terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mensagem do Dia

 Terça, 8 de Novembro de 2011

A fé rompe barreiras

Com a coragem da fé, podemos viver este dia de maneira diferente: Se no nosso trabalho e na escola há intrigas e divisões, podemos ser sinal de unidade, da mesma forma na nossa família e em todas as áreas da nossa vida.
Muitas vezes, nós nos achamos melhores do que as pessoas com as quais convivemos, mas, na verdade, todos nós “valemos o que somos diante de Deus, e nada mais”. Sejamos humildes.
“De fato, estou compreendendo que o Senhor não faz distinção entre as pessoas” (Atos 10,34b).
Se Deus não faz distinção de pessoas, nós também não podemos fazê-la; ao contrário, precisamos acolher com amor e alegria os irmãos que o Senhor põe na nossa vida, independente da cor, país, posição social, língua ou religião.
Sejamos sinal de alegria e de esperança a todas as pessoas que passarão pela nossa vida no dia de hoje. Peçamos ao Senhor esta graça.
Jesus, eu confio em Vós!


Prof. Felipe Aquino explica

Por que os Papas escolhem novos nomes?

Eleito em 13 de Agosto de 523, São João I foi o primeiro papa a mudar de nome
Pio XII, Leão XIII, João Paulo II, Bento XVI... O que significam esses nomes? Por que ao serem eleitos, os Papas assumem outros nomes?
Atendendo ao pedido de uma internauta, o noticias.cancaonova.com entrevistou o professor Felipe Aquino para entender melhor esse assunto.
Professor Aquino conta que a tradição da troca de nomes surgiu com o Papa João I, no século VI, o qual se chamava Minerva, que era o nome de um deus pagão. A partir daí, os papas passaram a mudar de nome. Mas a mudança de nome tem também um significado. Na Bíblia, quando Deus muda o nome de alguém, Ele está dando-lhe uma função especial.

.: OUÇA entrevista com professor Felipe Aquino http://img.cancaonova.com/noticias/portal/play_audio.jpg
O primeiro a mudar de nome foi Abraão, que antes se chamava Abrão. “De Agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos” (Gn 17, 5). Assim, seu nome significa "pai de uma multidão".


Jacó também mudou de nome e passou a ser chamado por Israel. “Teu nome, disse-lhe Ele, é Jacó. Tu não te chamarás mais assim, mas Israel. E  o chamou  com  o  nome  de  Israel.     Eu  sou  o  Deus  poderoso.     Sê  fecundo  e multiplica-re. De ti nascerão um povo e uma  assembleia de povos; e de teus rins sairão reis.     A  terra  que  dei  a  Abraão  e  a  Isaac,  eu  a  darei  a  ti e  à  tua posteridade” (Gn 35, 10-12).

Já no Novo Testamento, Simão foi o primeiro dos discípulos a responder a pergunta de Jesus “E vós, quem pensais que sou eu?”. Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus, então, lhe disse: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 16-19).
“A mudança de nome significa assumir uma missão específica, uma função. Deste modo, muitos padres e religiosos passam a assumir um novo nome também quando entram na vida religiosa”, esclarece Felipe Aquino.

João Paulo II e Bento XVI: seus nomes e seus pontificados
Ao traçar um paralelo entre o nomes escolhidos pelos últimos papas e seus respectivos pontificados, professor Felipe Aquino salienta que Karol Wojtyla ao escolher o nome João Paulo II, quis seguir aquilo que João Paulo I tinha escolhido, “quis dar a entender que o pontificado dele seria uma continuação do pontificado de Paulo VI e também de João XXIII, dando sequência às mudanças que o Concílio Vaticano II introduziu na Igreja”.
Em 2005, Joseph Alois Ratzinger, por sua vez, ao ser eleito Papa, adotou o nome de Bento XVI. São Bento é patrono da Europa, o reconstrutor do Continente que ficou sem rumo após da queda diante dos bárbaros, no século V. “Foi São Bento com seus mosteiros que levantou a Europa. Assim, o Papa Bento XVI quer fazer a mesma coisa, escolhendo este nome por sua admiração a este santo”, explica o professor.
Deixe também sua sugestão de pauta em nossa caixa de comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário