segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Santo do Dia

São João Damasceno

4 de Dezembro

São João Damasceno
Lembramos São João Damasceno, um santo Padre e Doutor da Igreja de Cristo. Nasceu em 675, em Damasco (Síria) num período em que o Cristianismo tinha uma certa liberdade, tanto assim que o pai de João era muito cristão e amigo dos Sarracenos, que naquela época eram senhores do país. Esta estima estendia-se também ao filho. Os raros talentos e merecimentos deste levaram o Califa a distingui-lo com a sua confiança e nomeá-lo prefeito (mansur) de Damasco.

João Damasceno ainda jovem e ajudante do pai gozava de muitos privilégios financeiros, mas ao crescer no amor ao Cristo pobre, deu atenção a Palavra que mostra a dificuldade dos ricos (apegados) para entrarem no Reino dos Céus. Assim, num impulso para a santidade, renunciou todos os bens e deu aos pobres. Preferiu São João uma vida de maus tratos ao se entregar as "delícias venenosas" do pecado.

Retirou-se para um convento de São Sabas perto de Jerusalém e passou a viver na humildade, caridade e alegria. Escreveu inúmeras obras tratando de vários assuntos sobre teologia, dogmática, apologética e outros campos que fizeram de São João digno do título de Doutor da Igreja. Com escritos defendeu principalmente a Igreja contra os iconoclastas, que condenavam o uso de imagens nas Igrejas.

Certa vez, os hereges prenderam São João e cortaram-lhe a mão direita a fim de não mais escrever, mas por intervenção de Nossa Senhora foi curado. Seu amor a Mãe de Jesus foi tão concreto que foi São João quem tornou presente a doutrina sobre a Imaculada Conceição, Maternidade divina, Virgindade perpétua e Assunção de corpo e alma de Maria. Este filho predileto da Mãe faleceu em 749, quase centenário.
Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII em 1890.

São João Damasceno, rogai por nós!

Evangelho

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqMiCnNMLQKFl6Unu1ePRYgau3QAQ-RUz83xufvNWYLZ55bZh_zXriQXpwh2bj8ra3I_5n-0Tn-vV67RtGlnnPd10GzSh5gBMcOq7_OuYsF-xdmRVvcZdSuLuRgrNp7NfcwjS_kJpgchE/s400/066.JPG

Evangelho (Marcos 1,1-8)

Domingo, 4 de Dezembro de 2011
2º Domingo do Advento

 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
2Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”
4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão.
6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 


Domingo, 04 de dezembro de 2011, 12h42

"Devemos assumir a sobriedade como estilo de vida", diz Papa

O Papa Bento XVI dedicou sua reflexão na manhã deste domingo, 04, à figura de João Batista, durante o discurso que antecede a oração mariana do Angelus. João Batista, considerado o precursor de Jesus Cristo, foi apresentado pelo Santo Padre como modelo a ser seguido.
"O estilo de João Batista deveria chamar todos os cristãos a escolher a sobriedade como estilo de vida, especialmente em preparação à festa do Natal, na qual, o Senhor, como diria São Paulo, de 'rico que era, se fez pobre por vós, porque vós vos tornanstes ricos por meio da sua pobreza", enfatizou.
O Pontífice também destacou o apelo de conversão que o tempo litúrgico do Advento propõe. Ele convidou os cristãos para que nesse Natal todos possam fazer uma real e sincera revisão de vida.
"O apelo de João Batista vai além e com profundida em relação à sobriedade do estilo de vida: chama a uma mudança interior, a partir do reconhecimento e confissão do próprio pecado. Enquanto nos preparamos para o Natal, é importante que entremos em nós mesmos e façamos uma verificação sincera da nossa vida", salientou.

.:NA INTEGRA: Angelus de Bento XVI - 04/12/2011
50 anos da Organização Mundial pelas migrações
Durante a tradicional saudação em diversas línguas, que acontece a oração mariana, o Papa também citou os 50 anos da Organização Mundial pelas migrações fazendo um apelo solidário a todas as iniciativas que trabalham com aqueles que tiveram que deixar seu próprio país
"Nos próximos dias, em Genebra e em outras cidades, se celebrará o 50º aniversário da instituição da Organização Mundial pelas Migrações, o 60º Convenção sobre o status dos refugiados e o 50º da Convenção sobre a redução dos casos indigência. Confio ao Senhor àqueles que são obrigados a deixar o próprio País, ou são privados de nacionalidade. Enquanto encorajo a solidariedade em relação a essas pessoas, rezo por todos aqueles que se colocam para proteger e assistir estes irmãos nas situações de emergência, expondo-se a grande fadigas e perigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário