quarta-feira, 12 de junho de 2013

FORMAÇÃO MENSAL: JUNHO - A ORAÇÃO DE INTERCESSÃO: O QUE É INTERCEDER

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA
MINISTÉRIO DIOCESANO DE INTERCESSÃO
FORMAÇÃO MENSAL: JUNHO
A ORAÇÃO DE INTERCESSÃO: O QUE É INTERCEDER
“Seu coração clama ao Senhor. Ó muralha da filha de Sião, transborda dia e noite a torrente de tuas lágrimas! Não te dês descanso, e teus olhos não cessem de chorar! Levanta-te à noite; grita ao início de cada vigília; que se derrame teu coração ante a face do Senhor. Ergue para ele as mãos, pela vida de teus filhos que caem de inanição, em todos os cantos das ruas.” (Lamentações 2, 18 -19).
Os guardas ou sentinelas na Bíblia ficavam sempre em alerta para qualquer ação do inimigo contra a cidade, eles deveriam comunicar a aproximação de qualquer pessoa das muralhas da cidade. Os intercessores são sentinelas do Senhor, a tarefa do intercessor é a de guardar os lugares indicados pelo Senhor, Quando intercedemos nossas orações criam cercas em torno dessas pessoas, dificultando os ataques do inimigo.
DESENVOLVIMENTO
Interceder é engajar-se numa batalha espiritual, em favor das necessidades de alguém.
A palavra INTERCESSÃO, em si, que dizer ação de pôr-se entre.
Todos nós que somos chamados a este ministério temos que ter consciência que o objetivo da intercessão é SALVAR ALMAS.
Interceder é se colocar na brecha em favor de alguém, é pedir em favor do outro, desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus.
 “Tenho procurado entre eles alguém que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra, a fim de prevenir a sua destruição, mas não encontrei ninguém.” (Ezequiel 22,30)
É importante no momento que se intercede tanto individualmente, quanto em equipe, se detectar não só as brechas que estão ocorrendo, como também saber do senhor (pela escuta) como “fechá-las”.
“Sobre tuas muralhas, Jerusalém, coloquei vigias; nem de dia nem de noite devem calar-se Vós, que deveis manter desperta a memória do Senhor, não vos concedais descanso algum e não o deixeis em paz, até que tenha restabelecido Jerusalém para dela fazer a glória da terra.”(Isaias 62, 6 -7)
Para intercedemos conforme a vontade de Deus, uma vez que não temos capacidade alguma, faz-se necessário o derramamento do Espírito Santo.
Os dons do Espírito Santo principalmente os carismáticos são as armas que o Senhor coloca nas mãos do Intercessor para a batalha, o intercessor deve está aberto e pedir cada vez mais o Espírito Santo, que é o doador de todos os dons, e assim na oração de intercessão usar os dons de profecia, palavra de sabedoria, palavra de ciência, dom de línguas, discernimento dos Espíritos, visualizações, etc., conforme a necessidade da intercessão.
Encontramos algumas dificuldades com relação ao uso dos carismas, principalmente o de profecia.
Corremos dois riscos:
1º - Negligenciar o carisma, por achar que é humano, por não se achar capacitado, preparado.
2º - Outro risco que corremos é o da falsa profecia, aproveitar a oportunidade para mandar recados para alguns irmãos.
Como definir a profecia:
É o dom pelo qual Deus manifesta seus próprios pensamentos, de forma que tal mensagem possa ser dada por um indivíduo, por um grupo de indivíduos ou por uma comunidade.
A profecia é “uma graça carismática pela qual Deus usa certo homem (pessoa) como instrumento para uma mensagem divina, destinada ao indivíduo ou à coletividade. Mesmo sendo evidenciado na Bíblia, em muitas situações, a profecia não se refere, necessariamente, ao futuro”.
Pode existir falsa profecia.
Quando acontece o anúncio de uma falsa profecia, logo a comunidade percebe que se trata de algo que não tem fundamento, nem o respaldo das Escrituras ou dos documentos da Igreja. Nestas situações o uso do dom do discernimento é fundamental na averiguação da profecia.
A falsa profecia pode ser detectada pelos seus frutos: esta causa um mal-estar na comunidade, e a sensação de que o que se ouve nada tem de verdadeiro. Deus jamais inspirará uma profecia que contradiga o que Ele, anteriormente já inspirou (nas Escrituras e documentos da Igreja).
Existem também as não-profecias e as psudoprofecias. As não-profecias, por vezes, podem ser palavras ungidas, mas não são profecias. As pseudoprofecias acontecem quando, alguém na tentativa de utilizar o dom, cede ao impulso de falar, sem prévio discernimento. Os lideres percebendo o acontecimento das pseudoprofecias por mais de uma vez, devem corrigir a pessoa.
Confirmação da profecia
Uma profecia pode ser inspirada por Deus em mais de uma pessoa, quando a primeira profecia é proclamada, as outras pessoas, tendo-a recebido, de igual forma poderão, por sua vez, acrescentar: “Eu confirmo esta profecia”. Após a profecia ser proclamada, aconselha-se louvar ao Senhor e não aplaudir.
DISCERNIMENTO: É um dos dons carismáticos mais importantes para ser exercidos na intercessão, pois através dele o Espírito Santo irá revelar se o que se está orando, tem a interferência, do divino, do humano ou do mal/inimigo.
Alguns princípios a considerar no campo do discernimento:
·         Pedir a Deus para revelar se é, e quem é o príncipe da maldade que está operando naquela situação, lugar ou pessoa;
·         Neutralizar esse inimigo;
·         Liberar o poder de Deus em nome de Jesus Cristo;
·         Pedir o Espírito Santo que preencha aquela área.
Dom do discernimento: Para possuir discernimento, o básico é aprender a ouvir o Senhor; suas emoções, inspirações.
O Papa Paulo VI destacou em um de seus pronunciamentos: "O dom dos dons para os tempos de hoje é o discernimento". E é mesmo, do contrário somos levados por ventos de várias doutrinas, a mesmo, sem saber para onde vamos.
ETAPAS NA ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

IDENTIFICAÇÃO: É o 1º. Momento onde nos identificamos com a dor e situação pelas quais estivermos orando. Jesus levou sobre si nossas dores e sofrimentos (Isaías 53), assim nos identificamos com o aflito, o doente, famílias em desacordo, etc. Contudo apresentamos e entregamos tudo a Jesus Cristo.
Identificação é empatia, ou seja, eu sinto como você sente, a empatia nos auxilia a não julgarmos as pessoas, mas apresentá-las ao Senhor apresentando-lhes suas feridas.
Exemplos na Palavra de Deus: Daniel no cap. 9 ele se confessa transgressor pelo povo. O mesmo acontece com Neemias (cf. Ne 4,4-6). Moisés levando a carga do povo no deserto, etc.
COMPAIXÃO: É parte inseparável do intercessor, uma vez que é a própria identidade de Jesus Cristo e todo aquele que com Ele se encontra e identifica. Jesus é a expressão da misericórdia e compaixão de Deus para com a humanidade decaída.
Quando deixamos o Espírito Santo operar em nós, entramos na dor das pessoas como aquele que tem empatia = sofre junto, com. Em Mateus 9,35-38 Jesus se compadece das multidões, vê suas necessidades de salvação e logo em seguidanomeia apóstolos (Mat 10) e os envia com a Sua autoridade para o mesmo fazerem. Pela compaixão como corpo, estamos sentindo junto e clamando como se fosse conosco.
A compaixão gera a cura dos enfermos (Mateus 14,14)
A compaixão gera a multiplicação dos pães e peixes para os famintos (Mateus 15,32)
A compaixão faz o cego abrir os olhos (Mateus 20,34)
A compaixão torna o leproso são (Marcos 1,40-41)
A compaixão traz à vida o morto (Jo 11,33-35)
AUTORIDADE: Cristo nos delegou sua autoridade (Lucas 10,19). Temos inimigos e batalhas a vencer; para isso dependemos do poder e da ação ilimitada do Senhor, Rei do universo! Ele venceu o príncipe deste mundo tenebroso, suas potestades e principados, triunfando deles pela cruz! Em Cristo somos mais que vencedores (Romanos 8,37). Sabemos que lutamos contra um inimigo derrotado e vencido. Nosso papel é, de que, como filhos de Deus, amados, resgatados e lavados pelo sangue de Jesus, entramos numa ofensiva de oração intercessória por aqueles que não vivem a salvação de Jesus em suas vidas ou estão sendo atormentados pelo demônio.
Lucas 10,19 – Cristo nos delega sua autoridade que todo batizado deve assumir. Para se ter autoridade temos que ter intimidade com o Senhor.
Fonte: - MÓDULO SERVIÇO – APOSTILA 1 MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO (CAPÍTULO IV)
            - Algumas colocações próprias, dentro da realidade da nossa diocese, por exemplo, com relação ao uso do carisma de profecia. 
A seguir, uma reflexão que traduz perfeitamente a missão do intercessor, refletimos na nossa reunião mensal deste mês, para que os intercessores tenham consciência da grandeza do seu ministério, do quanto é sublime a sua missão, e tenham consciência do seu chamado.
O INTERCESSOR

O que são estas marcas profundas no chão?
O intercessor já esteve aqui…
E estas águas que formam um fio de rio que rega esta terra?
São as lágrimas vivas que descem do rosto do intercessor que semeia incansável, na Terra das causas perdidas, no vale da sombra da morte, no vale dos ossos sequíssimos.
E, por que o lugar está cheio de vida, sonho e esperança?
É que o intercessor não respira, não pensa, não sente, não crê e não vive da mesma maneira que aqueles que param no meio da estrada, ou desistem já quase no fim!
A oração e o clamor movem o íntimo do intercessor – ele é mesmo assim!
O intercessor é ligado na voltagem da eternidade:
Só pára pra ouvir o Senhor,
Só pára pra ouvi-LO e adorá-LO
Só pára pra se abastecer de unção, de amor, de compaixão.
Não pára, mesmo ao ver a vitória,
Não pára, mesmo ao ver o milagre,
Não pára, mesmo estando cansado,
E, se a sua angústia ou luta é grande… não pára.
Parece ingrato e injusto o fato de que os olhos da Terra, quase todos, não vêem a ação poderosa que advém do clamor de um intercessor.
Muitos não sabem que esta coluna é a espinha dorsal deste Corpo.
Mas quem disse que ele se importa?
Quem disse que a fama o atrai?
Quem disse que ele busca conforto e poder?
Descansa nos braços do Pai…
Poder DE DEUS o atrai…
Ele vive para Deus, e isso basta.
O intercessor tem a unção de profeta, a unção de guerreiro, a unção de adorador,
a unção de sacerdote:
Deus toma sua boca emprestada… conta pra ele os Seus segredos;
Sua força e coragem sustentam seus braços como o valente no meio da guerra;
O seu coração se desmancha de amor e paixão pelo Amado Senhor, e do Céu ele traz a palavra que cura e apascenta – e assim acontece.
Glória a Deus pela vida do intercessor!
Glória a Deus por gente como vocês!
Olhar pra vocês nos dá força.
A gente fica mais inspirado…
O próprio Senhor é quem cobre vocês, e guarda vocês, e alegra vocês, e traz paz e desata os céus, e abre sobre vocês os tesouros escondidos.
É isso mesmo:
Quem cuida do intercessor
É O Intercessor em pessoa!
"Deus está no Trono, nós estamos aos Seus pés. Entre nós e Ele apenas a distância de um joelho"
Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus.
Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário