sábado, 12 de março de 2011

Mensagem do Dia

Você é uma pessoa atenta ás visitas de Deus?
“Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)
Ao longo do dia, o Senhor nos visita e nos dá sinais concretos para a nossa vida. Precisamos ficar atentos. O Senhor nos visita de várias formas. Precisamos recebê-lo com fé e determinação, como a Virgem Maria.
Mensagem do Presidente da RCC Brasil
Em busca da vontade de Deus
presidente da RCC Brasil
Marcos Volcan
Quando somos batizados no Espírito Santo fazemos uma experiência de Deus que nos marca profundamente.
Pode este acontecimento ser comparado a um divisor de águas, que dará origem a um modo de vida, no qual a fé passa a reorientar nosso pensar e agir.

Na Renovação Carismática, entendemos que essa experiência do Batismo no Espírito não se esgota em apenas um momento, mas pode levar-nos a um modo de vivermos neste mundo, orientando-nos para uma vocação humana, que é a “vida no Espírito” (Catec. 1699ss).

A vida no Espírito, por sua vez, abre-nos para uma nova perspectiva a respeito dos planos de Deus para conosco. Sentimo-nos chamados a uma amizade com Deus e, como amigos, a um relacionamento no qual percebemos que Deus tem planos especiais para com cada um de nós.
Planos especiais? Sim! Por que somos melhores? Não!
Na realidade, na base dessa experiência há uma profunda percepção de que Deus nos ama, que este amor, tem Nome e realizou-se plenamente na história humana na pessoa de Jesus Cristo, seu Filho, que se deu a nós por amor.
Esse amor se revela com tamanha plenitude e abundância que nos sentimos especiais, pois se Deus se interessou desta forma por mim e por ti, entrando em nossa história pessoal, é porque somos importantes para Ele.

As pessoas que passam pela experiência do Batismo no Espírito Santo respondem, em sua grande maioria, que foi isto que aconteceu: “Experimentei o amor de Deus, Jesus se tornou o sentido de minha vida!”.
É de se esperar, portanto, que também para a maioria dessas pessoas tome rumo uma busca por reorientar o futuro, realinhar suas perspectivas em relação a sua missão neste mundo, buscando fazer a vontade de Deus em suas vidas, questionando-se: o que Deus espera de mim?  Qual é sua vontade a meu respeito?

Bem, não existem respostas prontas, eis aqui uma jornada que demandará toda uma vida, que exigirá de cada um de nós uma atitude de permanente estado de vigilância, com um firme propósito de submeter-nos aos planos divinos. Sempre considerando que precisamos de irmãos e irmãs, que a vida cristã não se faz sozinha e que a comunidade tem um papel fundamental para podermos discernir nossas decisões.

Estimados irmãos e irmãs, estamos começando mais um ano. Possa 2011 ser um período de entrega e dedicação para que a vontade de Deus se realize através de nossas vidas.
Nossa missão como movimento eclesial se apresenta a cada dia com novos desafios, que se tornam para nós oportunidades de trabalharmos pela obra do Senhor!
Possamos através deste trabalho crescer em nosso apostolado, fazendo dele um caminho de perseverança na vida no Espírito! Animados pela Palavra do Senhor, queremos “lançar nossas redes”, sentimo-nos impulsionados a dar o melhor de nós para que o Senhor nos use como instrumentos seus.
Fraternalmente,
Marcos Volcan
Presidente do Conselho Nacional RCC-Brasil


Formação: A personificação da caridade

Imagem de Destaque 
Uma mulher que jamais perdeu a oportunidade de falar do amor
"A pobreza não foi criada por Deus. Nós é que a causamos – você e eu – devido ao nosso egoísmo" (Madre Teresa de Calcutá) .
Madre Teresa de Calcutá é a personificação da caridade. Poucos na história se dedicaram tanto ao próximo e se assemelharam tanto a Nosso Senhor Jesus Cristo como ela. Deixou a segurança do convento, no qual lecionava havia cerca de 20 anos na Índia, para ir às ruas cuidar dos miseráveis, doentes e moribundos, por não mais conseguir ver tanta dor e descaso e ficar indiferente à situação a que todos esses excluídos de Calcutá eram submetidos, pois além da miséria e das doenças, estes eram desprezados, humilhados e abandonados. A maioria destes nunca teve um lar, nem um banho quente ou uma refeição feita na hora, tampouco um beijo na face...

Assim viveu ela: de esmolas, contando unicamente com a Divina Providência, sem endereço fixo durante anos, cuidando e amando esses pequeninos de Deus, até conseguir um espaço para abrigar “os mais pobres dos pobres”. Depois de muita luta, persistência, escárnio e, sobretudo, fé, fundou a Congregação das Missionárias da Caridade com a adesão de algumas antigas alunas, no início, e mais tarde de outras jovens, que, pouco a pouco, foram chegando atraídas pelo testemunho.


Dedicou toda a vida, da juventude à velhice, a esses desvalidos por ver neles o rosto de Cristo.

Baixe papel de parede de Madre Teresa para seu computador
: : 1024x600
: : 1024x768
: : 1280x960
: : 1600x900

“Nós queremos que eles saibam que há pessoas que os amam verdadeiramente. Aqui eles encontram a sua dignidade de homens e morrem num silêncio impressionante... Deus ama o silêncio.
Os pobres não merecem só que os sirvamos, merecem também a alegria e as Irmãs oferecem-na em abundância.
O próprio espírito da nossa congregação é de abandono total, de amor confiante e de alegria... É a nossa regra, para procurarmos 'fazer alguma coisa de belo por Deus!'", afirma a beata.

Essa grande mulher de Deus jamais perdeu a oportunidade de falar do amor de Deus a todos que conhecia, independente da religião ou posição social destes. - "Vamos, primeiro, cumprimentar o Dono da casa", dizia ela, referindo-se a Jesus Sacramentado, assim que chegavam para visitar os acolhidos por ela.

Amou, como poucos, aqueles que são desprezados por todos, fez da vida uma profissão de fé, de esperança e caridade, com gestos concretos de desprendimento e doação ao próximo, ensinando-nos que, como cristãos, somos chamados a amar, a agir e a não “nos acomodar em nosso comodismo”.
"A pobreza não foi criada por Deus. Nós é que a causamos – você e eu – devido ao nosso egoísmo"
Madre Teresa é modelo de caridade e coragem para todas as mulheres. Deus nos criou como “a ajuda adequada” (cf. Gênesis 2, 18) e a Palavra em Provérbios, 31,10-31, fala da “mulher virtuosa”, por isso devemos deixar uma marca de amor e generosidade por onde passarmos.
Que, como esse sacrário vivo do amor, possamos semear bondade por onde passarmos, contribuindo na construção de um mundo mais humano e fraterno.
 

Pois Jesus nos assegura: “Tudo o que fizerdes a um dos meus pequeninos, é a mim que o fazeis" (Mateus 25, 40).

Denise Dinkel
Portal Canção Nova

Japão amplia retirada de moradores após explosão em usina nuclear

O Japão confronta a devastação provocada pelo terremoto e o tsunami de sexta-feira. Ainda há incêndios e cidades parcialmente submersas.
O Japão confronta na manhã deste sábado, 12, a devastação provocada pelo terremoto e o tsunami de sexta-feira, 11, na sua costa nordeste, onde ainda há incêndios e cidades parcialmente submersas. Pelo menos mil pessoas morreram.
O amanhecer revelou toda a extensão dos danos causados pelo tremor de magnitude 8,9 e pelo tsunami de dez metros de altura que varreu vilarejos e cidades.
Em uma das áreas residenciais mais atingidas, era possível escutar pessoas soterradas sob os escombros, pedindo socorro e perguntando quando seriam resgatadas, segundo relato da agência de notícias Kyodo.
O primeiro-ministro Naoto Kan ampliou neste sábado a área de retirada de moradores ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi para um raio de 20 quilômetros. Inicialmente, cerca de 3.000 pessoas que estavam a uma distância de três quilômetros da usina foram retiradas.
Radiação vazou da usina nuclear no sábado, informou o governo, após uma explosão ter afetado o teto do local após o forte terremoto de sexta-feira.
Salientando a grave preocupação com a situação da usina nuclear de Fukushima, cerca de 240 quilômetros ao norte de Tóquio, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que a força aérea dos EUA entregou substâncias refrigerantes para evitar um aumento na temperatura das cápsulas de combustível nuclear da usina.
A pressão que está se formando na usina deve ser liberada em breve, o que pode causar vazamento de radiação, segundo as autoridades.
Pelo menos 45 países, entre eles China e EUA, já ofereceram ajuda ao Japão nas tarefas de busca e resgate de vítimas.
"Trata-se provavelmente de uma operação humanitária de proporções épicas," escreveu em um comentário Sheila Smith, especialista em Japão da entidade norte-americana Conselho de Relações Exteriores.

No nordeste do Japão, a cidade de Kesennuma, com 74 mil habitantes, sofre incêndios descontrolados, e um terço da sua área está submersa, segundo relato feito na manhã de sábado pela agência de notícias Jiji.
Em Sendai, cidade com 1 milhão de habitantes, o aeroporto está em chamas depois de ser inundado pelo tsunami, acrescentou a agência.
Na sexta-feira, imagens de TV mostraram uma veloz torrente de água barrenta arrastando carros e destruindo casas nos arredores de Sendai, 300 quilômetros a nordeste de Tóquio. No cais, navios foram arremessados para a terra e ficaram virados de lado.
No norte do Japão, um tsunami atingiu a cidade de Kamaichi, e apesar de ter sido de pequenas dimensões atirou barcos, carros e caminhões como se fossem de brinquedo. A Kyodo disse que quatro trens na zona costeira ficaram incomunicáveis.
O primeiro-ministro Naoto Kan disse a políticos que eles precisam "salvar o país" após o desastre, que segundo ele causou danos profundos em toda a faixa norte do país.
Mais de 1.000 pessoas morreram na tragédia, de acordo com a mídia japonesa. Aparentemente, as pessoas morreram afogadas. A dimensão dos danos ao longo de uma extensa faixa costeira e o grande número de desaparecidos indicam que o número de mortos pode aumentar.
Mesmo para um país acostumado a terremotos, a devestação era impressionante.
"Uma grande área da cidade de Sendai perto do litoral está inundada. Ouvimos que pessoas que foram retiradas estão presas", disse Rie Sugimoto, repórter da TV NHK em Sendai.
"Cerca de 140 pessoas, incluindo crianças, foram levadas para uma escola e estão no telhado mas estão cercadas por água e não têm para onde ir".
O terremoto, o maior desde que o Japão iniciou seus registros há 140 anos, provocou incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência de notícias Kyodo.
Outras usinas nucleares e refinarias de petróleo foram paralisadas, e havia fogo em uma refinaria e numa grande siderúrgica.
O terremoto no Japão foi o quinto mais forte do mundo no último século.
"O prédio sacudiu por bastante tempo e muitas pessoas na redação pegaram seus capacetes e se esconderam debaixo da mesa", disse a correspondente da Reuters em Tóquio Linda Sieg.
"Isso foi provavelmente o pior que eu já vivi desde que vim morar no Japão há mais de 20 anos", afirmou.
 
Leia mais
.: População teme chegada de tsunami, diz Núncio no Japão
.: Brasileiro que vive no Japão dá informações sobre terremoto
.: Itamaraty divulga nota sobre terremoto no Japão


Campanha da Fraternidade é aberta em Brasília
Na quarta-feira de cinzas (9), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, aconteceu no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, às 14h30, e será presidido pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa.
Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.

Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base da campanha apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Quaresma. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas, questiona o modelo energético do país, denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil, interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento. A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.
A segunda parte do texto-base busca na Bíblia, na Teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.

Para o secretário geral da CNBB, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica dom Dimas. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”, acrescenta.

O secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, diz que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à sua missão de defender a vida. “A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”, disse o secretário.
Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.
Quaresma: tempo de consertar as redes
 












Desde o ano de 2010, a RCC do Brasil vive um tempo de grande mobilização espiritual: somos chamados a reconstruir as muralhas da nossa identidade, a nos unirmos através da Palavra de Deus e das práticas espirituais e a lançar as redes da evangelização. Diante de tantos apelos, o Ministério de Formação organizou um retiro de quaresma com reflexões para diárias que têm como base as moções proféticas dadas por Deus para a RCC.  Abaixo, estão as propostas de reflexão para os primeiros dias de quaresma. A cada domingo, novas reflexões serão disponibilizadas pelo portal RCCBRASIL. Leia, reze, partilhe, leve para o seu Grupo de Oração e façamos juntos dessa quaresma um tempo de consertar as redes de nossas vidas.

Reflexões para o retiro da quaresma

Hoje iniciamos um período importante em nossa caminhada. Deus nos proporciona este tempo de graça, para buscá-lo mais, entrar em intimidade com Ele, de olhar para nós mesmos com o auxilio do Espírito Santo e reparar nossas arestas. É tempo de conversão, de penitência, de jejum. É tempo de graça, de misericórdia de Deus em nossas vidas.
Juntos, estaremos percorrendo um caminho de bênção durante esta quaresma, pois, em unidade ao apelo de Deus para Renovação Carismática Católica do Brasil, continuaremos nossa reconstrução espiritual. De maneira muito precisa, durante estas semanas que se aproximam, vamos mergulhar nos seguintes pontos, que são princípios de vida para nós nestes tempos: I – Consciência de nossa Identidade; II – Princípio do bem; III – Princípio da verdade; IV – Partilha; V – Apoiados na cruz de Cristo. Em cada semana da quaresma vamos refletir e orar com um desses princípios, sabendo que é um tempo onde damos abertura para Deus nos moldar.
De acordo com esses direcionamentos unamo-nos em oração a fim de que em cada semana da quaresma, fortalecidos através da oração, da leitura da palavra, dos compromissos com as práticas espirituais, possamos vivenciar de maneira profunda a ação poderosa do Espírito Santo em nossas vidas.
Vamos realizar estas reflexões em forma de retiro espiritual. Portanto é muito importante analisar nossa vida e perceber qual é a área que precisa de reconstrução, onde precisamos “consertar nossas redes”(Lc 5,2b). Encontrando as situações que precisam ser revistas, restauradas, consertadas, vamos decidir quais as práticas espirituais que estaremos exercitando neste período. É bom lembrar que é tempo propício para jejum, oração, confissão, esmola, leitura orante da Palavra.
Para começar, respondamos as seguintes perguntas:
a) Qual é a intenção que vamos fazer nosso retiro?
b) Qual é a prática espiritual que vamos exercitar?
Nosso roteiro diário de orações terá os seguintes passos:
1 Iniciamos todos os dias pedindo a ação do Espírito Santo para que Ele nos conduza e nos faça perseverante.
2 Lemos a leitura da Palavra de Deus.
3 Façamos nossa reflexão.
4 Concluamos com uma oração.
Lembramos que esta também é uma oportunidade de refletirmos sobre esses pontos em nossos Grupos de Oração, utilizando essas reflexões para ajudar nosso povo a avançar na vida de oração e conversão.

Quarta-feira de cinzas

Que a primeira atitude nossa, neste dia, seja se programar para participar da missa de cinzas. Indo a santa missa, vamos colocar para Deus nossas intenções para o retiro da quaresma.
Prestemos bastante atenção nesta celebração e ao recebermos as cinzas sintamos que temos a necessidade de conversão de crer no evangelho, por isso de coração aberto acolhemos o que a Igreja nos pede: “Convertei-vos e crede no evangelho”.
Para nos ajudar mergulhamos na Palavra de Deus: “Agora diz o Senhor, voltai para mim com todo vosso coração e com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vossos Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Joel 2,12-13).
A primeira atitude nossa será “voltar para o Senhor de todo nosso coração”, assumindo que “agora é o momento favorável, agora é o dia da salvação”(II Cor 6,2)
Façamos nosso reflexão e oração com esta Palavra.

Quinta-feira – 10 de março
“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Lc 9,23)
Auxiliados por esta Palavra, vamos refletir em três pontos neste dia:
Renunciar a si mesmo – olhar para palavra renuncia não como peso, mas sobretudo como oportunidade de tirar o que não nos pertence. Olhar para si, verificando com o auxilio do Espírito Santo, todos os acessórios que coloquei em minha vida e como consequência perdi a essência do que Deus criou para mim. Onde tenho ocupado meu tempo? Como estão minhas vontades? Deixe que o Espírito Santo vá te revelando o que precisa diminuir em sua vida para que Cristo cresça mais e mais. Até verifique o que é necessário deixar de praticar, ou seja, renunciar.  Quando renunciamos algo por amor ao plano de Deus, não perdemos, pelo contrário ganhamos.
Tomar a sua cruz – muitas vezes vivemos em atitude de reclamações, de murmurações, enxergamos somente os problemas, nos tornamos amargos. Hoje também somos convidados pela Palavra de Deus a mergulhar no significado de “tomar”, “assumir” a cruz. Irmãos, cruz nos lembra sofrimentos e muitas vezes temos dificuldades de vivê-los, de enfrentar a dor. Portanto, hoje vamos também louvar a Jesus porque Ele nos ensina como devemos assumir nossa cruz, porque é através dela que chegamos à ressurreição. Vamos louvá-lo até pelas situações que são semelhantes a “cruz” em nossa vida para que através delas possamos nos fortalecer.
Segui-lo – Ao assumir esse tempo em nossa vida, significa que já demos nosso sim a Jesus, portanto já estamos seguindo –O. Mas este seguimento tem suas exigências. Seguimos quem amamos, quem nos identificamos, quem nos dá segurança. Quando nos colocamos como seguidores de Cristo, aderimos ao que Ele tem para nos ensinar, para viver, aprendemos com Ele nossa maneira de ser. Nós cristãos não caminhamos sozinhos pelas estradas da vida, caminhamos seguindo Jesus, temos um norte, não somos desgovernados. Vamos agradecer a Jesus porque antes mesmos de tomarmos a decisão de segui-lo, temos a graça de sermos chamados por Ele.

Sexta-feira – 11 de março

“Tende de piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!” (Sl 50)
Hoje é sexta-feira é um dia em que muitos fazem jejum. Podemos nos apoiar nesta prática espiritual do jejum e com o poder da Palavra de Deus permitir que a misericórdia de Deus venha nos lavar e nos purificar.
De acordo com a imensidão do amor de Deus, hoje vamos pedir perdão ao Senhor pelos nossos pecados. Façamos um exame de consciência, assumamos nossas faltas e recorremos ao perdão de Deus.
Rezemos com o salmo 50 neste dia.

Sábado – 12 de março

Sábado é um dia dedicado a Virgem Maria, então, peçamos hoje a intercessão dela para que nós também vivamos na graça de Deus. De maneira especial neste dia, antes de refletir sobre a Palavra de Deus, vejamos o que o papa Bento XVI nos ensina na Exortação pós sinodal Verbum Domini, nº28: Maria, “Fala e pensa com a Palavra de Deus; esta torna-se palavra d’Ela, e a sua palavra nasce da Palavra de Deus...os seus pensamentos estão em sintonia com os de Deus, que o d’Ela é um querer juntamente com Deus”. Muito rico esta expressão “fala e pensa com a Palavra de Deus”, assim é a vida dela toda centrada na vida de Deus.
Agora auxiliados pelo que nos diz a Palavra de Deus, vamos refletir para que também nós possamos falar e pensar conforme nos orienta a voz de Deus: “se destruirdes os teus instrumentos de opressão e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa...o Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo...teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.”(Is58,9-13). Como é interessante observarmos a expressão “se destruirdes os teus instrumentos de opressão e deixar os hábitos autoritários”, a Palavra nos convida a uma atitude de destruir instrumentos de opressão. E, quais são os instrumentos que te oprimem? Analisemos e apresentemos ao Senhor. A Palavra também nos pede para deixarmos hábitos autoritários. Aqui podemos pensar, quais são os momentos em que temos atitudes autoritárias, que queremos ter vantagens, que utilizamos da autoridade sem caridade? Seguindo a Palavra percebemos que se abandonarmos tais práticas o “Senhor te conduzirá sempre e saciará a sede na aridez da vida”. Esta Palavra é convite a decisão, se agirmos conforme nos pede o Senhor, sentiremos um novo vigor. Podemos orar assumindo esta Palavra em nossa vida, desejando ser livres do que nos oprime, aceitando os propósitos de Deus e sendo revigorado por Ele.
Estamos vivendo um período de reconstrução, e esta passagem vem nos apresentar uma belíssima promessa: “reconstruir ruínas antigas, levantar os fundamentos das gerações”, podemos recordar o que tanto trabalhamos no retiro da quaresma do ano passado quando refletíamos na reconstrução dos muros de Jerusalém, reconstruindo nossa identidade, nossa espiritualidade, nossa vida. Hoje, podemos pensar que ao cumprir a Palavra de Deus, Ele nos reconstrói, vai até nossas origens, “levanta os fundamentos das gerações”, os alicerces de nossa história. Irmãos, com a intercessão de Nossa Senhora, pensemos nesta Palavra e deixemos que uma grande intervenção de Deus aconteça em cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário