Formação - Ministério de Intercessão
ALICERCES DA VIDA DO INTERCESSOR
INTRODUÇÃO
“O intercessor
não é aquele que somente faz à Deus uma oração de pedidos. Não. Ele
conhece o coração de Deus. E porque o ama e sabe que é amado por Ele,
nesse amor, ele atinge o coração de Deus, através da intercessão que se
torna um humilde diálogo de amor.”
A
palavra interceder significa “colocar-se entre”, ou seja, o intercessor e
aquele que se coloca entre aquele que pode dar e aquele que deseja
receber. No caso do ministério de intercessão, o intercessor é aquele
que se encontra entre Deus Pai e a sua criação. Ele é como um advogado
no Reino de Deus, um advogado de defesa, que defende as causas do Reino.
Os
intercessores que desejam aprofundar e avançar cada vez mais não só na
vida pessoal, como no ministério, devem também procurar crescer na visa
espiritual alicerçados nas seguintes prática espirituais:
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO
“Sábios sã aqueles que o adoram.” (salmo 110,10b)
A
adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é
reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre
de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o
Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus,
citando o Deuteronômio (6,13).Adorar a Deus é, no respeito e na
submissão absoluta, reconhecer "o nada da criatura", que não existe a
não ser por Deus. Adorar a Deus é como Maria no Magnificat, louvá-lo,
exaltá-lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratidão que ele fez
grandes coisas e que seu nome é santo (cf. Lc 1,46-49).
O
intercessor deve ter um coração adorador, pois a adoração do Deus único
liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravidão do pecado e da
idolatria do mundo, e nos leva amar os irmãos a tal ponto de se colocar
na brecha e sofrer junto como o povo pelas suas fraquezas, "perseguindo o
sonho de Deus", que é a salvação de todos.
ORAÇÃO PESSOAL
Fases da oração pessoal
Disposição Interior: vai-se
para a oração não apenas para cumprir um dever ou para encarar algo
difícil e inútil, mas para dialogar com o pai, para um encontro de amor,
procurando ouvir o Espírito Santo e aprender com Ele, por isso a
primeira exigência é entrar em clima de oração.
Escolher um bom lugar: Onde
possa rezar melhor, que ajude a viver o clima de oração, assim como
Jesus se retirava para os lugares específicos como o deserto, a
montanha, também nós precisamos ficar a sós com Deus e o lugar deve ser
propicio para isso.
Tempo: É
indispensável se preparar para a oração definindo um horário do dia que
seja favorável, ser fiel a esse tempo, Jesus se levantava de madrugada
para orar e passava a noite inteira em oração (Lc 6, 12; Mc 1,35)
Serenidade Interior: A
inquietação do coração e a agitação interior perturbam a oração, para
uma oração eficaz é necessário esvaziar-se das preocupações da vida.
Posição do corpo: Não significa a posição mais cômoda, e sim aquela que facilite a concentração e possibilite que a oração flua com naturalidade.
Silencio Exterior: Em
meio a tanto barulho, que muitas vezes independe da nossa vontade,
sendo externo a nos, requer uma capacidade interior de desligar-se, não
se incomodar com o barulho.
Silêncio Interior: Buscar o recolhimento, evitar o que possa tirar o foco do diálogo com Deus.
“Como Deus poderá preencher seu coração com a sua presença, se você está entulhado de tantas coisas.”
“Só uma mente recolhida e tranqüila dialoga com Deus.”
Dar-se Conta do valor e da importância da oração: Eis
um princípio básico para começar a persevera na oração, reconhecer que
isso é fundamental para a minha vida, assim como o ar que eu respiro.
Não se faz aquilo que não se julga importante, e o que é mais
importante, unir-me a Deus, esta é a finalidade da oração, independente
se sinto ou não sua presença.
Pedir a presença do Espírito Santo: O doce hospede da alma, nosso mestre interior, somente sob sua moção e condução podemos viver bem nossa oração pessoal.
Avaliação da oração
Transformação de vida (metátonia= mudança de vida). Quando
Deus entra em nossa vida , ele nos desinstala, iniciamos um processo de
conversão, ou seja, mudança de mentalidade, conceitos. Aquilo que
antigamente tínhamos como prioridade passa a ter menos importância,
nossa prioridade passa a ser o Senhor, que não nos deixa alienados a
realidades que nos cerca, mas nos faz olhar para as situações com o seu
olhar.
Nossa opinião muda. Principalmente
o julgamento com relação às pessoas. É um ponto de engrandecimento para
o intercessor, pois é quando sem preconceitos exercemos a misericórdia e
a compaixão, se as experimentamos na oração, na intercessão nós a
exerceremos.
Os apelos são nítidos e claros. Não
são as pessoas ao nosso redor que mudam,, mas sim nós que nos
transformamos pela oração pessoal. A parti da nossa mudança, nossas
famílias serão transformadas, pelos frutos nos conhecerão.
Passamos a ser pessoas ungidas. Vivendo o batismo no Espírito Santo com todas as suas conseqüências.
SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO (I Jo 1, 8-9)
Cada vez mais
cresce a necessidade de vivermos em estado de graça, na busca da
santidade. Um dos meios para isso é o sacramento da reconciliação. A
confissão regular ajuda-nos a formar nossa consciência, a lutar contra
as más inclinações.
Para uma confissão bem feita é preciso:
- EXAMINAR nossa consciência para descobrir nossos pecados
- ARREPENDIMENTO, dor de ter ofendido a Deus
- PRÓPOSITO ou vontade séria de não querer pecar mais
- CONFISSÃO, contar meus pecados ao padre
- SATISFAÇÃO, rezar aquilo que o padre mandou (PENITÊNCIA)
- ESQUECIDO, na confissão fica perdoado
- PECADO ESCONDIDO, na confissão não o fica perdoado.
PALAVRA DE DEUS
O
intercessor não só precisa conhecer a palavra de Deus, como vivê-la no
seu dia a dia. Madre Tereza de Calcutá costumava dizer que muitas vezes
somos o único evangelho que alguns irmãos lêem.
LEITURA ORANTE DA PALAVRA
A
leitura orante da palavra ou, Lectio Divina, é um alimento necessário
para a nossa vida espiritual. Santa Terezinha dizia que em seu período
de aridez espiritual, quando os livros espirituais não lhe diziam mais
nada, ela buscava no evangelho o alimento da sua alma.
OS PASSOS DA LECTIO DIVINA (LEITURA ORANTE DA PALAVRA)
Oração Inicial:
Antes
de iniciarmos a Leitura da Bíblia devemos pedir o Espírito Santo para
nos ajudar a entender e viver a santa palavra de Deus.
Leitura:
Com
calam e atenção, se for preciso, ler quantas vezes forem necessárias,
ler como se estivesse vendo a cena, se colocar na cena.
Meditar:
Na meditação saboreamos a palavra de Deus, confrontando com a nossa vida.
Orar:
A meditação desemboca na oração, sem se preocupar com palavras, é a oração que brota do coração.
Contemplar:
Este
momento pertence a Deus, momento de permanecer em silêncio diante de
Deus, às vezes fé necessário um esforço para estar na presença de Deus.
Agir:
É levar a palavra de Deus e o fruto desta oração para a vida.
“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20)
ROSÁRIO
Indispensável
para os intercessores, pois através desta oração combatemos o grande
inimigo de Deus e dos homens, sabemos que “ele” tem ódio da Virgem Maria
, por isso o santo rosário é uma oração tão eficaz.
João Paulo II: “O Rosário, lentamente recitado e meditado —
em família, em comunidade, pessoalmente — vos fará penetrar pouco a
pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos os
acontecimentos que são a chave de nossa salvação” (Alocução de 6 de maio de 1980).
JEJUM
Todos podem fazer jejum. Sejam
idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que
amamentam, jovens ou adultos. todos podem jejuar sem que isso lhe faça
mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem.
Muitas pessoas não jejuam porque
não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e
dolorosa que elas não vão conseguir fazer
Abordamos aqui o aspecto prático do
jejum. Existem várias modalidades de jejum, trataremos, no entanto,
somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para você.
Jejum da Igreja
Assim é chamado o tipo de jejum
prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples,
podendo ser feito por qualquer pessoa.
Alguém poderia pensar que esse
seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é
muito fácil. Mas não é bem assim.
Esse modo de jejuar vem da
Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo
esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.
O básico desse tipo de jejum é
que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma
refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua
saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer,
será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas
necessidades.
Dessa maneira, por exemplo, se
você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça
um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.
O conceito de jejum não exige
que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa
Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e
disciplinar o nosso comer.
O importante, e aí está a
essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas
três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar",
de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha".
Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os
biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.
Para quem é disciplinado - e
muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de
jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia
a gula! E é esta a finalidade do jejum.
Qualquer pessoa pode fazer
esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram
jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é
quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso,
disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.
Jejum a pão e água
Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais.
Não se trata de comer pão e
beber água ao mesmo tempo. Pelo contrato: é preciso evitar isso. Nosso
tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no estômago,
provocando dor de cabeça.
É melhor ir comendo aos poucos
durante todo o jejum. Você vai perceber que, nesse dia, o pão adquire
um novo sabor. Também se deve beber água várias vezes no decorrer do
dia. O organismo precisa de água. Por isso, tome água, mesmo que você
não tenha sede.
O principal desse tipo de jejum é que você só coma pão e beba apenas água.
Jejum à base de líquidos
O terceiro tipo de jejum
requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar
líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta
somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que
refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina.
Tratando-se de líquidos, temos
uma grande variedade de opções e de combinações possíveis; todas elas
nos mantêm alimentados e bem dispostos sem a quebra do jejum.
É recomendável passar o dia
tomando chá. Existem vários tipos de chá, podendo-se escolher. Desde que
seja quente e com um pouco de açúcar ou mel, o chá alimenta e mantém o
estômago aquecido, o que é muito bom. Quem não puder usar açúcar nem
mel, pode usar adoçante ou tomar chá puro; fazendo assim estará se
privando da glicose, que é alimentícia, mas conservará as vantagens do
chá e do calor. Mas, se preferir, você poderá tomá-lo frio ou gelado,
especialmente no verão.
laranjada, limonada e sucos de
fruta também são indicados para esse dia. O mesmo acontece com os sucos
de legumes, como cenoura e beterraba, e de verduras. Veja bem: tome
suco, não vitamina. Combinando-se frutas, legumes e verduras, as
possibilidades aumentam bastante.
Os vários sucos, adoçados ou
não com açúcar, mel ou adoçante, são sempre alimentícios, deixando o
corpo leve para a oração e para as outras atividades intelectuais ou
físicas.
Outra boa opção para esse tipo
de jejum é a água de coco, que é completa, jé tendo tudo para nos
manter hidratados e alimentados. Especialmente para quem tem a sorte de
viver nos lugares onde há coqueiros, um jejum a base de água de coco é
excelente. Não existe melhor hidratante.
Qualquer pessoa, mas em
especial os idosos e os doentes, pode fazer um jejum muito saudável à
base de caldos. Tal como os sucos, os caldos também apresentam um grande
variedade.
Observe, no entanto, que estou
me referindo a caldos, e não a sopas e canjas, embora se possa fazer
caldo de frango e até de carne. O que importa é que o caldo é líquido e
tem como vantagens ser nutritivo e quente, além de conter sal.
Especialmente em dias frios,
os caldos são uma ótima maneira de fazer jejum, pois com eles temos
garantida a ingestão das calorias necessárias às nossas atividades,
espirituais em particular.
O Jejum completo
Nesse quarto tipo de jejum, não se come coisa alguma e só se bebe água.
É recomendável que, antes de
experimentar essa forma de jejum, você já tenha feito o jejum a pão e
água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino.
No jejum completo, é
fundamental beber várias vezes ao dia. Não é bom fazer jejum a seco,
isto é, sem tomar água, especialmente quando não se tem um bom
treinamento.
Mas é possível fazer jejum sem
ingerir mesmo água? Sim, como eu já disse, é possível. Porém só as
pessoas bem experientes devem tentar fazê-lo.
É fundamental ter em mente que
não estamos nos submetendo a um teste de resistência. Não precisamos
provar nada a ninguém: nem a nós, nem ao Senhor. O objetivo do jejum é
nos encontrar com Deus, favorecer a oração e nos disciplinar. Ele serve
para nos abrir à Graça da contemplação, da intercessão a da Unção do
Espírito Santo.
Como dissemos acima, nosso
organismo precisa de água. Ele necessita estar bem hidratado para agir e
reagir no campo espiritual. E como o nosso jejum se destina a
combatentes que batalham por Deus na dimensão espiritual, tome água
várias vezes ao dia quando praticar o jejum completo.
Quanto a hora de terminar o
jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala
em encerrá-lo às quatro da tarde. Você pode terminá-lo às cinco, às
seis ou às oito horas da noite. O importante é ser comedido e agir com
sabedoria. Nossa intenção não é bancar os heróis.
Repito: não temos de provar nada a ninguém, nem a nós e nem mesmo ao Senhor.
OBSERVAÇÕES FINAIS
Um erro muito comum que as pessoas
cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar café da manhã.
Agindo assim, elas na verdade começam a jejuar a partir da última
refeição que fizeram, na véspera, e não pela manhã.
Essas pessoas mal-informadas
acabam ficando com dor de cabeça, que em geral; começa bem cedo. Ora,
dor de cabeça não é o objetivo do jejum. Além disso, trata-se de uma
coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna
irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isso é totalmente
oposto ao que se espera conseguir jejuando.
É bom que você tome
tranquilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir
daí, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, você fica livre dos ácidos
do estômago, da dor de cabeça, da irritabilidade e da indisposição. E
isso custa muito pouco: basta tomar café da manhã como nos outros dias.
Se você não quer mesmo comer
nada, ou é daqueles que não fazem uma refeição pela manhã, ao menos beba
alguma coisa, de preferência quente. Isso vai fazer bem ao seu aparelho
digestivo, preparando-o para o dia de jejum.
O jejum é uma riqueza que
precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu
fazer uma conversão, começar uma vida nova.
Você provavelmente é uma das
muitas pessoas que não conheciam o que acabei de apresentar e que por
esse motivo não jejuava. Agora, com uma nova compreensão do jejum,
comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao
Corpo de Cristo.
Deus abençoe o seu jejum!
CONCLUSÃO
Em
nossa vida cristã, é necessário que tenhamos disciplina e obediência,
vivendo os alicerces (tripé) para não cair, e também para buscar crescer
na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo
Procurar
conscientizar que os maiores beneficiados com o hábito da Oração
Pessoal, a busca assídua aos Sacramentos e Leitura da Palavra de Deus,
somos nós.
COMO É A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO?
Desenvolvimento da Reunião da Intercessão
Sendo
participantes do Grupo de Oração, os intercessores devem fazer a
reunião do ministério de intercessão, em outro momento, de preferência
num dia da semana diferente do grupo.
Os membros do grupo de intercessão devem preparar-se antes de ir para a intercessão na oração pessoal,
por alguma forma de jejum, meditação do terço, devoções pessoais etc.
O local pode ser numa capela, na casa de um intercessor ou numa sala da paróquia.
Não há exigência que seja diante do sacrário.
O critério de discernimento deve ser a privacidade e a liberdade no Espírito que os intercessores terão no lugar escolhido.
Para iniciar Na reunião da intercessão, sugere-se:
A oração de São Miguel Arcanjo;
O Magnificat (cf. Lc 1,46-55);
Cântico de libertação, pedindo a proteção de Maria Santíssima como mãe e intercessora;
A armadura do Cristão (cf. Ef 6,10-17);
Pedir o dom da humildade (cf. 2 Cor 10,4-5);
A proteção do Sangue de Jesus sobre nós, nossas casas, famílias, trabalhos, etc (cf. 1 Pd 1,18-19; Rm 5,9).
Ressaltamos, contudo que essas orações não são “fórmulas mágicas”, devendo
ocupar um breve tempo inicial da reunião, e que só terão eficácia se
todos os intercessores estiverem abertos e sendo movidos pelo Espírito
Santo de Deus.
Faz-se
então um breve momento com oração de perdão individual e orando-se uns
pelos outros, para que sejamos um canal sem obstruções.
A
intercessão é uma oração de batalha espiritual, por isso todos precisam
do sustento da oração uns dos outros. Mesmo durante a semana podemos
recorrer uns ao outros para participar e orar por alguma necessidade
pessoal, mas deve ficar bem claro que ao iniciar o grupo de intercessão,
os interesses pessoais e preocupações ficam de fora, porque nossa
prioridade é prestar um serviço aos irmãos. O nosso enfoque passa a ser o
Grupo de Oração, as intenções da Rede Nacional de Intercessão e os
pedidos da caixinha de pedidos da Reunião de Oração.
Depois
dessas orações iniciais faz-se um grande louvor, ora-se em línguas com
manifestação dos carismas (dom do discernimento, palavra de sabedoria,
palavra de ciência, visualizações etc.), que são utilizados durante toda
a extensão da reunião.
Devemos
pedir ao Espírito Santo a maneira como devemos orar por cada situação,
exercendo a intercessão profética. Muitas vezes somos movidos pelo
Espírito a fazer jejum, rezar o rosário em casa ou naquele momento
fazermos uma intercessão de concórdia. A palavra de ciência ajuda-nos a
orar pela causa de alguma situação ou enfermidade. Para isso é preciso
fazer silêncio e escuta depois do momento de louvor ou da oração em
línguas.
A
Bíblia deve ser usada como referência para a oração e para algumas
confirmações, quanto aos discernimentos. É importante a intercessão ter
um caderno com o histórico do que o Senhor está falando.
Não
é papel da intercessão discernir o andamento do grupo de oração, ao
qual pertence, mas sim suplicar e orar pelas necessidades dos
participantes do grupo. O núcleo é o intercessor principal de si mesmo e
é quem discerne como será o andamento do Grupo de Oração.
As
orações da equipe de intercessão deverão ser inspiradas pelo Espírito
Santo, usando-se os dons necessários às realidades dos pedidos,
principalmente o dom de línguas. Assim é possível fazer oração por cura,
libertação, súplicas, clamor, saturação, conforme a inspiração do
Espírito Santo para a pessoa ou situação apresentada.
Quando
várias pessoas se unem num só espírito e num só coração, há ordem e
harmonia e a eficácia da intercessão se faz sentir conforme o equilíbrio
que a reunião for sendo conduzida. Deve-se procurar evitar que uma
única pessoa monopolize ou queira impor seu discernimento aos demais.
A
reunião da intercessão deve terminar com louvores e orações de ação de
graças, crendo que todas as orações já chegaram diante do trono. Os
intercessores devem também colocar aos pés da cruz de Jesus todas as
dificuldades, fardos e situações que foram apresentadas naquele dia. O
intercessor não leva o fardo dos outros para casa.
O tempo de duração da reunião da intercessão deve ser entre uma hora e meia e duas horas.
Freqüência à Reunião da Intercessão
Assim
como nas reuniões do Grupo de Oração, os intercessores não devem faltar
também às reuniões da intercessão. O dia e a hora do grupo de
intercessão devem ser respeitados e levados a sério. A intercessão é um
ministério de vida, a pessoa continua a interceder mesmo fora das
reuniões, em sua vida diária, em meio aos afazeres. Se um servo, mesmo
sendo bom intercessor, tem dificuldades em frequentar a reunião do Grupo
de Oração e/ou a reunião da intercessão, ele não deve continuar como
servo do grupo.
Naturalmente
doenças, viagens, prioridades de estado (família, estudos) fazem parte
da vida dos intercessores, acarretando por vezes ausências que não podem
ser vistas como infidelidade à aliança, contudo se fizer necessário uma
ausência prolongada, deve-se pedir licença da equipe. Nesses casos
deve-se buscar auxílio para o discernimento tanto para o afastamento
quanto para o retorno.
Para exercer um ministério (serviço), o Senhor sempre dá condições e vai capacitando o servo para exercê-lo.
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