quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma tempo de Oração

Quaresma é tempo de decisões maduras, afirma Bento XVI



CIDADE DO VATICANO, 22 FEV (ANSA) - O papa Bento XVI pediu aos fiéis para afastarem de si as "nuvens do egoísmo" nos próximos 40 dias da Quaresma, período que, segundo ele, é "o tempo das decisões maduras".

O Pontífice dedicou a audiência-geral desta quarta-feira, com 7.500 fiéis reunidos na sala Paulo VI no Vaticano, a uma reflexão sobre a Quaresma, que se inicia hoje.

Em seu discurso, ele explicou o sentido bíblico e litúrgico do período a partir do Antigo Testamento, passando pelos primeiros catecúmenos cristãos e para os tempos de silêncio e tentação vividos por Jesus nos 40 dias que passou no deserto.

Bento XVI convidou os fiéis a afastarem de si "as nuvens do egoísmo, da incompreensão, do engano", porque "o tempo do deserto pode se transformar em tempo de graça".

Segundo o Papa, os 40 dias da Quaresma indicam não tanto "um tempo cronológico exato, resultado pela soma dos dias, mas mais uma paciente perseverança, longa prova, tempo necessário para ver com os olhos de Deus".

As próximas semanas, atestou, deve ser para os cristãos uma ocasião "para assumir a si a própria responsabilidade, sem outras referências".

Joseph Ratzinger observou ainda que, para os fiéis, a Quaresma é uma "oportunidade para fazer uma profunda experiência de Deus" que vence "a realidade negativa que nos rodeia, cheia de aridez, cultura materialista, vazia de valores", que, segundo ele, subtrai à pessoa a "transcendência".

A Quaresma, acrescentou, é um tempo para "encontrar nova coragem para aceitar com paciência e com os olhos da fé qualquer situação de dificuldade, de aflição, de prova, na consciência de que a Jesus fará acontecer um mundo novo e que nos será doado um mundo de luz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário