quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Quarta, 6 de Julho de 2011

Seu próximo está precisando de ajuda?

mensagem_241110
Precisamos ser sensíveis ao nosso próximo mais próximo. Muitas vezes, as pessoas com as quais convivemos estão sofrendo, tristes e desanimadas e não somos capazes de perceber isso, porque só pensamos em nós mesmos, em nossos problemas.
Sempre que olharmos para uma pessoa, o façamos pensando que ela precisa ser amada, que ela pode estar sofrendo muito e necessitando de ajuda. Isso vai nos ajudar a sair de nós mesmos e a nos assemelharmos a Jesus, que veio para servir e fazer o bem e nos convida a fazer o mesmo. Ninguém surge em nossa vida à toa. Deus sempre tem um propósito quando põe alguém ao nosso lado.
Peçamos ao Senhor a graça de sermos sensíveis às pessoas que Ele colocar hoje em nossa vida. Para isso precisamos do batismo no Espírito Santo de Deus, transformando tudo em oração, para que Ele nos direcione e, assim, tenhamos discernimento diante das situações que surgirão ao longo do dia.
“Sou teu servo; dá-me discernimento, e conhecerei as tuas exigências” (Salmo 118,125).
Peçamos, hoje, a Jesus a graça de agir segundo a sabedoria de Seu Espírito Santo para que sejamos verdadeiros cristãos, comprometidos com o amor e com a verdade.
Jesus, eu confio em Vós!

Homilia 
 http://www.santaritadecassiamg.com.br/fotos/25618topo_homilia.jpg
Jesus nos conhece e chama pelo nome

Ao ordenar que os discípulos curassem os doentes, ressuscitassem os mortos, sarassem os leprosos e expulsassem os demônios, Jesus pretende que os Seus seguidores reproduzam Sua vida, ao mesmo tempo em que os convoca a empregarem todos os recursos e forças para a solução dos problemas mais angustiantes das ovelhas perdidas da casa de Israel.
Cristo veio procurar a única ovelha que se tinha perdido (cf. Mt 18,12). A única ovelha que é você, que é o seu marido, a sua esposa, o seu filho, a sua filha, o seu parente. É por essa alma perdida, por esta ovelha desgarrada que o Bom Pastor foi enviado. Ele que, desde sempre, fora prometido: para ela nasceu e por ela foi entregue. Ela é única, tomada dos judeus e das nações, tomada de todas as nações, única no mistério, múltipla nas pessoas, múltipla pelo corpo segundo a natureza, única pelo Espírito segundo a Graça. Numa palavra: uma única ovelha e uma multidão inumerável.
Por isso, Aquele que veio procurar a única ovelha foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel. No seu todo, mas também na sua individualidade. Por isso, chama pelo nome e de uma maneira detalhada para dizer que Ele nos trata não quantitativa, mas qualitativamente.
Ele nos conhece e chama pelo nome: Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes. Jesus associa à Sua atividade um grupo de homens que irá pregar a Boa-Nova e realizar os prodígios que Ele realizou. Aos Seus seguidores, Jesus dá ordem de continuarem Sua obra em favor das pessoas, confere-lhes autoridade para expulsar maus espíritos e curar os doentes.
Por nós mesmos, como cristãos, não tínhamos um “poder mágico” para realizar esses milagres, mas o evangelista usa essa imagem para expressar a luta dos discípulos de todos os tempos contra tudo aquilo que destroi a vida humana, física, psicológica ou espiritualmente. Assim, nos dá a conhecer o Seu amor por nós e nos compromete com Sua missão. Ele nos converte em discípulos e missionários Seus com uma vocação específica na Igreja por Ele mesmo instituída. Quer como bispos, quer como presbíteros, assim como leigos.
Portanto, meu irmão, se o Senhor fora enviado como verdade para os ludibriados, como caminho para os transviados, como remédio para os doentes, como resgate para os cativos e como alimento para os que morriam de fome, você – como discípulo e missionário d’Ele no mundo de hoje – não pode nem deve ser outra coisa senão aquilo que Ele foi e é em mim e em você. Ele foi a todos e a cada um. Foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel para que elas não se perdessem para sempre e tivessem vida e vida em abundância.
Esta é a minha e a sua tarefa: anunciar a Boa Nova descobrindo no mundo os ‘espíritos maus’, isto é, os males que alienam e marginalizam as pessoas a buscar a cura, pois o Reino de Deus está próximo.
Padre Bantu Mendonça


Bento XVI visita mostra dedicada ao Papa João Paulo II

Papa durante visita à Mostra no Vaticano
O Papa Bento XVI visitou a Mostra dedicada a João Paulo II por ocasião de sua Beatificação na manhã desta quarta-feira, 6, no Braccio di Carlo Magno, no Vaticano.

O Pontífice acompanhou com atenção a todos as seções da exposição, que ilustra a vida e o Pontificado de Karol Wojtyla. Estão expostos, entre outros, os seus esquis, botas, a bicicleta, macacões dos mineiros da época, a batina do sacerdote Karol Wojtyla, a veste violeta do bispo e a púrpura cardinalícia.

Bento XVI, guiado pelos curadores Barbara Iatta e Roberto Pulitani, pôde ver alguns escritos autógrafos e também objetos da infância e da juventude provenientes de Wadowice, terra natal de João Paulo II.

A exposição, sob os cuidados do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e da Embaixada Polonesa junto à Santa Sé, foi inaugurada em 28 de abril passado e permanecerá aberta até 24 de julho. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário