domingo, 19 de fevereiro de 2012

Mensagem do Dia

Vale a pena ser íntegro

Diante de Deus, o que vale é a intenção com que realizamos nossas ações, que nem sempre são retas para com o próximo. Constantemente, precisamos fazer esta reflexão: “Qual é a minha primeira intenção quando ajudo uma pessoa? É por amor ou por que ela pode me beneficiar de alguma maneira?”.
Jesus, eu confio a Vós!


"Uma fé sem amor não é autêntica", afirma Bento XVI

'A fé orienta-se para o amor', afirma Bento XVI durante a missa presidida por ele neste domingo, 19, diante dos 22 novos cardeais
O Papa Bento XVI celebrou neste domingo, 19, a missa da Solenidade da Cátedra de São Pedro, também em ação de graças pelos 22 novos cardeais criados ontem, 18, durante o Consistório Público realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Durante a homilia, o Santo Padre fez uma explicação sobre o sentido do chamado de Pedro que foi citado por Jesus como a "rocha" que conduziria a Igreja de todos os tempos. A partir dessa reflexão, o Pontífice falou sobre a fé professada que deve gerar a vivência da caridade.
"Com efeito, o fato de presidir na fé está inseparavelmente ligado à presidência no amor. Uma fé sem amor deixaria de ser uma fé cristã autêntica", disse.

Homilia de Bento XVI na missa da Solenidade da Cátedra de Pedro - 19/02/2012
Veja mais
Fotos do Consistório 2012
Bento XVI também falou sobre a essência da Igreja, que segundo ele, baseia-se sobre a vivência da caridade e sobre a Palavra de Deus.
"A Igreja é o lugar onde Deus "chega" a nós e de onde nós "partimos" para Ele. A este mundo que tende a fechar-se a si próprio, a Igreja tem a missão de o abrir para além de si mesmo e levar-lhe à luz que vem do Alto e sem a qual se tornaria inabitável", enfatizou.
Ao final da homilia, o Santo Padre pediu que os cardeais seguissem com esmero a vivência da caridade que segundo ele, deve orientá-los durante no ministério pastoral.
"Amados irmãos e irmãs, a nós, a cada cristão, está confiado o dom deste amor: um dom que deve ser oferecido com o testemunho da nossa vida. Esta é de modo particular a vossa missão, venerados Irmãos Cardeais: testemunhar a alegria do amor de Cristo", pediu.


Bento XVI cria 22 novos cardeais, entre eles um brasileiro

Dom João Braz de Aviz, que é o mais novo cardeal brasileiro nomeado pelo Papa Bento XVI
Teve início na manhã deste sábado, 18, na Basílica Vaticana, o Consistório Ordinário Público realizado pelo Papa Bento XVI para criação de 22 novos cardeais. Depois da oração, saudação e anúncio do Evangelho (Mc 10, 32-45), o Papa fez o seu discurso.

O Santo Padre começou sua mensagem lembrando as palavras com que Cristo constituiu Pedro como alicerce da Igreja: “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja”. O fator importante para este alicerce foi a fé de Simão, que se tornou Pedro, a rocha, por ter professado sua fé em Jesus, o Filho de Deus. O Papa considerou que estas palavras de Jesus a Pedro colocam em destaque o “caráter eclesial” da celebração em questão.

.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI durante Consistório Ordinário Público - 18/02/2012


.: Fotos do Consistório Público para a criação de 22 novos cardeais - 18/02/2012
Bento XVI destacou o vínculo que os novos cardeais terão não só com ele, o Pontífice Romano, mas com todos os fiéis do mundo inteiro. Aos cardeais será pedido que sirvam com amor e vigor a Igreja, “com a clareza e a sabedoria dos mestres, com a energia e a fortaleza dos pastores, com a fidelidade e a coragem dos mártires”.

O Papa também comentou como, na passagem do Evangelho lida momentos antes (Mc 10, 32-45), Jesus Se mostra como um servo, um exemplo a ser seguido. Dessa forma, o Pontífice ressalta a doação de si mesmo no serviço a Deus e aos irmãos, o que, no entanto, está em contradição com os valores do poder e da glória exaltados no mundo.

Esse exemplo de Jesus, que veio para servir e não para ser servido, é, para o Papa, uma grande luz no Consistório em andamento. O Pontífice acredita que esta mensagem de Cristo é um convite, um legado e um encorajamento, em especial para os novos cardeais.

Cardeal Dom João Braz de Aviz
Os títulos cardinalícios concedidos aos novos cardeais são igrejas da diocese de Roma cujo nome e propriedade estão ligados a um cardeal no momento da sua criação. Entre os nomeados pelo Papa Bento XVI, está o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, Dom João Braz de Aviz. A ele foi concedido o título da igreja Santa Helena Prenestina, localizada próxima ao Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário