sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Roteiro para o Grupo de Oração "Sopro de Vida"

Paróquia de São Sebastião de Caraúbas
Renovação Carismática Católica
Grupo de Oração "Sopro de Vida"

Dia: 23/10/2010 - Sábado
19h - Capela de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA       
Bairro Dr. Sebastião Maltez Fernandes - Caraúbas-RN
  • Pregador: Júlio Cezar
  • Acolhida: Rita Leite e Betânia
  • Terço: Rafaela e Diogo
  • Louvor: Fábio, André Santos, Ángélica, Karine, Lilian e Regina
  • Intercessão: Ana Costa e Dorinha Almeida
Sinta-se convidado para participar conosco, deste momento de louvor e oração.

Agradecemos a sua participação.

 DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DE CARAÚBAS

http://www.familiajm.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/semana-crianca-meu-cantinho-copy.jpgEspaço 
da 
Criança

Santa Missa das Crianças
TODOS OS DOMINGOS ÀS 8h 

Participe todos os Domingos de um encontro pessoal com o Senhor na Santa Missa para as Crianças, às 8h da manhã na Igreja Matriz de São Sebastião.
            "Deixai vir a mim as Criancinhas", cumpramos o apelo do Senhor!

RCC - Caraúbas-RN

       Grupo de Oração "Sopro de Vida"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-a8EN-Pmz5eelVEHFtirxpHZijonDPZuc1K0z_brRJrAq-HGrcRyU-QqG4msO07rYFv75THDt3CFhwNx3f_hXSRej-bzjTC0bZ9Q7WDCz5xBGxImOBO0Q8_dG_2bywjhKuCLS9cWGdEI/s400/A+missa+das+crian%C3%A7as.jpg
  Jesus abençõa as Criancinhas!

http://rcccordeiro.files.wordpress.com/2010/01/cropped-topo2.jpg

Dons Carismáticos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiyz_nzTROX55HMGcpQq5CtxxD0BPDmiZ6D0HoO43qbnUIueQiPXy4iiu94c3oywnKM8QbQNgGQRXBvptMs3v1Ue6YPic5AHYwomrZMgh-GZUj4a586RY8l3zO6aXJNw92RoHN5eOMAWI/s1600/dons-divino-2.jpg 
Dons do Espírito Santo
Atualmente costuma-se separar, aqueles que são e os que não são carismáticos. Entretanto, esta separação não existe de fato, pois toda igreja é carismática, visto que ela é originalmente desde as suas origens, a começar pelo seu fundador, Jesus Cristo. Portanto, a expressão “carismático”, tem dois sentidos: aqueles que usam os dons carismáticos sobrenaturais e aqueles que são, por lhes serem próprios, uma vez que a igreja toda é carismática.
Neste contexto dividimos os dons em: ordinários e os extraordinários, os ordinários são os de natureza comum, como por exemplo, o dom musical, aquele que tem facilidade no relacionamento com a música; e os extraordinários são aqueles citados em 1 Co 12.8-10 – (1) Palavra da Sabedoria; (2) Palavra do Conhecimento; (3) Fé; (4) Curas; (5) Operação de milagres; (6) Profecia; (7) Discernimento de espíritos; (8) Variedade de línguas; (9) interpretação de línguas, portanto sobrenatural, concedidos por Deus através do Espírito Santo. Teologicamente, definiremos dom partindo de sua origem que se encontra no grego charisma, que significa “donativo de caráter imaterial, dado de graça”, portanto, os dons são capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo com o propósito de edificar a Igreja, visto que os dons são dados à igreja para a sua própria edificação (1Co 14.12), levando-a a manter e a desenvolver sua unidade no corpo de Cristo (Ef 4.4-6).
No Livro dos Atos dos Apóstolos e pelos escritos biográficos e reflexivos de tantos Padres da Igreja dos séculos I ao VII, vemos que os carismas eram comuns no início da Igreja. Muitos santos da igreja, a partir do século IV, já acreditavam que os dons carismáticos sobrenaturais foram necessários apenas para a difusão no início da igreja e já não eram mais necessários. Pode ser que era da vontade de Deus que os dons carismáticos “se apagassem” por um período da história (de maneira comum), porém na virada do século XIX para o XX, temos a certeza que o Senhor começa a preparar novamente o coração da humanidade para “uma nova brisa”, com a publicação da carta encíclica Divinum Illud Munus de Leão XIII. Começa a surgir uma renovação e não uma inovação como muitos pensam. O movimento de renovação carismática não traz, portanto, a novidade dos carismas, mas como seu próprio nome sugere, veio renovar esta realidade carismática que se encontrava “adormecida”, mas nunca apagada no seio da Mãe Igreja.
Portanto, os Grupos de Oração ou qualquer expressão carismática têm a responsabilidade de evangelizar carismaticamente, ou seja, com o uso dos dons sobrenaturais de serviço para a edificação da igreja de Cristo, uma vez que os carismas devem nos conduzir sempre a Jesus, centro e Senhor de nossas vidas. Dessa forma, os carismas não giram em torno de si mesmos, ou daqueles que o usam, mas sim esta sempre a favor dos outros, para auxiliá-los no encontro pessoal com Jesus.
São Paulo nos ensina acerca de nove carismas na I Carta aos Coríntios nos Capítulos de 12 a 14. No entanto, a Igreja reconhece, hoje, mais de trezentos outros carismas que, igualmente, ordenam-se à edificação do Reino de Deus e à missão evangelizadora no mundo. Aqui, vamos refletir acerca dos nove Dons Carismáticos elencados pelo Apóstolo Paulo (cf. I Cor. 12, 7-11) e que são os mais utilizados nas denominações carismáticas. Para fins didáticos, podem ser divididos em Dons de Revelação, de Inspiração e de Poder.
fonte: Alexandre Borges

Santo do Dia 
          23/Outubro
http://img200.imageshack.us/img200/9974/saojoao.gif 
São João de Capistrano, Confessor

Nasceu na Itália, onde foi juiz de direito e governador de uma cidade. Devido a intrigas políticas, esteve algum tempo preso, e pouco depois perdeu a esposa, ainda jovem. Desiludido do mundo, quis ingressar na Ordem franciscana. O superior do convento, receando que estivesse movido por um capricho passageiro, quis experimentar sua vocação: ordenou-lhe que andasse pelas ruas de Perugia montado num jumento, com trajes ridículos e uma mitra de papelão na qual estavam escritos alguns pecados que cometera. Isso, na cidade em que pouco antes ele exercera elevadas funções e onde todos o tinham na conta de homem sério e ajuizado! O Santo obedeceu heroicamente à espantosa arbitrariedade do superior. Essa foi, entretanto, apenas a primeira de uma série de humilhações que teve de sofrer para ser religioso. Duas vezes foi expulso do convento, por ser considerado inútil. Mas, com humildade, ficou do lado de fora do edifício implorando a readmissão até que lhe abriram as portas. Afinal foi aceito e professou na Ordem. Desde esse dia até à morte, durante 36 anos, somente se alimentou um vez por dia e nunca comeu carne. Foi amigo de São Bernardino de Sena e juntos trabalharam para a restauração do autêntico espírito franciscano na Ordem. Pregador inspirado, conseguiu certa ocasião, na cidade de Leipzig, com um único sermão pregado em latim, atrair para a vida religiosa 120 jovens estudantes. Superou tal façanha em Cracóvia, onde 130 estudantes se tornaram religiosos depois de ouvirem um sermão seu. Já alquebrado pela idade e pelas doenças, ainda pregou uma cruzada contra os turcos maometanos que ameaçavam a Cristandade. Com habilidade diplomática conseguiu articular alianças de príncipes, afervorou as tropas reunidas e foi a grande alma propulsora da gloriosa vitória obtida pelas armas cristãs em Belgrado, no ano de 1456, sobre inimigos muito mais numerosos. Durante a batalha, percorria as fileiras católicas com um crucifixo nas mãos, incentivando os guerreiros a combaterem por amor a Jesus Cristo. Três dias depois da vitória, entregou sua alma santa ao Criador. Contava 71 anos de idade.

Evangelho do Dia
http://reidavi.files.wordpress.com/2009/04/biblia.jpg?w=300&h=225

Evangelho (Lucas 13,1-9)

Sábado, 23 de Outubro de 2010 

29ª Semana Comum

        — O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
       — Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.
6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vi­nha­teiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário