terça-feira, 10 de maio de 2011

Mensagem do Dia

Terça, 10 de Maio de 2011

Onde está a liberdade?

100511 Nós fomos criados por Deus, livres, e não podemos permitir que nada e ninguém nos escravize, nem mesmo sob pressão. Contudo, sozinhos não somos capazes de viver esta liberdade; somente cheios do Espírito Santo conseguimos alcançar essa graça, porque “onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade” (II Cor 3,17).
Jesus é a verdade e quer nos libertar de todos os fatos passados que bloqueiam a nossa vida e nos impedem de ver a obra nova que Ele já está realizando. “Se, pois, Jesus vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,36).
Ao longo deste dia peçamos ao Senhor que nos liberte de tudo o que nos oprime e não nos deixa viver como filhos amados de Deus.
Jesus, eu confio em Vós!



Homilia
http://www.basilicadenazare.com.br/portal/images/stories/homilia%20do%20dia.png

O Pão que dá vida e amor em Plenitude

No texto de ontem, João terminava com a resposta de Jesus: “Deus quer que vocês creiam n’Aquele que Ele enviou!” Apesar do milagre da multiplicação dos pães e de tantos outros sinais, ainda assim o povo O interroga: Que milagre o Senhor vai fazer, para que possamos ver e crer em Ti? O que é que o Senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Sagradas Escrituras: “Do céu ele deu pão para eles comerem.” Diante desta atitude chegamos à conclusão de que, mesmo pedindo a Jesus pão do Céu, a multidão não desejava mais que pão terreno para esta vida e para a fome daqui.
Essa não seria, muitas vezes, também a nossa atitude diante de Jesus? Quando vamos à Santa Missa, quando rezamos em nosso grupo de oração, em casa, na Adoração ao Santíssimo, no Terço, o que pedimos a Deus por intermédio de Jesus? Pão do céu ou terreno?
Quando o Senhor nos chama a fazer qualquer coisa de grande novidade, nasce sempre em nós alguma resistência, desviando nossa atenção para não assumirmos o risco que isso implica. E então resmungamos, reclamamos e pedimos que Ele dê provas da Sua ação em nossa vida: Que milagre vai fazer para a gente ver e crer no Senhor? O que o Senhor pode fazer?
Mas Jesus não se assusta diante disso. Ele nos conduz pacientemente a colher e a gostar da beleza e do “pouco” que Ele sempre nos oferece. É como se dissesse: “É verdade que Moisés recebeu grandes dons, mas aquilo que o Pai vos quer dar agora, em Mim, é infinitamente maior. Trata-se do pão que Deus dá. Do pão que desce do Céu e dá vida ao mundo”.
Jesus revela em nós o desejo interior de recebermos o Seu dom, ainda que não compreendamos o fim e a profundidade do seu conteúdo e das suas implicações. É o que acontece na Eucaristia: se nos aproximamos dela para nosso alimento, não é porque a compreendamos totalmente, mas só porque o Senhor nos fez descobrir que, nela, Ele nos dá o Seu amor.
Ele próprio diz: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. E o pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo.
Meu irmão, minha irmã, apesar da minha e da sua vida estarem sujeita a tantas fomes e misérias, apesar de muita gente não querer ouvir falar de uma vida melhor além desta, eu te convido a pedir ao Senhor não o pão deste mundo, mas o pão que desceu do Céu e, sobretudo, a dizer como o salmista: “Em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida” aqui, em troca desta.
Padre Bantu Mendonça


Aprofundamento Mariano na Rádio Rural  de Nata-RN para você!

A Rádio Rural de Natal e a Canção Nova romovem para você nesse mês de maio o “Aprofundamento Mariano”. Serão 3 dias de muitas graças através da intercessão da Virgem Maria!
Nos dias 17, 18 e 19 de maio na Casa de Evangelização da Rádio Rural você é convidado a viver essa experiência de aprofundar-se na intimidade com a Virgem Maria Mãe de Deus. A taxa de inscrição é R$ 3,00.
Confira a programação do Aprofundamento Mariano
Dia 17 de Maio: 12hs – Santa Missa em honra a São Miguel (Pe. Robson) / 14hs – Aprofundamento: As virtudes da Virgem Maria;
Dia 18 de Maio: 12hs – Santa Missa em honra a São José (Pe. Gilberto) / 14hs – Aprofundamento:  A relação da Virgem Maria com São José;
Dia 19 de Maio: 12hs – Missa em honra a Santa Rita de Cássia (Pe. Aerton) /14hs – A importância da devoção à Virgem Maria e a experiência dos santos com a Mãe de Deus;
Venha e participe conosco!
Canção Nova Natal-RN


Moções proféticas da RCC Brasil

 http://img.cancaonova.com/noticias/noticia/281022.jpg
Maria Beatriz Secretária Geral do Conselho Nacional da RCC Brasil fala aos servos de Goiás sobre as moções proféticas. Segue transcrição:
"O Senhor usa dos servos para nos indicar a direção a qual ele quer que seguimos, isso é uma moção profética. O Conselho Nacional é o ouvido da RCC que ouve a voz do Senhor e transmite esse caminho essa direção. Vivemos hoje um tempo de graça, um kairós, que foi inaugurado com a vinda de Jesus. Em uma dessas escutas o Senhor fez uma grande revelação ao Conselho Nacional. Disse que era necessário construir e reconstruir a nossa casa. Reconstruir casa do nosso coração e construir a casa sede do carismático. Com a palavra de confirmação: "Verdadeiramente um Deus se esconde em sua casa, o Deus de Israel, o Deus que salva. Ficarão envergonhados e confusos todos aqueles que te opuseram e Israel obterá do Senhor uma salvação inteira, sem confusão, nem vergonha, ate o fim dos tempos."
O Senhor mostrava para o Conselho Nacional casas bagunçadas, sujas. Desempregados. Dúvidas. E disse: "Não foi pra isso que eu vim, vou mostrar para vocês onde está o desajuste. Os jejuns diminuiram, as orações diminuiram, o desejo de uma família salva diminuiu, a sede de santidade era pouca." E continuou "Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de sua vida com fé. Eu disse que iria organizar a tua vida e vou. O teu anjo da guarda vai te ajudar a organizar. É simples e facil. Eu sou o Deus da ordem e do equilibrio: a confusão é artimanha do inimigo para confundir os meus e roubar-lhes a paz"Continuando a definição: a moção profetica é a ação de Deus na nossa vida. E Deus nos pergunta: "qual a resposta que vamos dar mediante essa ação?".

A construção da Sede Nacional é o grande exemplo disso hoje. Uma moção profética de Deus em 2006 hoje já conseguimos ver com olhos humanos que isso já está acontecendo, a palavra de Deus foi dita e a ação dele começa a acontecer diante dos nossos olhos. Assim nos diz o Senhor mais uma vez: "Tomem a decisão de querer o bem, de agir bem. Não se aliem ao mal porque ele vos enfraquece. A vossa força sou Eu porque Eu sou o bem. E muito importante que tomeis a decisão de se aliarem a mim. Se quiserdes estar unidos a mim deveis sempre optar pelo bem. Sois bons porque são meus filhos feitos a minha imagem e semelhança. Com a semente do meu amor plantada nos seus corações. Sede honestos e verdadeiros não fazendo nada pelas costas. Optem pelo bem. Optem pela verdade e sinceridade. Intercedei uns pelos outros para que se forme uma corrente de solidariedade e amor por meio da qual as minhas bençãos podem circular. Toda vez que quebrares o laço do amor estarás interrompendo esse circulo do amor do qual eu desejo inseri-los."


Como primeiro alicerce de reconstrução da nossa casa (coração) temos 4 vertentes: a do bem, a da verdade, a da identidade de filhos de Deus e batizados no Espírito Santo e a de solidariedade e partilha. O segundo alicerce: o amor fraterno. Visão: duas casas, uma com a estrutura rachada, trincada, a outra, toda perfeita. A casa rachada era a casa onde existe desunião, brigas, competição entre as pessoas. A casa perfeita era a casa onde existe a comunhão, solidariedade, entendimento e amor. A confirmação da palavra está Lucas 11, 17 - "Todo reino dividido contra si mesmo será destruido e seus alicerces cairão uns sobres os outros" "Estais divididos, e reino dividido não subsiste. A divisão está nas palavras nos vossos pensamentos e na vossa visão. A desconfiança dos outros. Existem partidos. Sem amor fraterno não haverá construção e nem reconstrução"

Qual é a nossa causa? Qual é a sua causa? Qual é a causa da RCC? Implantar a cultura de Pentecostes. Por isso o Senhor profetiza: "Erguei a minha cruz sobre os vossos sonhos. A minha cruz que representou a derrota dos sonhos daqueles que pensaram que eu iria restaurar imediatamente o reino de israel.Esses nao entenderam que eu os libertei do verdadeiro opressor. Quando ergerdes a minha cruz sobre vossos sonhos o meu sangue lavara e restaurará os corações desapontados por verem tantos sonhos derrotados." Erga a cruz de Jesus na sua vida e veja os prodígios que ele realizará."
Elder dos Santos - MCS GO
 

 

Irmã Dulce é homenageada por bispos reunidos na 49ª AG da CNBB

A beatificação de Irmã Dulce acontece no dia 22 de maio, no Parque de Exposições de Salvador (BA)
Os bispos do Brasil, reunidos em Aparecida (SP) na Assembleia anual da CNBB, divulgaram nesta terça-feira, 10, um documento em homenagem à beatificação de Irmã Dulce. No texto, o episcopado ressalta que a cerimônia “nos faz mergulhar na profundidade do mistério de nossa fé para pedir a graça de vivermos o caminho de santidade”.

.: ÍNTEGRA: Nota dos bispos sobre a beatificação de Ir. Dulce
.: Editoria especial da Assembleia da CNBB
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr


Segundo os prelados, Deus chamou a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes para um serviço especial junto ao seu povo, os baianos, em particular “os pobres, os doentes, também pessoas rejeitadas por serem portadoras de necessidades especiais. Deixando tudo, tornou-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e designada para um serviço em sua cidade”.

A nota dos bispos destaca ainda a espiritualidade de Irmã Dulce e a sua devoção por Nossa Senhora. “Sua espiritualidade era nutrida pela Eucaristia, oração, Palavra de Deus, e devoção a Nossa Senhora. A confiança na Providência Divina que se lhe manifestava em diversas ocasiões e, muitas vezes, de forma surpreendente, nunca lhe trazia constrangimento em estender as mãos para pedir ajuda a fim de saciar a fome de pão e saúde aos que a procuravam e a encorajavam para seguir adiante vendo em cada sofredor o próprio Cristo Jesus”.

Para o episcopado, ao fazer o reconhecimento das virtudes da Irmã Dulce, o Papa Bento XVI exorta os cristãos brasileiros a assumirem sua fé em gestos concretos, “para que todos tenham vida e vida em abundância” (cf. Jo 10,10).

A caminho da santidade

As gestões oficiais para a instalação do processo de beatificação e canonização de Irmã Dulce foram iniciadas em 1999, com a concessão do 'Nihil Obstat', documento que a Santa Sé disponibiliza decretando não existir impedimento para a introdução da causa.

Em 2000, foi realizada a abertura do Processo Canônico sobre a sua vida, virtudes e fama de santidade. A graça obtida pela intercessão de Irmã Dulce, em 2003, foi examinada primeiramente no Brasil e reconhecida pelos peritos médicos como um caso que não pôde ser explicado pelos meios da ciência. Os peritos e os cardeais da Congregação para as Causas dos Santos foram unânimes no reconhecimento deste milagre, constando que se tratava de um caso extraordinário de cura.

Em abril de 2009, foram reconhecidas suas virtudes heroicas e ela foi declarada Venerável pelo Vaticano. Em junho de 2010, seu corpo foi exumado e transferido junto às suas relíquias, últimos atos antes da beatificação – que acontece no próximo dia 22, em Salvador (BA).


10 curiosidades sobre a vida e obra de Irmã Dulce


Irmã Dulce conheceu o Papa João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, teve uma vida peculiar. Começou a praticar caridade com 13 anos, entrou para o convento com 19 e dedicou todos seus 77 anos de trajetória à caridade. Prestes a ser beatificada – a cerimônia acontece no dia 22 de maio, em Salvador (BA) –, o Canção Nova Notícias apresenta 10 curiosidades sobre seu apostolado. Confira:

1) Por causa de um enfisema pulmonar, Irmã Dulce viveu os últimos 30 anos da sua vida com a saúde abalada seriamente - tinha 70% da capacidade respiratória comprometida e chegou a pesar 38 quilos. Entretanto, nem mesmo a doença a impediu de construir e manter uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país. Morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.

.: Editoria especial da beatificação de Irmã Dulce
.: Saiba mais sobre a vida e obra da religiosa
.: Veja qual é o caminho para se tornar santo
.: Conheça os santos e beatos do Brasil

2) Irmã Dulce foi uma criança cheia de alegria, adorava brincar com sua boneca inseparável Celica, empinar pipa e tinha especial predileção pelo futebol - era torcedora do Esporte Clube Ipiranga, time formado pela classe trabalhadora, o primeiro a romper com o perfil elitista do esporte baiano no início do século XX.

3) Irmã Dulce começou a praticar caridade aos 13 anos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa. Nessa época, sua residência ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’, tal o número de carentes que se aglomeravam no local. Quando entrou no Convento de Nossa Senhora do Carmo, aos 19 anos, escolheu o nome de Irmã Dulce (seu nome verdadeiro é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes), em homenagem à mãe.

4) Por causa do grande número de operários no bairro de Itapagipe, a religiosa criou, em 1936, a União Operária São Francisco - primeira organização operária católica do estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia. O movimento era mantido com a arrecadação de três cinemas construídos por meio de doações - o Cine Roma, o Cine Plataforma e o Cine São Caetano.

5) Para abrigar doentes que recolhia nas ruas, a religiosa chegou a invadir cinco casas na Ilha dos Ratos, em 1937. Expulsa do lugar, ela peregrinou durante uma década, levando os seus doentes por vários lugares. Por fim, em 1949, ocupou um galinheiro ao lado do convento, com autorização da sua superiora, para abrigar os primeiros 70 doentes. Hoje, no local, está o Hospital Santo Antônio, o maior da Bahia.

6) Em julho de 1979, Madre Teresa de Calcutá recebeu convite de Dom Avelar para ir a Salvador fundar uma casa da Ordem Missionária da Caridade, no bairro de Alagados. Irmã Dulce quis conhecer a famosa religiosa, que receberia o Prêmio Nobel da Paz naquele ano. Com dificuldades para manter as obras, devido à doença, Irmã Dulce chegou a oferecê-las para a colega.

7) Em 1988, Irmã Dulce foi indicada pelo então presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Ela não o venceu, entretanto teve o trabalho mais reconhecido. Quem levou a premiação foram as 'Forças de Paz das Nações Unidas' (conhecidas como 'Capacetes azuis'), pelos seus esforços a serviço da preservação da paz.

8) Em sua segunda visita ao Brasil, em 20 de outubro de 1991, o Papa João Paulo II fez questão de quebrar o rigor da sua agenda e ir ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante debilitada, no seu leito de enferma. Cinco meses depois da visita do Pontífice, os brasileiros chorariam a morte do 'Anjo bom da Bahia'. No velório, cerca de 50 pessoas desmaiaram e o cenário se dividiu entre pobres e grandes personalidades do país.

9)
Na exumação do seu corpo, em junho de 2010, os representantes do Vaticano e pessoas presentes se mostraram impressionados com a mumificação natural do corpo, 18 anos após a morte da religiosa. A exumação é a penúltima etapa do processo de beatificação. “A roupa estava conservada mesmo após 18 anos, apesar de um pouco escura. O semblante dela é muito sereno, não há odor”, disse a sobrinha e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, em entrevista à imprensa na época.

10) No dia 22 de maio, Irmã Dulce será a terceira religiosa, natural do Brasil, a ser beatificada. No hall das beatas brasileiras, já temos Albertina Berkenbrock e Lindalva Justo de Oliveira. A única beata estrangeira, mas com missão no país, é a austríaca Bárbara Maix.


49ª AG: Aprovadas as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

49ag_aprovacaodiretrizes 















A CNBB aprovou, ontem, as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2011-2015. O Documento obteve 271 votos dos 274 votantes. Houve um voto contrário e dois em branco.
“Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”.
Este é o objetivo geral que abre as novas Diretrizes cujo texto é dividido em cinco partes, além de uma introdução e uma conclusão. O Documento tem cerca de 50 páginas e 130 parágrafos.
Veja, abaixo, o esquema geral das novas Diretrizes
OBJETIVO GERAL
INTRODUÇÃO
I - PARTIR DE JESUS CRISTO
II - MARCAS DE NOSSO TEMPO
III - URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA
3.1. Igreja em estado permanente de missão
3.2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã
3.3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
3.4. Igreja: comunidade de comunidades
3.5. Igreja a serviço da vida plena para todos
IV - PERSPECTIVAS DE AÇÃO
4.1. Igreja em permanente estado de missão
4.2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã
4.3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
4.4. Igreja: comunidade de comunidades
4.5. Igreja a serviço da vida plena para todos
V - INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO
5.1. O plano como fruto de um processo de planejamento
5.2. Passos metodológicos
CONCLUSÃO: COMPROMISSO DE UNIDADE NA MISSÃO
SIGLAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário