terça-feira, 19 de abril de 2011

Mensagem do Dia

A Páscoa espiritual

“A Páscoa que celebramos é a causa da salvação de todo gênero humano, a começar pelo primeiro ser humano, que é salvo e vivificado em cada um de nós.
Mas a salvação foi preparada por diversas instituições, imperfeitas e provisórias, que eram símbolos e imagens das coisas perfeitas e eternas, para anunciarem, em esboço, a realidade que surge atualmente à plena luz da verdade. Contudo, uma vez que essa verdadeira realidade se tornou presente, a figura deixa de ter sentido. Quando chega o rei, ninguém irá homenagear sua estátua, deixando de lado a pessoa do próprio rei.
Assim, se vê claramente em que medida a figura é inferior à realidade verdadeira, pois a figura representa a vida breve dos primogênitos dos judeus, ao passo que a realidade celebra a vida eterna de todos os seres humanos. Não é grande coisa alguém se livrar da morte por algum tempo, se pouco depois terá de morrer. O que é admirável é evitar a morte de uma vez para sempre, como aconteceu conosco por meio de Cristo, que foi imolado como nosso Cordeiro pascal” (Da homilia pascal de um Autor antigo).
Peçamos ao Espírito Santo que no dia de hoje nos desperte para a vida nova.
Jesus, eu confio em Vós!


Símbolos Pascais

Ressurreição, vida que renasce. Vida nova. Tudo começa. Cristo ressuscita. Deixa o túmulo. Nasce uma nova vida, vida que até hoje permanece entre nós. Se Cristo não tivesse ressuscitado em vão seria a nossa fé. A festa da Páscoa tem seus símbolos que vemos na liturgia, nos cartões, nas comemorações e confraternizações.

Vejamos quais são:
Círio Pascal: é uma grande vela que é introduzida na igreja em procissão no Sábado de Aleluia. Ela representa a Luz de Cristo que ilumina a todos os homens. Ela tem desenhado uma cruz. Acima da cruz a primeira letra grega “alfa” e embaixo a última letra grega “ômega” que significa que Deus é o princípio e o fim. Encontramos, também na vela o ano em curso significando que a Deus pertence o ano em curso.
Trigo e uva: símbolos da dádiva de Deus e do trabalho de transformação do homem: pão e vinho – uma refeição básica comum a todos.

Cordeiro: no antigo testamento vemos que para ter os pecados perdoados e agradar a Deus, os homens sacrificavam cordeiros. Cristo quando veio ao mundo substituiu o cordeiro por si mesmo. Ele se entregou em sacrifício – é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.

Ovos de Páscoa: o ovo é o símbolo da ressurreição pois, aparentemente morto, esconde a vida dentro de si. Ao ser chocado, rompe-se e dele surge uma nova vida. Também Jesus, morto, guardado no túmulo, rompeu a morte ressuscitando para a vida.

Coelho: por ser um animal de grande fertilidade foi escolhido para lembrar que a igreja de Cristo precisa dar frutos, multiplicar-se, ser fecunda em unção e atividade. Os cristãos são desafiados a multiplicar e espalhar a Igreja Viva de Cristo por todo o mundo.

Peixe: o peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Depois que Jesus foi para junto do Pai, o Império Romano perseguia os discípulos e queria acabar com o cristianismo. As pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: o peixe. A palavra PEIXE, em grego, é um acróstico de “Jesus Cristo filho de Deus Salvador".
Cruz: todas as religiões e ideologias têm seu símbolo visual e a cruz é o símbolo visual da época da Paixão e Páscoa. É um sinal claro e visível do amor de Deus pela sua criação, por cada um de nós. Através da morte de Jesus na cruz é que nós fomos resgatados das garras da morte.

Curiosidades sobre os ovos de Páscoa:aOs antigos cristãos se presenteavam com ovos verdadeiros, desejando uma nova vida às pessoas;
aOs ovos coloridos mais antigos foram encontrados em torno de 1300, numa sepultura romano-germânica, na Alemanha;
aSomente a partir de 1828, com o desenvolvimento da indústria de chocolate, é que surgiram os ovos doces e decorados que conhecemos hoje.

Liberdade religiosa e secularização são preocupações de Bento XVI

A preocupação com a secularização e a garantia da liberdade religiosa foram os principais temas abordados por Bento XVI neste último ano
Nesta terça-feira, o Papa Bento XVI completa seis anos de pontificado, com uma progressiva exposição mediática, por força das várias viagens e intervenções públicas que têm servido para redefinir a sua imagem inicial de Papa.

Os últimos doze meses do atual pontificado foram de grande atividade, com destaque para a publicação do novo volume de seu livro “Jesus de Nazaré”.

.: Igreja celebra 6 anos da nomeação de Bento XVI

Outra obra de grande impacto foi o livro-entrevista, “Luz do Mundo”, resultante de uma conversa com o jornalista alemão Peter Seewald, um registo inédito que permitiu conhecer mais Bento XVI e o seu pensamento sobre temas centrais para a Igreja e a sociedade.

Ainda no mesmo âmbito, o Papa estará na televisão pública italiana (RAI) para responder às perguntas de telespectadores, na Sexta-feira Santa, dia 22.

Viagens recentes
Entre os dias 11 a 14 de maio de 2010, Bento XVI passou por Lisboa, Fátima e Porto, revelando a capacidade de estar próximo das pessoas e de falar além das fronteiras da Igreja.

Se Portugal foi uma lição central para perceber o que pensa o Papa sobre o futuro da Igreja, a visita ao Reino Unido, entre os dias 16 e 19 de setembro, mostrou o que deseja da relação entre a comunidade cristã e um mundo crescentemente secularizado.

Em Santiago de Compostela e Barcelona, nos dias 6 e 7 de novembro, Joseph Ratzinger retomou as suas preocupações sobre a Europa do século XXI, progressivamente afastada da fé em Deus, escolhendo dois símbolos mundiais: os caminhos de peregrinação, na Galiza, e a Basílica de Gaudí, na Catalunha.

Também dentro da Itália se viveram momentos significativos, com a visita pastoral a Turim, no dia 2 de maio de 2010, diante do Santo Sudário, e viagem a Palermo, Sicília, no dia 3 de outubro, onde Bento XVI foi firme ao criticar a atuação da máfia local.

A viagem ao Chipre, de 4 a 6 de junho, funcionou como uma espécie de prelúdio para Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente, que em outubro de 2010 levaria ao Vaticano as preocupações de várias comunidades ameaçadas pela pobreza, o fundamentalismo, a violência e a imigração em massa.

O tema da liberdade religiosa voltaria a estar em destaque na mensagem que o Papa escreveu para o Dia Mundial da Paz 2011, afirmando que os cristãos são as principais vítimas de perseguição por causa da fé, no mundo.

Compromissões de 2011

Para este ano, estão previstos acontecimentos como a beatificação de João Paulo II, no dia 1º de maio, e um novo encontro inter-religioso em Assis, Itália, no dia 27 de outubro com o tema “Peregrinos da verdade, peregrinos da paz”.

O calendário das viagens deste ano inclui ainda visitas a quatro países: Croácia, Espanha, Alemanha e Benim, além de quatro deslocações a dioceses italianas.

Desde o início do pontificado, Bento XVI, que completou 84 anos de idade no sábado, 16, fez 18 viagens apostólicas fora da Itália.




Formações

Imagem de Destaque

Retiro Popular - Dia 18 Semana Santa

O Senhor é minha luz e salvação
Acompanhamos e participamos do mistério de Cristo, que se entrega pela nossa salvação. Vamos a Betânia e ao Cenáculo, acompanhamos Pedro, Judas, Lázaro, Marta, Maria e os outros discípulos. Ninguém fique indiferente, pois somos chamados a “tomar partido” junto do Senhor, escolhendo segui-lo nos caminhos da vida.
“O Senhor é minha luz e salvação”.

Is 42,1-7
Sl 26 (27),1.2.3.13-14 (R/. 1a)
Jo 12,1-11

Roteiro diário

Oração: Reze esta oração, composta pelo papa Paulo VI. Pouco a pouco, você saberá repeti-la com calma e ser acompanhado por ela muitas vezes durante o ano.

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.

Leitura orante da Palavra de Deus: Leia o texto indicado para cada dia, escolhendo o Evangelho do dia ou uma das leituras indicadas pela Igreja.

Gestos penitenciais: Três práticas acompanham nossa Quaresma: a oração, a penitência ou jejum e a caridade. Acolha nossas propostas e exercite a criatividade, descobrindo e atualizando estas práticas em sua vida diária.


Foto Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.



Domingo de Ramos

Formações

Imagem de Destaque

Retiro Popular - Semana Santa

Meu Deus, por que me abandonastes
Cada pessoa de sua casa leve os ramos a serem abençoados para a Procissão. Durante a Santa Missa, todos estejam atentos à leitura da
Paixão segundo São Mateus.
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes”?
Bênção dos Ramos: Mt 21,1-11
Is 50,4-7
Sl 21 (22),8-9.17-18a.19-20.23-24 (R/. 2a)
Fl 2,6-11
Mt 26,14-27,66

Acompanhamos e participamos do mistério de Cristo, que se entrega pela nossa salvação.
Vamos a Betânia e ao Cenáculo, acompanhamos Pedro, Judas, Lázaro, Marta, Maria e os outros discípulos.
Ninguém fique indiferente, pois somos chamados a “tomar partido” junto do Senhor, escolhendo segui-lo nos caminhos da vida.

Roteiro diário

Oração: Reze esta oração, composta pelo papa Paulo VI. Pouco a pouco, você saberá repeti-la com calma e ser acompanhado por ela muitas vezes durante o ano.

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.

Leitura orante da Palavra de Deus: Leia o texto indicado para cada dia, escolhendo o Evangelho do dia ou uma das leituras indicadas pela Igreja.

Gestos penitenciais: Três práticas acompanham nossa Quaresma: a oração, a penitência ou jejum e a caridade. Acolha nossas propostas e exercite a criatividade, descobrindo e atualizando estas práticas em sua vida diária.




Foto Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário