sábado, 25 de maio de 2013

Formação - Ministério de Intercessão




ALICERCES DA VIDA DO INTERCESSOR
INTRODUÇÃO
“O intercessor não é aquele que somente faz à Deus uma oração de pedidos. Não. Ele conhece o coração de Deus. E porque o ama e sabe que é amado por Ele, nesse amor, ele atinge o coração de Deus, através da intercessão que se torna um humilde diálogo de amor.”
A palavra interceder significa “colocar-se entre”, ou seja, o intercessor e aquele que se coloca entre aquele que pode dar e aquele que deseja receber. No caso do ministério de intercessão, o intercessor é aquele que se encontra entre Deus Pai e a sua criação. Ele é como um advogado no Reino de Deus, um advogado de defesa, que defende as causas do Reino.
Os intercessores que desejam aprofundar e avançar cada vez mais não só na vida pessoal, como no ministério, devem também procurar crescer na visa espiritual alicerçados nas seguintes prática espirituais:

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

“Sábios sã aqueles que o adoram.” (salmo 110,10b)
A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).Adorar a Deus é, no respeito e na submissão absoluta, reconhecer "o nada da criatura", que não existe a não ser por Deus. Adorar a Deus é como Maria no Magnificat, louvá-lo, exaltá-lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratidão que ele fez grandes coisas e que seu nome é santo (cf. Lc 1,46-49).
O intercessor deve ter um coração adorador, pois a adoração do Deus único liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo, e nos leva amar os irmãos a tal ponto de se colocar na brecha e sofrer junto como o povo pelas suas fraquezas, "perseguindo o sonho de Deus", que é a salvação de todos.

ORAÇÃO PESSOAL

Fases da oração pessoal
Disposição Interior: vai-se para a oração não apenas para cumprir um dever ou para encarar algo difícil e inútil, mas para dialogar com o pai, para um encontro de amor, procurando ouvir o Espírito Santo e aprender com Ele, por isso a primeira exigência é entrar em clima de oração.
Escolher um bom lugar: Onde possa rezar melhor, que ajude a viver o clima de oração, assim como Jesus se retirava para os lugares específicos como o deserto, a montanha, também nós precisamos ficar a sós com Deus e o lugar deve ser propicio para isso.
Tempo: É indispensável se preparar para a oração definindo um horário do dia que seja favorável, ser fiel a esse tempo, Jesus se levantava de madrugada para orar e passava a noite inteira em oração (Lc 6, 12; Mc 1,35)
Serenidade Interior: A inquietação do coração e a agitação interior perturbam a oração, para uma oração eficaz é necessário esvaziar-se das preocupações da vida.
Posição do corpo: Não significa a posição mais cômoda, e sim aquela que facilite a concentração e possibilite que a oração flua com naturalidade.
Silencio Exterior: Em meio a tanto barulho, que muitas vezes independe da nossa vontade, sendo externo a nos, requer uma capacidade interior de desligar-se, não se incomodar com o barulho.
Silêncio Interior: Buscar o recolhimento, evitar o que possa tirar o foco do diálogo com Deus.
“Como Deus poderá preencher seu coração com a sua presença, se você está entulhado de tantas coisas.”
“Só uma mente recolhida e tranqüila dialoga com Deus.”
Dar-se Conta do valor e da importância da oração: Eis um princípio básico para começar a persevera na oração, reconhecer que isso é fundamental para a minha vida, assim como o ar que eu respiro. Não se faz aquilo que não se julga importante, e o que é mais importante, unir-me a Deus, esta é a finalidade da oração, independente se sinto ou não sua presença.
Pedir a presença do Espírito Santo: O doce hospede da alma, nosso mestre interior, somente sob sua moção e condução podemos viver bem nossa oração pessoal.

Avaliação da oração

Transformação de vida (metátonia= mudança de vida). Quando Deus entra em nossa vida , ele nos desinstala, iniciamos um processo de conversão, ou seja, mudança de mentalidade, conceitos. Aquilo que antigamente tínhamos como prioridade passa a ter menos importância, nossa prioridade passa a ser o Senhor, que não nos deixa alienados a realidades que nos cerca, mas nos faz olhar para as situações com o seu olhar.
Nossa opinião muda. Principalmente o julgamento com relação às pessoas. É um ponto de engrandecimento para o intercessor, pois é quando sem preconceitos exercemos a misericórdia e a compaixão, se as experimentamos na oração, na intercessão nós a exerceremos.
Os apelos são nítidos e claros. Não são as pessoas ao nosso redor que mudam,, mas sim nós  que nos transformamos pela oração pessoal. A parti da nossa mudança, nossas famílias serão transformadas, pelos frutos nos conhecerão.
Passamos a ser pessoas ungidas. Vivendo o batismo no Espírito Santo com todas as suas conseqüências.

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO (I Jo 1, 8-9)

Cada vez mais cresce a necessidade de vivermos em estado de graça, na busca da santidade. Um dos meios para isso é o sacramento da reconciliação. A confissão regular ajuda-nos a formar nossa consciência, a lutar contra as más inclinações.
Para uma confissão bem feita é preciso:

- EXAMINAR nossa consciência para descobrir nossos pecados
- ARREPENDIMENTO, dor de ter ofendido a Deus
- PRÓPOSITO ou vontade séria de não querer pecar mais
- CONFISSÃO, contar meus pecados ao padre
- SATISFAÇÃO, rezar aquilo que o padre mandou (PENITÊNCIA)
- ESQUECIDO, na confissão fica perdoado
- PECADO ESCONDIDO, na confissão não o fica perdoado.            
PALAVRA DE DEUS

O intercessor não só precisa conhecer a palavra de Deus, como vivê-la no seu dia a dia. Madre Tereza de Calcutá costumava dizer que muitas vezes somos o único evangelho que alguns irmãos lêem.

LEITURA ORANTE DA PALAVRA

A leitura orante da palavra ou, Lectio Divina, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. Santa Terezinha dizia  que em seu período de aridez espiritual, quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela buscava no evangelho o alimento da sua alma.

OS PASSOS DA LECTIO DIVINA (LEITURA ORANTE DA PALAVRA)

Oração Inicial:
Antes de iniciarmos a Leitura da Bíblia devemos pedir o Espírito Santo para nos ajudar a entender e viver a santa palavra de Deus.
Leitura:
Com calam e atenção, se for preciso, ler quantas vezes forem necessárias, ler como se estivesse vendo a cena, se colocar na cena.
Meditar:
Na meditação saboreamos a palavra de Deus, confrontando com a nossa vida.
Orar:
A meditação desemboca na oração, sem se preocupar com palavras, é a oração que brota do coração.
Contemplar:
Este momento pertence a Deus, momento de permanecer em silêncio diante de Deus, às vezes fé necessário um esforço para estar na presença de Deus.
Agir:
É levar a palavra de Deus e o fruto desta oração para a vida.
 “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”  (Gálatas 2:20)

ROSÁRIO

Indispensável para os intercessores, pois através desta oração combatemos o grande inimigo de Deus e dos homens, sabemos que “ele” tem ódio da Virgem Maria , por isso   o santo rosário é uma oração tão eficaz.
João Paulo II: “O Rosário, lentamente recitado e meditado — em família, em comunidade, pessoalmente — vos fará penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos os acontecimentos que são a chave de nossa salvação” (Alocução de 6 de maio de 1980).

JEJUM
Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem.
 Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer
 Abordamos aqui o aspecto prático do jejum. Existem várias modalidades de jejum, trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para você.
     

Jejum da Igreja
 Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.
      Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim.
      Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.
      O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.
      Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.
      O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.
      O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar", de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.
      Para quem é disciplinado - e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum.
      Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.
     

Jejum a pão e água
  Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais.
      Não se trata de comer pão e beber água ao mesmo tempo. Pelo contrato: é preciso evitar isso. Nosso tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no estômago, provocando dor de cabeça.
      É melhor ir comendo aos poucos durante todo o jejum. Você vai perceber que, nesse dia, o pão adquire um novo sabor. Também se deve beber água várias vezes no decorrer do dia. O organismo precisa de água. Por isso, tome água, mesmo que você não tenha sede.
      O principal desse tipo de jejum é que você só coma pão e beba apenas água.

Jejum à base de líquidos
      O terceiro tipo de jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina.
      Tratando-se de líquidos, temos uma grande variedade de opções e de combinações possíveis; todas elas nos mantêm alimentados e bem dispostos sem a quebra do jejum.
      É recomendável passar o dia tomando chá. Existem vários tipos de chá, podendo-se escolher. Desde que seja quente e com um pouco de açúcar ou mel, o chá alimenta e mantém o estômago aquecido, o que é muito bom. Quem não puder usar açúcar nem mel, pode usar adoçante ou tomar chá puro; fazendo assim estará se privando da glicose, que é alimentícia, mas conservará as vantagens do chá e do calor. Mas, se preferir, você poderá tomá-lo frio ou gelado, especialmente no verão.
      laranjada, limonada e sucos de fruta também são indicados para esse dia. O mesmo acontece com os sucos de legumes, como cenoura e beterraba, e de verduras. Veja bem: tome suco, não vitamina. Combinando-se frutas, legumes e verduras, as possibilidades aumentam bastante.
      Os vários sucos, adoçados ou não com açúcar, mel ou adoçante, são sempre alimentícios, deixando o corpo leve para a oração e para as outras atividades intelectuais ou físicas.
      Outra boa opção para esse tipo de jejum é a água de coco, que é completa, jé tendo tudo para nos manter hidratados e alimentados. Especialmente para quem tem a sorte de viver nos lugares onde há coqueiros, um jejum a base de água de coco é excelente. Não existe melhor hidratante.
      
     Qualquer pessoa, mas em especial os idosos e os doentes, pode fazer um jejum muito saudável à base de caldos. Tal como os sucos, os caldos também apresentam um grande variedade.
      Observe, no entanto, que estou me referindo a caldos, e não a sopas e canjas, embora se possa fazer caldo de frango e até de carne. O que importa é que o caldo é líquido e tem como vantagens ser nutritivo e quente, além de conter sal.
      Especialmente em dias frios, os caldos são uma ótima maneira de fazer jejum, pois com eles temos garantida a ingestão das calorias necessárias às nossas atividades, espirituais em particular.
     

O Jejum completo
      Nesse quarto tipo de jejum, não se come coisa alguma e só se bebe água.
      É recomendável que, antes de experimentar essa forma de jejum, você já tenha feito o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino.
      No jejum completo, é fundamental beber várias vezes ao dia. Não é bom fazer jejum a seco, isto é, sem tomar água, especialmente quando não se tem um bom treinamento.
      Mas é possível fazer jejum sem ingerir mesmo água? Sim, como eu já disse, é possível. Porém só as pessoas bem experientes devem tentar fazê-lo.
      É fundamental ter em mente que não estamos nos submetendo a um teste de resistência. Não precisamos provar nada a ninguém: nem a nós, nem ao Senhor. O objetivo do jejum é nos encontrar com Deus, favorecer a oração e nos disciplinar. Ele serve para nos abrir à Graça da contemplação, da intercessão a da Unção do Espírito Santo.
      Como dissemos acima, nosso organismo precisa de água. Ele necessita estar bem hidratado para agir e reagir no campo espiritual. E como o nosso jejum se destina a combatentes que batalham por Deus na dimensão espiritual, tome água várias vezes ao dia quando praticar o jejum completo.
      Quanto a hora de terminar o jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala em encerrá-lo às quatro da tarde. Você pode terminá-lo às cinco, às seis ou às oito horas da noite. O importante é ser comedido e agir com sabedoria. Nossa intenção não é bancar os heróis.
      Repito: não temos de provar nada a ninguém, nem a nós e nem mesmo ao Senhor.
     

OBSERVAÇÕES FINAIS

  Um erro muito comum que as pessoas cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar café da manhã. Agindo assim, elas na verdade começam a jejuar a partir da última refeição que fizeram, na véspera, e não pela manhã.
      Essas pessoas mal-informadas acabam ficando com dor de cabeça, que em geral; começa bem cedo. Ora, dor de cabeça não é o objetivo do jejum. Além disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isso é totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando.
      É bom que você tome tranquilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir daí, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, você fica livre dos ácidos do estômago, da dor de cabeça, da irritabilidade e da indisposição. E isso custa muito pouco: basta tomar café da manhã como nos outros dias.
      Se você não quer mesmo comer nada, ou é daqueles que não fazem uma refeição pela manhã, ao menos beba alguma coisa, de preferência quente. Isso vai fazer bem ao seu aparelho digestivo, preparando-o para o dia de jejum.
      O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.
      Você provavelmente é uma das muitas pessoas que não conheciam o que acabei de apresentar e que por esse motivo não jejuava. Agora, com uma nova compreensão do jejum, comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao Corpo de Cristo.
      Deus abençoe o seu jejum!

CONCLUSÃO
Em nossa vida cristã, é necessário que tenhamos disciplina e obediência, vivendo os alicerces (tripé) para não cair, e também para buscar crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo
Procurar conscientizar que os maiores beneficiados com o hábito da Oração Pessoal, a busca assídua aos Sacramentos e Leitura da Palavra de Deus, somos nós.


COMO É A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO?

Desenvolvimento da Reunião da Intercessão

Sendo participantes do Grupo de Oração, os intercessores devem fazer a reunião do ministério de intercessão, em outro momento, de preferência num dia da semana diferente do grupo.
Os membros do grupo de intercessão devem preparar-se antes de ir para a intercessão na oração pessoal,
 por alguma forma de jejum, meditação do terço, devoções pessoais etc.
O local pode ser numa capela, na casa de um intercessor ou numa sala da paróquia.
Não há exigência que seja diante do sacrário.
O critério de discernimento deve ser a privacidade e a liberdade no Espírito que os intercessores terão no lugar escolhido.
Para iniciar Na reunião da intercessão, sugere-se:
A oração de São Miguel Arcanjo;
O Magnificat (cf. Lc 1,46-55);
Cântico de libertação, pedindo a proteção de Maria Santíssima como mãe e intercessora;
A armadura do Cristão (cf. Ef 6,10-17);
Pedir o dom da humildade (cf. 2 Cor 10,4-5);
A proteção do Sangue de Jesus sobre nós, nossas casas, famílias, trabalhos, etc (cf. 1 Pd 1,18-19; Rm 5,9).

Ressaltamos, contudo que essas orações não são “fórmulas mágicas”, devendo ocupar um breve tempo inicial da reunião, e que só terão eficácia se todos os intercessores estiverem abertos e sendo movidos pelo Espírito Santo de Deus.
Faz-se então um breve momento com oração de perdão individual e orando-se uns pelos outros, para que sejamos um canal sem obstruções.
A intercessão é uma oração de batalha espiritual, por isso todos precisam do sustento da oração uns dos outros. Mesmo durante a semana podemos recorrer uns ao outros para participar e orar por alguma necessidade pessoal, mas deve ficar bem claro que ao iniciar o grupo de intercessão, os interesses pessoais e preocupações ficam de fora, porque nossa prioridade é prestar um serviço aos irmãos. O nosso enfoque passa a ser o Grupo de Oração, as intenções da Rede Nacional de Intercessão e os pedidos da caixinha de pedidos da Reunião de Oração.
Depois dessas orações iniciais faz-se um grande louvor, ora-se em línguas com manifestação dos carismas (dom do discernimento, palavra de sabedoria, palavra de ciência, visualizações etc.), que são utilizados durante toda a extensão da reunião.
Devemos pedir ao Espírito Santo a maneira como devemos orar por cada situação, exercendo a intercessão profética. Muitas vezes somos movidos pelo Espírito a fazer jejum, rezar o rosário em casa ou naquele momento fazermos uma intercessão de concórdia. A palavra de ciência ajuda-nos a orar pela causa de alguma situação ou enfermidade. Para isso é preciso fazer silêncio e escuta depois do momento de louvor ou da oração em línguas.
A Bíblia deve ser usada como referência para a oração e para algumas confirmações, quanto aos discernimentos. É importante a intercessão ter um caderno com o histórico do que o Senhor está falando.
Não é papel da intercessão discernir o andamento do grupo de oração, ao qual pertence, mas sim suplicar e orar pelas necessidades dos participantes do grupo. O núcleo é o intercessor principal de si mesmo e é quem discerne como será o andamento do Grupo de Oração.
As orações da equipe de intercessão deverão ser inspiradas pelo Espírito Santo, usando-se os dons necessários às realidades dos pedidos, principalmente o dom de línguas. Assim é possível fazer oração por cura, libertação, súplicas, clamor, saturação, conforme a inspiração do Espírito Santo para a pessoa ou situação apresentada.
Quando várias pessoas se unem num só espírito e num só coração, há ordem e harmonia e a eficácia da intercessão se faz sentir conforme o equilíbrio que a reunião for sendo conduzida. Deve-se procurar evitar que uma única pessoa monopolize ou queira impor seu discernimento aos demais.
A reunião da intercessão deve terminar com louvores e orações de ação de graças, crendo que todas as orações já chegaram diante do trono. Os intercessores devem também colocar aos pés da cruz de Jesus todas as dificuldades, fardos e situações que foram apresentadas naquele dia. O intercessor não leva o fardo dos outros para casa.
O tempo de duração da reunião da intercessão deve ser entre uma hora e meia e duas horas.
  

Freqüência à Reunião da Intercessão

Assim como nas reuniões do Grupo de Oração, os intercessores não devem faltar também às reuniões da intercessão. O dia e a hora do grupo de intercessão devem ser respeitados e levados a sério. A intercessão é um ministério de vida, a pessoa continua a interceder mesmo fora das reuniões, em sua vida diária, em meio aos afazeres. Se um servo, mesmo sendo bom intercessor, tem dificuldades em frequentar a reunião do Grupo de Oração e/ou a reunião da intercessão, ele não deve continuar como servo do grupo.
Naturalmente doenças, viagens, prioridades de estado (família, estudos) fazem parte da vida dos intercessores, acarretando por vezes ausências que não podem ser vistas como infidelidade à aliança, contudo se fizer necessário uma ausência prolongada, deve-se pedir licença da equipe. Nesses casos deve-se buscar auxílio para o discernimento tanto para o afastamento quanto para o retorno.
Para exercer um ministério (serviço), o Senhor sempre dá condições e vai capacitando o servo para exercê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário