segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mensagem do Dia

Precisamos ser renovados a todo momento

“Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5b).
Estamos iniciando hoje uma nova semana, e nada melhor do que vivê-la de uma maneira nova. Você deve ter se perguntado: Como faço para viver o novo, se tudo está do mesmo jeito dentro de mim? Temos em nosso favor o Espírito Santo de Deus, que faz novas todas as coisas,  a começar do nosso coração, quando nós lhe damos liberdade para agir na nossa vida.
Concretamente podemos ao longo de todo este dia rezar: Vinde, Espírito Santo e renova-me. Ensina-me a agir de maneira nova. Com certeza, perceberemos no final do dia que alguma coisa mudou dentro de nós.
Espírito Santo, conduza-nos e ensina-nos a viver de maneira nova.

Santuário de Fátima festeja Beatos Francisco e Jacinta

O Santuário de Fátima realiza no domingo, 20, uma festa com especial participação das crianças da comunidade local para celebrar a memória litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta.

Neste dia em que se faz memórias de “duas crianças protagonistas e embaixadoras da mensagem de Fátima para o Mundo”, as celebrações iniciam com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, e depois haverá “uma procissão com as imagens de Francisco Marto e de Jacinta Marto para Igreja da Santíssima Trindade, onde será celebrada a eucaristia”, destaca o comunicado do Santuário .

A animação musical estará a cargo dos meninos e meninas da “Schola Cantorum: Pastorinhos de Fátima”, o coro infantil do Santuário de Fátima.

Nesse mesmo dia, o mesmo coro apresentará um concerto, no Auditório do Centro Missionário Allamano, oferecido pelos Missionários da Consolata, que será dirigido pelo Maestro Paulo Lameiro.

Na noite do sábado, 19, haverá a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo com uma procissão de velas até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde terá lugar uma Vigília de Adoração, junto aos túmulos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco Marto

Nasceu em 11 de Junho de 1908, em Aljustrel. Faleceu no dia 4 de Abril de 1919, na casa de seus pais. Muito sensível e contemplativo, orientou toda a sua oração e penitência para "consolar a Nosso Senhor".

Os seus restos mortais ficaram sepultados no cemitério paroquial até ao dia 13 de Março de 1952, data em que foram trasladados para a Basílica da Cova da Iria, lado nascente.

Jacinta Marto

Nasceu em Aljustrel, no dia 11 de Março de 1910 e morreu em 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, depois de uma longa e dolorosa doença, oferecendo todos os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.

Em 12 de Setembro de 1935 foi solenemente trasladado o seu cadáver do jazigo da família do Barão de Alvaiázere, em Vila Nova de Ourém, para o cemitério de Fátima, e colocado junto dos restos mortais do seu irmão Francisco.

No dia 1 de Maio de 1951, foi feita a trasladação dos restos mortais de Jacinta para o novo sepulcro preparado na Basílica da Cova da Iria, lado poente.

Canonização

O processo de beatificação dos Videntes de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, depois das primeiras diligências feitas em 1945, foi iniciado em 1952 e concluído em 1979.

Em 15 de Fevereiro de 1988, foi entregue ao Santo Padre João Paulo II e à Congregação para a Causa dos Santos a documentação final levou o Santo Padre a proclamar "beatos" os dois videntes de Fátima, a 13 de Maio de 2000.

Espera-se agora a conclusão do processo de canonização. 



Bento XVI

Igreja vai ganhar três novos santos

Bento XVI presidirá cerimônia na segunda-feira, 21
Na próxima segunda-feira, 21, acontecerá um Consistório Ordinário Público para a Canonização de três beatos. A cerimônia será presidida pelo Papa e serve para anunciar a futura canonização, que ainda não tem data prevista para acontecer.

A Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, durante a celebração da Hora Sexta (parte da Liturgia das Horas que acontece ao meio-dia), às 9h (horário de Brasília - 12h em Roma), será o local do encontro.

Os beatos a serem canonizados são:

 - o Arcebispo de Parma e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as missões estrangeiras (Missionários Xaverianos), Dom Guido Maria Conforti;

 - o padre e fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do instituto das Filhas de Santa Maria da Providência, Luigi Guanella;

 - a virgem e fundadora da Congregação das Servas de São José, Bonifacia Rodríguez de Castro.


Acampamento Jovens Sarados 

Jovens sarados, precisamos ganhar almas para Deus


Pe. Edmilson 
Quero voltar com você a primeira leitura de Eclesiástico, ela é excelente para o término de um acampamento jovens sarados. “Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir.” (Eclesiástico 15,18)

Não queira culpar ninguém pelos seus atos, até mesmo Deus, pois você é o responsável pelos seus atos. Não culpe o Senhor, a Igreja, puxe para você a responsabilidade de seus atos. O Senhor te deu a oportunidade de você fazer suas escolhas. Nossas escolhas podem gerar frutos de felicidade ou frutos de infelicidade, a escolha está em nossas mãos.

Eu fui salesiano 5 anos e meio, quando vim para Canção Nova, fiquei aqui por 6 meses ainda como salesiano fazendo meu discernimento. E como Dom Bosco fiquei perdidamente apaixonado pela juventude, assim como Padre Jonas que é filho deste santo. No livro interno da comunidade, monsenhor nos diz: “quase todo final de semana tinha encontros de jovens e naquele tempo, eu fazia tudo sozinho, limpava, arrumava, cuidava do banheiro, e quando o pessoal chegava, eu os acolhia. Durante o encontro tocava violão, não era por vontade de fazer tudo sozinho, mas porque não tinha quem fizesse. Eu pregava, depois celebrava a missa, atendia as confissões e quando conseguia algum padre para ajudar nas confissões, era uma graça. Não ficava tranquilo quando via algum jovem em dificuldade e que ainda não estava aberto para a confissão.”

E eu disse para mim mesmo, enquanto for canção nova, até a morte eu quero seguir esses passos. E o padre Jonas diz para os consagrados da comunidade: “o nosso investimento precisa ser ganhar almas, de manhã, tarde e noite, até quando estivermos sonhando, diante do espelho, se arrumando, seus pensamentos precisam ser ganhar almas, deitar e levantar ganhando almas.” E eu digo para os jovens sarados, precisamos ganhar almas para Deus.

Eu quero criar no coração do meus filhos espirituais essa vontade de evangelizar, a mesma gana que Monsenhor nos ensinou.

Eu fiz a escolha por evangelizar e se eu fiz essa escolha eu preciso ir atrás para dar conta do “recado”. E todos que estão aqui, não estão fora desta, Deus te pedirá contas dos seus. O Senhor não aceitará justificativas. Peça ao Senhor gana pelas almas.

Eu fiz a escolha por evangelizar e se eu fiz essa escolha eu preciso ir atrás para dar conta do “recado”. Pe. Edmilson
Foto: Clarissa Oliveira

Jovens sarados voltem com entusiasmos, voltem 10 vezes mais com vontade de salvar essas almas. Ano que vem esse Centro de Evangelização, tem que estar triplicado. Eu comecei com 3 jovens, mas não se preocupe com números dê qualidade ao que você faz.

Uma das novidade que Deus tem me dado a graça, é o que o monsenhor sempre diz: “Deus não espera estarmos prontos para nos enviar para a missão”. A única coisa que eu não peço para os jovens sarados, é que dê uma formação longa, mas que partilhem o que estão vivendo, é no caminho que Deus vai nos curar, se eu for esperar eles ficarem curados, eu esperarei muito tempo, pois até hoje eu estou sendo curado. O caminho faz com que eles vão se engajando na Igreja.

Padre Roger dizia ontem a respeito da acolhida, e eu digo muito aos jovens sarados: “meus filhos, acolham, acolham!” Eu faço questão de abraçar um por um. Nós precisamos servir, servir. Eu estou lhe ensinando hoje uma herança interna da Canção Nova.

“Os olhos do Senhor estão voltados para aquele que o temem” (Eclesiástico 15,20)

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto
Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e retuite a mensagem que mais falar ao seu coração e utilize a tag #JovensSarados

Nenhum comentário:

Postar um comentário