segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Segunda, 12 de Dezembro de 2011

Onde Nossa Senhora chega, tudo se transforma

Quando Nossa Senhora nos visita, tudo na nossa vida muda, como mudou na vida de Isabel:
“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre’” (Lc 1,39-44).
Ao longo de todo este dia, peçamos a Nossa Senhora que nos visite e nos alcance a graça de sermos cheios do Espírito Santo.
Fique conosco, Virgem Maria, ao longo de todo este dia.
Jesus, eu confio em Vós!


Como Maria, sejamos presença do amor de Deus

http://files.adoradorescatolicos.webnode.com.br/200000065-3e2333f1ce/25618topo_homilia.jpg

Postado por: homilia


No dia de hoje celebramos Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América Latina. Somos convidados para erguer nossas preces e louvores a nossa Padroeira, que intercede por nós junto a Deus. O Evangelho de hoje trata de um momento muito importante do Novo Testamento: a visita da Virgem Maria a sua prima Isabel que, como ela, também estava grávida.
A saudação de Maria faz Isabel encher-se do Espírito Santo, fazendo-a sentir seu filho pular em seu ventre. Ao mesmo tempo, Isabel proclama em um grito: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”, anunciando que a Santíssima Virgem carregava no ventre o Nosso Senhor Jesus Cristo, que viria para nos libertar do pecado e nos conduzir à vida eterna. Nossa Senhora se mostra zelosa e cuidadosa com sua prima Isabel, pois não subiu à montanha para passear, mas para cuidar dela, que se encontrava no sexto mês de gestação.
A Santíssima Virgem Maria acreditou, confiou e Deus deu a ela a sublime tarefa de ser a Mãe de Jesus, Seu Filho. Porém, ela não ficou somente na “glória” de ser a Mãe de Deus, ela se fez serva, intercessora, auxiliadora, e cumpriu sua missão de Mãe da humanidade, começando por visitar Santa Isabel e oferecendo a ela seus préstimos.
Ao encontrar a prima, Nossa Senhora fez fluir o júbilo do Espírito Santo. Portanto, a alegria do encontro é a mensagem maior desse Evangelho. Ao deparar com Maria, a mãe de João Batista – Isabel – ficou cheia do Espírito Santo e abriu os lábios para saudar a Mãe de Jesus. O Espírito Santo é quem nos leva a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos em nossa vida. Maria foi chamada a bem-aventurada, feliz, cheia de graça.
Assim como visitou Isabel, transmitindo a ela e a João Batista o poder do Espírito santo de Deus, hoje ela também nos visita e traz para nós o Seu Menino Jesus – cheio do Espírito Santo – que nos ensina a cantar, a louvar, a bendizer a Deus com os nossos lábios. Somos também bem-aventurados se acreditamos nas promessas do Senhor. Isso nos mostra que ser da família de Deus nos traz a responsabilidade e o compromisso com os nossos irmãos e, como consequência, a paz, a alegria, a bem-aventurança.
Reze com a Mãe de Deus hoje: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo!”
Hoje somos convidados pela Virgem Maria para enxergar a imagem e semelhança de Deus na face de cada pessoa necessitada e humilde que encontramos diariamente, e para sermos mais solidários com os nossos irmãos. Lembremo-nos de que “quem ajuda aos pobres empresta a Deus”.
Peçamos a Deus Pai capacidade de reconhecer nossas falhas e que sejamos solidários, zelando pelos nossos irmãos mais necessitados.
Você também se considera bem-aventurado? Você se sente comprometido com Deus? Tem usado o Espírito Santo, que mora em você, para ir à procura daqueles que precisam ser amados e ajudados? Imagine-se como Maria visitando hoje alguém que você sabe que está precisando de amor.
Padre Bantu Mendonça


Formações

Imagem de Destaque

O verdadeiro sentido do Advento

Tempo de penitência, mas com alegria predominante e não tristeza
Precisamos compreender o significado do Advento, que vem do grego parusia, que significa presença, chegada, presença iniciada.

Nesse significado "presença iniciada de Deus", o Todo-poderoso dá início ao mistério da redenção com Sua presença. Presença de Deus no mundo que já começou e presença que apenas começou, não consumada, a qual vem para dissipar as trevas do mundo e dos nossos corações. A presença do Cristo no mundo como Salvador.

Advento, a vinda do Senhor, já começada. Para levar o cristão a não ficar preso àquilo que passou, mas Àquele que virá. Nosso olhar deve estar voltado para o Senhor que vem.

Neste mistério do Advento precisamos ter uma posição ativa diante do Senhor e em preparação para Cristo fazer parte da nossa vida e vir ao nosso encontro. São Bernardo nos ajuda a compreender este mistério quando diz: “Este mistério é a revelação do próprio Deus em suas perfeições. É o plano concreto de Deus para a salvação do homem e a restauração do mundo todo em Cristo. Este plano é visto, não como um projeto hipotético, mas sim como um fato atual. É o Reino de Deus entre nós este mistério só pode ser conhecido por aqueles que penetram n'Ele, que acham seu lugar no Cristo Místico e por isso encontram o mistério realizado e preenchido em si mesmo”.

Por isso, este tempo é de penitência, mas com alegria predominante e não tristeza. Com a espiritualidade da esperança. Tempo de vigilância com lâmpadas acesas e preparados para a grande parusia.

Tempo de procurar os valores eternos, caminho de humildade, sobriedade, lealdade a liturgia e firmes na fé.

É de recolhimento interior de compunção, princípio da conversão, uma transformação, a metanoia.

Missionário da Canção Nova

Artigo: Espírito ou consumismo natalino

Padre Anderson Marçal Moreira
Comunidade Canção Nova

O cristão é chamado a ser luz para os povos, mostrando em tudo que faz, sua verdadeira alegria: Jesus Verbo encarnado de Deus
Estamos acostumados a ver o Natal apenas como um encantável menino que sorri (ou chora). E então a única motivação que se pode vir é o retorno à inocência verdadeira da infância. Mas esta infância muitas vezes é confundida com uma transferência de sentimentos ou situações confundidas e marcadas ao longo da nossa história. Ou seja, no Natal, queremos nós muitas vezes voltar a ser crianças, no atraente mundo das compras e gastos, onde a desculpa, ou o culpado, é sempre o famoso “espírito natalino”.

Eu sempre me perguntei, quem é este famoso espirito natalino que sempre enche as lojas, os shopings, os magazines? Como pode alguém se aventurar em mergulhar num "mar de gente", por exemplo, os grandes centros de uma cidade como São Paulo, na rua 25 de março, nas últimas horas antes da ceia natalina? Realmente ele é muito bondoso, pois sempre dá presente para todos e principalmente para nós mesmos. É ou não é verdade que motivados pelo espírito natalino queremos ficar mais bonitos, mais bem vestidos, mais cheirosos, mais fofinhos, pois queremos comer bem e melhor... e tantas outras coisas, que fazem parte do mundo encantado das crianças.

Voltemos ao presépio de Belém. Ali, muito mais que a falta das coisas materiais, o verdadeiro espírito natalino se fez pobre, para que os pobres pudessem ser ricos. Não neste mundo, mas herdeiros do verdadeiro tesouro que não passa: o Reino dos céus. Com isto eu não estou dizendo que não podemos nos presentear com um natal cheio de coisas belas, mas convidando a conhecer mais profundamente quem é este espírito natalino.

A primeira coisa que posso dizer é que este espírito natalino não está nas lojas, não está festas, não está na ceia, não está na roupa nova ou no sapato novo. Então onde está este espírito natalino para que o possamos conhecer?

Com certeza ele está no coração de cada um que reconhece que o natal só terá sentido se for cheio de, primeiramente gratidão por um Deus que, amando tanto a pessoa humana, se fez pessoa. A gratidão nos leva à um segundo sentimento, a partilha. A partilha não é apenas uma troca de presentes feita no popular “amigo secreto”. Mas é um saber presentar. Não com aquilo que o outro quer, mas com aquilo que o outro precisa. Por exemplo, tem tantas pessoas ao nosso lado, às vezes na nossa própria casa, que muito mais que um par de sapatos novos, precisaria de um abraço de reconciliação. Do sentimento que nos leva à partilha, nasce uma postura, aquela da comunhão.

Muitas vezes, no natal temos mais comunhão com as pessoas que estão conosco nas filas gigantescas das grande lojas, do que com Aquele que realmente nos chama à verdadeira comunhão, que nada mais é que um pertencer a um Outro, e isto experimentamos maravilhosamente na Missa de natal. Esta comunhão com Deus, nos convida à uma comunhão com os irmãos. Que sentido tem dar um monte de presentes frios para todos, se não sou capaz de dar o calor do meu coração aos irmãos?

Com algumas destas pistas podemos buscar conhecer o verdadeiro espirito do natal, que vai muito além do chamado consumismo natalino. O cristão é chamado a ser luz para os povos, mostrando em tudo que faz, sua verdadeira alegria: Jesus Verbo encarnado de Deus.

.: Papa explica como não se distrair com consumismo no Natal
.: Natal não é feito só de presentes, salienta Bento XVI



Os 10 Mandamentos do Silêncio


elefante_indiano.jpg1-Fiques em silêncio a menos que tenhas algo a falar que valha a pena.
2-Fiques em silêncio após ter falado o suficiente.
3-Fiques em silêncio até que chegue a sua hora para falar.
4-Fiques em silêncio quando te provoquem.
5-Fiques em silêncio ao entrar na Igreja, para que Deus fale contigo.
6-Fiques em silêncio quando sejas tentado a irritar-te.
7-Fiques em silêncio ao sair da Igreja para que o Espírito Santo possa gravar em tua mente as coisas que ouviste.
8-Fiques em silêncio quando estiveres tentado a fazer intrigas ou resmungar.
9-Fiques em silêncio quando sejas tentado a criticar.
10-Fiques em silêncio por tempo suficiente para pensar bem antes de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário