quinta-feira, 24 de março de 2011

Mensagem do Dia

 Quinta, 24 de Março de 2011

Você tem consciência da presença de Deus na sua vida?

Precisamos tomar consciência de que Deus sempre está conosco. Mesmo quando nos esquecemos da presença d’Ele, Ele continua conosco. Ele sempre está ao nosso lado, nós é que nem sempre estamos com e n’Ele. É como estar ao lado do melhor amigo e não estar nem aí para ele, a ponto de esquecê-lo e, por vezes, até ignorá-lo.
Talvez rezar, para você, seja um peso ou uma coisa antiquada. No entanto, orar é tomar consciência da presença de Deus em nossa vida. Você já parou para pensar nisso?
Como é agradável o encontro da criatura e do Criador. Poder derramar-se na presença do Senhor sem medo nem reserva, com uma profunda certeza no coração de que Ele nos acolhe e nos compreende sem nenhuma explicação ou restrição.
É tão simples: basta abrir o coração numa atitude de confiança, como as crianças que confiam piamente nos pais e se jogam nos braços deles sem receio.
Deus é fiel, não faça nada mais sozinho; faça tudo com Jesus e em Jesus.
Jesus, eu confio em Vós!


Homilia
 http://www.santaritadecassiamg.com.br/fotos/25618topo_homilia.jpg
 "Faça-se em mim segundo a tua palavra"

Estamos celebrando hoje a Festa da Anunciação, dia em que veneramos o começo da vida de Jesus Cristo na terra. Verbo encarnado, no seio de Maria. Começa, exatamente aqui, um novo período da história da humanidade. Deus, na infinita bondade, quis despojar-se de Sua divindade e rebaixou-se a ponto de vir construir a Sua tenda entre nós e conosco! Mas isso só foi possível graças ao “Faça-se em mim segundo a tua palavra“, pronunciado pela Virgem Maria!
O Anjo havia dito a Maria: “Terás um filho. Ele chamar-se-á Jesus, o libertador“. Esta festividade é uma das mais antigas solenidades marianas da história da Igreja. Já era celebrada no Oriente, na metade do século V. E temos notícia de que no século VII se fazia a procissão da Quaresma, neste dia, para a Igreja de Santa Maria Maior. Essa festa quer levar-nos, a todos, ao Cristo Redentor, pelo “sim” dito de modo semelhante pela Santíssima Virgem Maria. Ora, no diálogo do Anjo, ele não fala somente das grandezas pessoais de Jesus; é o Salvador, é o Messias esperado, é o Rei eterno da humanidade regenerada, cuja maternidade se propõe ali a Maria.
Toda a obra redentora está ali dependendo do “faça-se” de Maria. E disso tem a Virgem plena consciência. Sabe o que Deus lhe propõe; consente no que Deus lhe pede, sem restrição nem condição; o seu “fiat [faça-se]” responde à amplidão das proposições divinas, estende-se a toda a obra redentora.
O “sim” de Maria foi tão fundamental, que mudou a face da terra. Pois, àquele diálogo de Nossa Senhora com o Anjo, certificada da sua virgindade, ela ousa responder: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim, segundo a vossa palavra!
Trata-se de uma resposta admirável de bondade, mas também de humildade e de prudência. Aqui, a Virgem Maria manifesta mais ainda do que a sua incomparável humildade e obediência, a grandeza da sua fé, fazendo-a entregar-se inteiramente à ação divina, sem questionar nem pretender penetrar no profundo mistério, ou pensar sequer nas consequências a que se arriscava. E você? Como tem respondido ao Senhor? Em que se tem baseado a sua resposta?
Por um “faça-se” apenas, o Verbo Divino se encarnou no seu seio puríssimo e virginal! É portanto, pelo seu “sim” que Deus se fez homem. E, desse modo, formou-se no seio puríssimo da Virgem Maria, por força do Espírito Santo, o Corpo de Cristo, unindo-se ao corpo a sua alma humana criada do nada e, consequentemente, a Divindade unindo-se ao Corpo e à alma de Deus humanado – Jesus Cristo – passa a receber de Maria sangue do seu sangue, carne da sua carne! Assim, a partir daí, Aquele que é Deus verdadeiro, tornou-se também verdadeiro Homem, num mistério chamado hipostático, e a bem-aventurada Virgem Maria tornou-se, na realidade, a Mãe verdadeira de Deus!
Meu irmão, minha irmã, veja que se observarmos na história do mundo e na história dos homens encontraremos dois “faça-se” ou “sim”. O primeiro, no ato da criação, o próprio Deus pronunciando: “faça-se” – e todas as coisas aparecerem do nada! E no final a Bíblia afirmar que Deus viu que todas as coisas eram boas!
O segundo “faça-se” é o de Maria: uma resposta obediente, belíssima! Com o primeiro, Deus tirou do nada o Universo com a sua perfeição e ordem: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento a obra das suas mãos” (Sl 18,1).
Com o segundo – o de Maria – “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo1,14), num mistério de duas naturezas em uma e mesma pessoa!
Quero lembrá-lo de que o seu “sim” ou “faça-se” pode transformar vidas, libertar as pessoas dos vícios, das drogas, da prostituição, do álcool, do adultério, da ganância, dos roubos; pode curar os doentes e ressuscitar os mortos. Pode introduzir os seus na Nova Terra e Novo Céu.
Assim como nossa Mãe, Maria, nós somos chamados para levar a Boa Nova a todas as pessoas do mundo, para irradiar nelas o amor que Jesus nos proporciona junto com nossa Mãe. Neste mistério aprendamos com a Santíssima Virgem o espírito de serviço para com o próximo. Com o exemplo dela e reconhecendo a humildade de Maria no Magnificat, prometamos que seremos humildes e caridosos para com o nosso próximo. Ainda mais quando demos nosso “faça-se”, nosso “sim”, ao chamado especial de Cristo, como afirma João Paulo II.
Nesta Solenidade, aprendamos com Maria a virtude da humildade, e que ela nos ajude a sermos simples, humildes e generosos de coração como ela o foi, para que transmitamos sempre com alegria a Palavra de Deus. Nossa Senhora nos ensina também a nos colocarmos sempre a serviço do Senhor.
Peçamos ao Senhor que nos ajude a sermos caridosos e solidários para com o próximo, principalmente com os mais necessitados, e que ao reconhecermos a presença deles entre nós, saibamos dizer sempre “sim”, como o fez Maria para a vontade do Altíssimo.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Blog do Padre Bantu

 Mensagem do Dia 

Quarta, 23 de Março de 2011

 Celebremos hoje a misericórdia de Deus

Celebremos hoje a misericórdia de Deus Às vezes, caminhamos de um lado para o outro, em busca de alguma coisa que nem sabemos o que é; em muitos momentos sentimos saudade ou algo parecido, mas também não conseguimos traduzir em palavras o que se passa em nosso interior. Esse sentimento tem um nome: saudade de Deus.
Cada dia que o Senhor nos concede é para que caminhemos ao Seu encontro e nos deixemos alcançar pela Sua misericórdia. Hoje, não pode ser mais um dia na nossa vida. Abramos, hoje, o nosso coração e deixemos Jesus entrar e pôr a nossa vida em ordem. É interessante que o Senhor não cansa de bater à porta do nosso coração, porque quer conviver conosco; quer encontrar espaço na nossa vida, nos nossos sonhos, nos nossos projetos e nos ensinar como devemos caminhar. Deixemos Deus ser Deus na nossa vida; tratando-O como um Deus que tudo pode, tudo realiza e não se deixa vencer em misericórdia.
Uma gota da graça de Deus é bastante para transformar toda a nossa vida, como Jesus transformou Levi, que até então era um ladrão, no evangelista Mateus, um grande apóstolo, apaixonado pelo Senhor. De pecador para santo, basta a graça de Deus.
Fiquemos hoje atentos à voz do Senhor, que nos chama pelo nome, e ao escutarmos a Sua voz, vamos dar-Lhe uma resposta definitiva: Senhor, eis-me aqui.
“Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Levi, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e seguiu Jesus” (Mt 9,9).
Jesus, eu confio em Vós!

quarta-feira, 23 de março de 2011


XI Congresso Estadual da RCC do Rio Grande do Norte


Mais informações ligue 3314-1501
Inscrição antecipada no escritório da RCC Mossoró.


Conheça o significado da quaresma

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum". Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração,...

Palavra de Deus produz transformação que leva à santidade, diz Papa

Bento XVI: ''A nova evangelização tem necessidade de apóstolos bem preparados, zelosos e corajosos''
O Papa Bento XVI falou sobre o italiano São Lourenço de Brindes, frade capuchinho e Doutor da Igreja, na Catequese desta quarta-feira, 23.

O Pontífice destacou que toda a atividade apostólica de São Lourenço foi inspirada por um grande amor pela Sagrada Escritura, "pela convicção de que a escuta e o acolhimento da Palavra de Deus produz uma transformação interior que nos conduz à santidade", afirmou.

"São Lourenço de Brindes ensina-nos a amar a Sagrada Escritura, a crescer na familiaridade com ela, a cultivar cotidianamente o relacionamento de amizade com o Senhor na oração, para que toda a nossa ação, toda a nossa atividade tenha n'Ele o seu início e a sua realização. É essa a fonte a se buscar, a fim de que o nosso testemunho cristão seja luminoso e capaz de conduzir os homens do nosso tempo a Deus", ressaltou.

.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI sobre São Lourenço de Brindes

Bento XVI destacou que os Capuchinhos e outras Ordens religiosas contribuíram para a renovação da vida cristã nos séculos XVI e XVII. "Também hoje a nova evangelização tem necessidade de apóstolos bem preparados, zelosos e corajosos, para que a luz e a beleza do Evangelho prevaleçam sobre as orientações culturais do relativismo ético e da indiferença religiosa e transformem os diversos modos de pensar e de agir em um autêntico humanismo cristão", indicou.

Em meio a todos os trabalhos que desempenhava em sua Congregação, São Lourenço cultivava uma vida espiritual de grande fervor, especialmente na celebração da Santa Missa. Nesse ponto, o Santo Padre fez menção especial aos sacerdotes: "Na escola dos santos, todo o presbítero, como tantas vezes foi sublinhado durante o recente Ano Sacerdotal, pode evitar o perigo do ativismo, isto é, de agir esquecendo as motivações profundas do ministério, somente se busca cuidar da sua vida interior".

A vida de São Lourenço também oferece um exemplo no que concerne ao diálogo ecumênico e inter-religioso. O santo era grande conhecedor da literatura rabínica e era capaz de explicar de modo exemplar a doutrina católica também aos cristãos que, sobretudo na Alemanha, haviam aderido à Reforma.

"O sucesso de que Lourenço gozava nos ajuda a compreender que também hoje, ao levar adiante com tanta esperança o diálogo ecumênico, a relação com a Sagrada Escritura, lida na Tradição da Igreja, constitui um elemento irrenunciável e de fundamental importância, como desejei recordar na Exortação Apostólica (n. 46)", afirmou o Papa.

São Lourenço também teve atuação marcante na busca pela paz, desempenhando missões diplomáticas para dirimir controvérsias e favorecer a concórdia entre os Estados Europeus, ameaçados naquele tempo pelo Império Otomano. "A autoridade moral de que gozava o tornava conselheiro procurado e escutado. Hoje, como nos tempos de São Lourenço, o mundo tem necessidade de paz, tem necessidade de homens e mulheres pacíficos e pacificadores. Todos aqueles que creem em Deus devem ser sempre fontes e agentes de paz".

Maria e o Espírito Santo foram temas contemplados pelos estudos e meditações deste Doutor da Igreja, que colocou em evidência o papel único da Virgem Maria, sobre a qual afirma com clareza a Imaculada Conceição e sua cooperação na obra de redenção realizada por Cristo

"Com fina sensibilidade teológica, Lourenço de Brindes evidenciou também a ação do Espírito Santo na existência do fiel. Ele recorda-nos que, com os seus dons, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade ilumina e ajuda o nosso compromisso de viver alegremente a mensagem do Evangelho", apontou o Bispo de Roma.


São Lourenço de Brindes

Nasceu em 1559, em Brindes, na Itália. Viveu entre dois séculos, o XVI e o XVII. Ficou órfão de pai aos sete anos, quando foi confiado pela mãe aos cuidados dos frades Conventuais da sua cidade. "Alguns anos depois, no entanto, transferiu-se com a mãe para Veneza, e exatamente em Vêneto conheceu os capuchinhos", explica Bento XVI. Em 1575, Lourenço, com a profissão religiosa, torna-se frade capuchinho, e, em 1582, foi ordenado sacerdote.

Tinha grande facilidade no aprendizado de línguas, razão pela qual pôde desenvolver um intenso apostolado junto a diversas categorias de pessoas. No interior da Ordem dos Capuchinhos, foi professor de teologia, mestre de noviços, diversas vezes ministro provincial e definidor geral, e, enfim, ministro geral de 1602 a 1605.

Foi encarregado de diversas missões diplomáticas, numa das quais concluiu a sua vida terrena, em 1619, em Lisboa, para onde havia se dirigido junto ao rei da Espanha, Filipe III, para defender a causa dos súditos napolitanos perseguidos pelas autoridades locais. Foi canonizado em 1881 e, por motivo de sua vigorosa e intensa atividade, da sua ciência vasta e harmoniosa, mereceu o título de Doctor apostolicus, “Doutor apostólico”, da parte do Beato Papa João XXIII, em 1959, por ocasião do quarto centenário de seu nascimento.

A audiência

O encontro do Bispo de Roma com os cerca de 10 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 6h30 (horário de Brasília - 10h30 em Roma). O Papa continua uma breve série de encontros para completar a apresentação dos Doutores da Igreja, no contexto de Catequeses dedicadas aos padres da Igreja e grandes figuras de teólogos e mulheres da Idade média.

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:

"a todos saúdo e dou as boas-vindas a esta Audiência! São Lourenço de Brindes nos ensina como a familiaridade com a Bíblia e a oração são essenciais para que todas as nossas ações tenham o seu início e cumprimento em Deus. Possa este ser o fundamento do vosso testemunho cristão no mundo de hoje. Que Deus vos abençoe!".


Moções Profética

O Princípio da Verdade
http://www.rccbrasil.org.br/midias/noticias/grandes/fg_6599.jpg
Diversas profecias e confirmação na Palavra nos falam sobre a verdade. Recebemos do Senhor uma palavra de exortação: “Deixai de lado toda dissimulação, mentira, duplicidade, sede verdadeiros uns com os outros e consigo mesmos, analisando vossas intenções, e sede também verdadeiros diante de mim.” A confirmação veio na Palavra: "Salvai-nos, Senhor, pois desaparecem os homens piedosos, e a lealdade se extingue entre os homens. Uns não têm para com os outros senão palavras mentirosas; adulação na boca, duplicidade no coração" (Salmo 11, 1-3).
Outra exortação dizia: “Vós sois o povo que escolhi para este tempo, Eu vos separei e caminho diante de vós. Meus filhos, precisai estar preparados, que seja expulso do meio de vós todo pecado, toda falta de bom testemunho. Expulsai todo pecado, toda mentira, toda dissimulação de vossas vidas. Fazei um exame de consciência e retirai de vossas vidas o pecado, por menor que seja. Eu quero fazer obra nova, mas preciso que purifiqueis vossas vidas”. A confirmação veio na passagem de Ageu 1, 3 – 7, no qual o Senhor pede: “Prestai atenção ao vosso viver”.
Dentro do princípio da verdade, recebemos também uma palavra em Apocalipse 3,18: “Aconselho-te que compres de mim um colírio para ungir os olhos para que possas ver claro”. A moção é a de olhar com os olhos do Espírito da Verdade onde está o desajuste, o excesso, a ilusão na nossa vida. A área da nossa vida que é vivida na ilusão é mentira. O nosso encontro com Jesus, que é a Verdade, deve se refletir em toda nossa vida, no nosso relacionamento com Deus, conosco mesmos, com os outros, no nosso modo de ver o mundo e de reagir aos acontecimentos.
Recebemos outra palavra de exortação com respeito à verdade: “A decisão firme que quero de vós é a de mudança de vida, de conversão. A maturidade vem de uma alma íntegra. Eu vos peço compromisso com a verdade. Ide ao fundo e arrancai de vossos corações todo o mal. Não tereis autoridade se não vos converterdes até nas pequenas coisas”.
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário