milagres e enfrentar os problemas da vida com fé. Exortava-nos, ainda, a fazer uma revisão de vida, buscando a ordem e o equilíbrio e nos dava aquela linda passagem em Isaías 45, 15-18 para usar em oração no enfrentamento do desequilíbrio e confusão nas nossas vidas. Muitas pessoas que oraram com essa Palavra, que olharam de frente suas vidas à luz dessa Palavra dão hoje testemunho de sonhos realizados, de vida transformada.
Hoje vemos tantas pessoas desanimadas. O que nos cansa e desanima é ver as coisas erradas na nossa vida e entrar numa espécie de fatalismo. E porque vemos as coisas erradas, começamos a reclamar e falamos mal de nossa própria vida e as nossas palavras de murmuração caem como maldição sobre nós mesmos e sobre aqueles que amamos.
Somos convidados a sonhar junto com o Espírito Santo sobre as nossas vidas, pois é Ele que nos dá esperança. A esperança nos salva, nos dá forças para recomeçar, para crer cada vez que essa é a ocasião boa de mudar.
Quantas pessoas desistiram de sonhar! Se o Senhor se compraz em atender aos nossos próprios sonhos, quanto mais não se agradará de atender os sonhos sonhados junto com o Espírito Santo! Devemos pedir a Ele para colocar em nossos corações, sonhos novos, segundo o coração de Deus. “E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Rm 8, 27).
Com essas palavras a nos guiar, comecemos o ano de 2011 sonhando lindos sonhos para nós, nossas casas e nossa missão. Se sonharmos pedindo a ajuda do Espírito Santo, se sonharmos com fé, acreditando que a nossa vida quando colocada diante da presença do Todo Poderoso é uma vida que vai presenciar milagres, então veremos lindas coisas acontecerem em virtude da graça, salvação e redenção de nosso Deus.
Em outubro de 2007, o Senhor nos dizia em profecia: “Erguei a minha cruz sobre os vossos sonhos, a minha cruz que representou a derrota dos sonhos daqueles que pensaram que Eu iria restaurar imediatamente o Reino de Israel, que ao me verem morrer na cruz viram morrer também o seu sonho de libertação das mãos do opressor. Estes não entenderam que Eu os libertei sim do verdadeiro opressor. Quando erguerdes a minha cruz sobre os vossos sonhos, o meu sangue lavará e restaurará corações despontados e descrentes por terem visto tantos de seus sonhos ruírem. Eu lavarei as feridas da mágoa e desapontamento e tristeza profunda no meu sangue redentor. Eu resgatarei a verdade e cortarei e cancelarei toda ilusão e mentira a respeito da felicidade. Eu realizarei cura profunda em vosso interior para que volteis a crer e a sonhar. Eu lavarei no meu sangue a vossa visão para que possais ver os bens futuros que lhes preparei. Lavarei também no meu sangue todos os envolvidos, todas as pessoas das quais dependeis para realizardes vossos sonhos. Eu vos libertarei das amarras da descrença, do fracasso, das palavras de maldição, do fatalismo e vos deixarei livres para sonhar sem traumas, sem medos, sem nada que vos prenda”. A confirmação da profecia veio em Lucas 1, 37.45 “Porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.”
FONTE: RCC Brasil
Quaresma
Retiro de Quaresma - reflexões da primeira semana
A Quaresma tem a função de iniciar o caminho para a Páscoa. Sua missão é uma preparação que já antecipa e faz saborear os bens pascais. Começamos uma estrada de quarenta dias, um tempo da graça de Deus.
A primeira tentação de Jesus no deserto é a prova da fome, que recorda a fome do povo hebreu no deserto (Ex 16).
Um povo que murmura contra Deus. É a tentação da riqueza, da busca exclusiva ou excessiva dos bens materiais. O Senhor sai vencedor da provação, pois Ele não vive somente de pão, mas também da Palavra de Deus.
Depois vem a tentação do prodígio, querer transformar o poder de Deus em magia, colocando-o a serviço dos próprios interesses. Isto quer dizer pôr Deus à prova, tentar a Deus!
O povo no deserto também pediu prodígios, mas Jesus, em seu deserto, resiste à tentação!
Sua confiança no Pai é total (Dt 6,14-16). A provação continua quando Jesus é tentado a adorar um ídolo. Há muito tempo, outros adoraram um bezerro de ouro e agora Jesus se recusa heroicamente a prostrar-se diante de Satanás.
Ser fiel à nossa condição humana, sem mur murar contra o Senhor! É uma aventura maravilhosa a ser percorrida com a graça de Deus, que nos acompanha. Alguém nos toma pela mão, conduzindo nos ao porto seguro. Durante esta semana, é hora de passear pelos recantos de sua história, sem medo de enxergar muitos pontos escuros, deixando agora que a Palavra de Deus a ilumine. Converse com o Senhor sobre suas lutas mais frequentes e busque fontes de discernimento para crescer. Há quanto tempo você não confronta sua vida com a graça de Deus no Sacramento da Penitência? Já aproveitou alguma ocasião para conversar com uma pessoa mais firme na fé que possa ajudar? A semana de Retiro Popular começa na Missa Dominical, que será preparada com a leitura dos textos da Liturgia:
Roteiro diário
Oração: Reze esta oração, composta pelo papa Paulo VI. Pouco a pouco, você saberá repeti-la com calma e ser acompanhado por ela muitas vezes durante o ano.
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.
Leitura orante da Palavra de Deus: Leia o texto indicado para cada dia, escolhendo o Evangelho do dia ou uma das leituras indicadas pela Igreja.
Gestos penitenciais: Três práticas acompanham nossa Quaresma: a oração, a penitência ou jejum e a caridade. Acolha nossas propostas e exercite a criatividade, descobrindo e atualizando estas práticas em sua vida diária.
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.
Os aprovados devem comparecer até 17 de março nas instituições de ensino para onde foram selecionados, a fim de comprovar as informações prestadas no processo de inscrição. A lista dos documentos que devem ser apresentados também está disponível na página do ProUni na internet.
Para receber uma bolsa do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingindo o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas, e não ter nota zero em redação.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos. O MEC não informa quantas vagas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições.
Os candidatos que não conseguiram bolsa nas duas etapas de inscrição participarão de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher as vagas ociosas. Ela será formada por ordem de classificação em cada curso e turno e estará disponível pela consulta pelos estabelecimentos de ensino a partir do dia 21. Caberá às instituições convocar os classificados para comprovação dos documentos.
Moções Proféticas: Sonhos, Esperança e Fé
O Frei Raniero Cantalamessa, na quaresma de 2009, mais precisamente no dia 3 de abril, falando a Bento XVI e seus colaboradores da Cúria Romana disse:
“O segredo da vida está em ter esperança e isso depende da relação que se estabelece com o Espírito Santo. Também nós que possuímos as primícias do Espírito, nós mesmos gememos em nosso interior esperando (cf. Rm 8, 23). Precisamos de esperança para viver e precisamos do Espírito Santo para esperar!”
No Congresso Nacional de 2007, o Senhor nos exortava a guardar a esperança, a voltar a esperar milagres e enfrentar os problemas da vida com fé. Exortava-nos, ainda, a fazer uma revisão de vida, buscando a ordem e o equilíbrio e nos dava aquela linda passagem em Isaías 45, 15-18 para usar em oração no enfrentamento do desequilíbrio e confusão nas nossas vidas. Muitas pessoas que oraram com essa Palavra, que olharam de frente suas vidas à luz dessa Palavra dão hoje testemunho de sonhos realizados, de vida transformada.
Hoje vemos tantas pessoas desanimadas. O que nos cansa e desanima é ver as coisas erradas na nossa vida e entrar numa espécie de fatalismo. E porque vemos as coisas erradas, começamos a reclamar e falamos mal de nossa própria vida e as nossas palavras de murmuração caem como maldição sobre nós mesmos e sobre aqueles que amamos.
Somos convidados a sonhar junto com o Espírito Santo sobre as nossas vidas, pois é Ele que nos dá esperança. A esperança nos salva, nos dá forças para recomeçar, para crer cada vez que essa é a ocasião boa de mudar.
Quantas pessoas desistiram de sonhar! Se o Senhor se compraz em atender aos nossos próprios sonhos, quanto mais não se agradará de atender os sonhos sonhados junto com o Espírito Santo! Devemos pedir a Ele para colocar em nossos corações, sonhos novos, segundo o coração de Deus. “E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Rm 8, 27).
Com essas palavras a nos guiar, comecemos o ano de 2011 sonhando lindos sonhos para nós, nossas casas e nossa missão. Se sonharmos pedindo a ajuda do Espírito Santo, se sonharmos com fé, acreditando que a nossa vida quando colocada diante da presença do Todo Poderoso é uma vida que vai presenciar milagres, então veremos lindas coisas acontecerem em virtude da graça, salvação e redenção de nosso Deus.
Em outubro de 2007, o Senhor nos dizia em profecia: “Erguei a minha cruz sobre os vossos sonhos, a minha cruz que representou a derrota dos sonhos daqueles que pensaram que Eu iria restaurar imediatamente o Reino de Israel, que ao me verem morrer na cruz viram morrer também o seu sonho de libertação das mãos do opressor. Estes não entenderam que Eu os libertei sim do verdadeiro opressor. Quando erguerdes a minha cruz sobre os vossos sonhos, o meu sangue lavará e restaurará corações despontados e descrentes por terem visto tantos de seus sonhos ruírem. Eu lavarei as feridas da mágoa e desapontamento e tristeza profunda no meu sangue redentor. Eu resgatarei a verdade e cortarei e cancelarei toda ilusão e mentira a respeito da felicidade. Eu realizarei cura profunda em vosso interior para que volteis a crer e a sonhar. Eu lavarei no meu sangue a vossa visão para que possais ver os bens futuros que lhes preparei. Lavarei também no meu sangue todos os envolvidos, todas as pessoas das quais dependeis para realizardes vossos sonhos. Eu vos libertarei das amarras da descrença, do fracasso, das palavras de maldição, do fatalismo e vos deixarei livres para sonhar sem traumas, sem medos, sem nada que vos prenda”. A confirmação da profecia veio em Lucas 1, 37.45 “Porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.”
FONTE: RCC Brasil
Quaresma
Retiro de Quaresma - reflexões da primeira semana
I SEMANA DA QUARESMA
Tema: Consciência de Nossa Identidade.
Domingo – 13 de março
Quem somos? Somo criados a “imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,27). Esta é a verdade sobre nós. Quando mergulhamos nesta verdade Deus nos revela a nossa origem, pois, ser criado a “imagem e semelhança de Deus” é o mesmo que dizer sou criado a imagem e a semelhança do “amor”, assim com o nos ensina 1Jo 4, 8b: “Deus é amor”.
Se Deus é amor e eu sou imagem e semelhança Dele, eu fui criado no amor para com Ele ser amor, refletir esse amor.
Neste dia, temos a oportunidade de mergulhar nesta verdade, DEUS É AMOR, e eu SOU IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. Meus irmãos, muitas vezes o pecado deixou marcas em nós que deturparam a nossa semelhança de Deus. Hoje temos a graça de poder mergulhar na Palavra de Deus que é “fonte renovadora” e deixar o nosso Deus renovar em nós o que somos e quem somos. Outra passagem que nos ajuda neste aspecto é o salmo 138, 14 “Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo de minha alma”.
Que riqueza está contida nesta passagem: sou feito de modo maravilhoso, o amor me fez, o amor é minha essência, minha origem é o amor. Podemos orar neste dia apresentando a Deus tudo que aconteceu no decorrer de nossa história e afastou de nós a imagem e semelhança de Deus em nossas ações, em nossas palavras, em nosso jeito de ser. Tudo que tentou nos enganar levando-nos a se esquecer que “somos feito de modo maravilhoso”. Querido irmãos, quantas vezes a cultura do corpo, da moda, do ter, do poder, tirou de nós a atenção sobre a maravilha ao qual fomos criados, a maneira tão maravilhosa pela qual Deus nos fez. Quantas vezes pessoas tentaram através de palavras colocar em nós complexos, fazer-nos sentir inferiores a outros. Somos lindos, temos a imagem e semelhança de Deus implantada em nossa alma. Fomos criados de modo maravilhoso, somos obras extraordinárias de Deus.
Com esses versículos, oremos hoje para que Deus nos lave em seu amor e nos conduza a nossa essência: o amor! Sou amado, nasci para ser amor. Tenho a graça de receber e dar amor. Minha origem é maravilhosa, minha essência é extraordinária!
Sou amado por Deus! Nesta certeza louvamos a Deus por tudo que Ele criou em nós, pela nossa vida, pelos nossos pais, pela nossa saúde, pela sua providencia em nós.
Segunda-feira – 14 de março
Nesta semana onde Deus nos permite refletir e orar para ampliar a consciência de nossa identidade, podemos mergulhar na palavra de São Paulo que nos ensina: “Vossos corações enraizados e fundamentados no amor” (Ef 3,17) .
Vimos que nossa origem é o amor, portanto ele é a base de nossa identidade de filhos de Deus. Quando refletimos que estamos enraizados e fundamentados no amor, chegamos a conclusão que toda nossa vida recebe as graças do amor. Nesta dimensão, oramos deixando que as raízes de nossa vida possam absorver do amor o alimento que necessitamos para lutar contra toda espécie de desamor. Hoje é dia de recebermos de Deus este remédio infalível contra toda doenças de desamor. É tempo de continuar nossa reconstrução espiritual, de aumentar nossa consciência de identidade de filhos de Deus criados a sua imagem e semelhança.
Quando nós refletimos sobre o sermos amados por Deus, é bom lembrarmos que Ele nos ama com nossas qualidades, fraquezas, pecados e, assim, quando reconhecemos nossas misérias também reconhecemos que somos necessitados da misericórdia de Deus.
Queridos, hoje vamos nos apresentar a Deus como estamos, da maneira que nos sentimos diante do nosso amado Senhor, porque na sua misericórdia Ele quer nos restaurar, nos modelar, nos fortalecer, nos curar e purificar nossa vida.
Terça-feira – 15 de março
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados” (Ef 5,1). Bendito seja Deus, que nos concedeu um exemplo a seguir: Jesus Cristo! Ao pensar na palavra “imitadores”, talvez ela nos pese, mas quando olhamos para a expressão “como filhos amados”, somos aliviados. Podemos imitar a Jesus como Filhos amados, esta é uma referencia de identidade, “filhos amados”.
Meu irmão esta é a palavra que devemos tomar posse: “somos amados”. Diante dela rezemos hoje, deixando que o amor se levante em nossa história. Não vamos mais ficar com pena de nós mesmos quando começamos a lembrar dos fatos que aconteceram em nossa vida e não gostamos de lembrar.
Hoje podemos louvar a Deus porque Ele nos ensina com quem devemos nos assemelhar. Neste louvor, podemos recordar dos grandes feitos de Jesus por amor a cada um de nós, pelas suas palavras que são palavras de vida eterna, pelo seu sangue redentor em nossa vida, pelos grandes sinais de prodígios e milagres que aconteceram em nossa família, por Ele se fazer alimento para nós na Eucaristia, por podemos conversar com Jesus, por não ficarmos sozinhos. Cada vez que rendemos um louvor a Jesus, Ele se manifesta em nós com bênçãos, com graças, com prodígios. Veja, se hoje podemos louvar, estamos reconhecendo quem Jesus é em nossa vida e, se isso acontece, significa que sabemos como devemos imitar Jesus.
Quarta-feira – 16 de março
“Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor” (Ef 5,1).
Podemos seguir as palavras com as quais São Paulo ensina a comunidade de Éfeso, porque mais uma vez ele se refere ao exemplo que podemos seguir de Cristo Jesus.
Que tal olharmos para Jesus como aquele que em nenhuma circunstancia guardou rancor? Aquele que, mesmo sendo humilhado, voltou-se para o pai e disse-lhe: “Perdoa porque eles não sabem o que fazem”. Podemos olhar para Jesus e apresentar a Ele todas as dificuldades que ainda temos de relacionamentos, de amor fraterno, de perdoar, de dar o perdão.
Depois de apresentar essas dificuldades podemos nos apoiar na palavra que diz “amai-vos uns aos outros com afeição terna e fraternal” (Rm 12,10). Conforme vamos deixando o amor tomar conta de nossa vida, percebemos que o nosso medo de amar vai diminuindo. Pois quanto mais somos curados em nossa imagem, mais vamos nos abrindo para sermos ternos e afetuosos.
Neste dia, pela graça do amor, podemos ter uma atitude de amor, vamos fazer um telefonema para alguém que precisa de um gesto de amor, enviar uma mensagem, um torpedo... Enfim, de alguma maneira manifestar o amor de Deus em palavras e gestos.
Quinta-feira – 17 de março
“Ilumine Senhor os olhos do vosso coração para que eu compreenda a esperança a que fostes chamados” (Ef 1,18-19).
Mais um dia de benção em nossa vida! Esta semana esta sendo abençoada, o amor está inundando nossa vida. Se pensamos em inundar, lembramos logo de muita água. A água lava, limpa, torna fértil o terreno, é fonte de vida. É exatamente isso que esta acontecendo conosco, água viva de Deus esta nos lavando, nos limpando, nos dando vida nova. Esta obra divina nos faz enxergar mais a fundo quem somos e a que sou chamado.
A palavra que hoje meditamos leva-nos a pedir que sejam iluminados os olhos do coração, para compreender a esperança a que fomos chamados. Oremos com a Palavra repetindo várias vezes: “Ilumine Senhor os olhos do meu coração”, pensemos que muitas vezes nosso coração é cego diante do amor, porque está cheio de coisas que lembram o desamor. Em cada lembrança que o Espírito Santo permitir lembrar, vamos repetir ilumine Senhor os olhos do meu coração!
Outra parte do versículo que podemos repetir é: “Que eu compreenda a esperança a que fui chamado (a)”. Meus irmãos, quantas vezes ficamos desesperançados, perdemos as forças, atolamos nossos sentimentos em apegos exagerados a coisas, a pessoas e nos esquecemos de olhar para aquele que nos deu a vida. Repetir várias vezes esta frase não é para decorá-la, é para que nossa mente e nosso coração sintam o efeito da Palavra em nossa vida.
Sexta-feira – 18 de março
“Fiquei imensamente contente no Senhor porque vi reflorescer o vosso interesse por mim” (Fl 4,10).
Temos motivos para louvar a Deus nesta primeira semana da quaresma. Ele, com todo seu amor, nos faz entrar na dimensão de nossa identidade de filhos. Nos recorda que somos imagem e semelhança, que estamos enraizados em seu coração, que somos purificados no seu amor misericordioso e quantas outras verdades foram atualizadas em nossa vida. Por isso, posso afirmar com todas as letras que fico “imensamente contente no Senhor”. E, quando estamos contentes, nossa primeira atitude é sorrir, é expressar nossa alegria, é louvar. Vamos juntos dar louvores ao Senhor que nos renova, que atualiza em nós a alegria de sermos filhos amados Dele, por não estarmos sozinhos, por sentir que Ele se interessa por nós.
Através dos louvores, Deus estará curando nossos corações das vezes que nos sentimos inferiores a outros irmãos, dos sentimentos que não somos valorizados. Louvando a Deus somos libertados de tristezas, angústias, vazios interiores, solidão, e mais assumimos que Ele é todo poderoso em nossa vida. E louvando vamos trazendo para nós quem é Deus, a alegria que brota em nós é imensa! Então, louvores e louvores ao Senhor.
Sábado – 19 de março
Neste sábado, queremos contar mais uma vez com a intercessão de Nossa Senhora. Sua vida foi toda voltada para a realização da vontade de Deus em sua vida. Com ela, temos a oportunidade de adentrar na meditação da vida de Jesus. Rezemos neste dia a oração do Santo Terço e, ao meditar cada mistério, permitamos unir nossa vida ao que Jesus viveu. Realizamos esta oração com nosso coração agradecido a Deus por todos as bênçãos que derramou em nós nesta semana.
Ao terminar o terço vamos louvar a Deus com a passagem do Magnificat.Retiro da primeira semana da Quaresma
Piedade Senhor, pois pecamos contra vós
A Quaresma tem a função de iniciar o caminho para a Páscoa. Sua missão é uma preparação que já antecipa e faz saborear os bens pascais. Começamos uma estrada de quarenta dias, um tempo da graça de Deus.
A primeira tentação de Jesus no deserto é a prova da fome, que recorda a fome do povo hebreu no deserto (Ex 16).
Um povo que murmura contra Deus. É a tentação da riqueza, da busca exclusiva ou excessiva dos bens materiais. O Senhor sai vencedor da provação, pois Ele não vive somente de pão, mas também da Palavra de Deus.
Depois vem a tentação do prodígio, querer transformar o poder de Deus em magia, colocando-o a serviço dos próprios interesses. Isto quer dizer pôr Deus à prova, tentar a Deus!
O povo no deserto também pediu prodígios, mas Jesus, em seu deserto, resiste à tentação!
Sua confiança no Pai é total (Dt 6,14-16). A provação continua quando Jesus é tentado a adorar um ídolo. Há muito tempo, outros adoraram um bezerro de ouro e agora Jesus se recusa heroicamente a prostrar-se diante de Satanás.
Ser fiel à nossa condição humana, sem mur murar contra o Senhor! É uma aventura maravilhosa a ser percorrida com a graça de Deus, que nos acompanha. Alguém nos toma pela mão, conduzindo nos ao porto seguro. Durante esta semana, é hora de passear pelos recantos de sua história, sem medo de enxergar muitos pontos escuros, deixando agora que a Palavra de Deus a ilumine. Converse com o Senhor sobre suas lutas mais frequentes e busque fontes de discernimento para crescer. Há quanto tempo você não confronta sua vida com a graça de Deus no Sacramento da Penitência? Já aproveitou alguma ocasião para conversar com uma pessoa mais firme na fé que possa ajudar? A semana de Retiro Popular começa na Missa Dominical, que será preparada com a leitura dos textos da Liturgia:
Na primeira semana da Quaresma, escolha um dia para fazer, de acordo com suas condições pessoais, o exercício do jejum ou um gesto de penitência ligado ao que você tem em alimento. Não se trata de negar o valor dos alimentos, mas escolher o que mais lhe convém para o crescimento da vida cristã. É bom dar aos pobres o correspondente à sua renúncia. Pode ser com a doação de uma cesta ou alguns mantimentos a quem necessita.
Roteiro diário
Oração: Reze esta oração, composta pelo papa Paulo VI. Pouco a pouco, você saberá repeti-la com calma e ser acompanhado por ela muitas vezes durante o ano.
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.
Leitura orante da Palavra de Deus: Leia o texto indicado para cada dia, escolhendo o Evangelho do dia ou uma das leituras indicadas pela Igreja.
Gestos penitenciais: Três práticas acompanham nossa Quaresma: a oração, a penitência ou jejum e a caridade. Acolha nossas propostas e exercite a criatividade, descobrindo e atualizando estas práticas em sua vida diária.
Dia 13 de março, primeiro domingo da Quaresma
“Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós”.
Gn 2,7-9;3,1-7
Sl 50 (51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R/. cf. 3a)
Rm 5,12-19
Mt 4,1-11
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.
MEC divulga última chamada dos aprovados no ProUni
Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste domingo, 13, na internet a lista dos pré-selecionados em segunda chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Esta é a segunda etapa de inscrições para distribuição das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.Os aprovados devem comparecer até 17 de março nas instituições de ensino para onde foram selecionados, a fim de comprovar as informações prestadas no processo de inscrição. A lista dos documentos que devem ser apresentados também está disponível na página do ProUni na internet.
Para receber uma bolsa do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingindo o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas, e não ter nota zero em redação.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos. O MEC não informa quantas vagas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições.
Os candidatos que não conseguiram bolsa nas duas etapas de inscrição participarão de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher as vagas ociosas. Ela será formada por ordem de classificação em cada curso e turno e estará disponível pela consulta pelos estabelecimentos de ensino a partir do dia 21. Caberá às instituições convocar os classificados para comprovação dos documentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário