segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Formações

O objetivo das parábolas

O ensinamento da verdade através das imagens
As parábolas possuem a capacidade de, por meio de suas imagens, revelar algo da realidade da sociedade da Galileia do primeiro século. E é possível ver a presença desses indícios nas narrativas. Sendo assim, cabe a nós buscarmos esse entendimento das parábolas para São Mateus.
O objetivo das parabólas era o de transcender a realidade para modificá-la, ou seja, uma resposta à situação na qual vivia a sociedade da época. E é dessa maneira, entendendo como os textos bíblicos foram primeiramente utilizados e interpretados, que conseguiremos ler hoje esses mesmos textos com mais segurança e sem o risco de uma leitura fora de contexto; e fazer essa mesma dinâmica de levar nossa realidade para mais perto do Cristo e assim modificá-la.
Alguns estudiosos de parábolas as definem como mashal, palavra hebraica que designava toda sorte de linguagem figurada: parábola, comparação, alegoria, fábula, provérbio, revelação apocalíptica, dito enigmático, pseudônimo, símbolo, figura de ficção, exemplo, motivo, argumentação, apologia, objeção, piada, entre outros. Esses textos, muitas vezes, querem nos contar que algo no cotidiano é mau ou bom. Dessa forma, as parábolas passam a não somente buscar na realidade fontes para as imagens usadas, mas também o conteúdo que se quer dirigir aos ouvintes.
Assim, dependendo da proximidade ou distanciamento dos ouvintes, leitores da realidade apresentada na parábola, maior ou menor seria o entendimento dessas historias. Por outro lado, a falta de ligação entre as imagens concretas apresentadas e a significação da parábola gera um livre entendimento, daí a alegorização livre, na qual as parábolas são vistas somente com base no sentido diretamente adquirido por quem a ouve ou lê.
Enfim, quanto mais ligados ao cotidiano das pessoas forem as palavras do primeiro plano usadas nas parábolas e quanto mais rápida for a assimilação dessas palavras no segundo plano – por possuírem essa ligação – tanto maior será a proximidade de sentidos e, consequentemente, mais direta será a interpretação da parábola.
Outras informações interessantes acesse o video
(Artigo extraído do livro: "Dinheiro à luz da fé" do mesmo autor.)
Denis Duarte

Tempo Real: Cetenas de devotos e devotas de São Sebastião acompanharam a chegada do nosso padroeiro a Igreja Matriz.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNX9Vvms1ei1Xd68-rdO8fs83LEaFUiu1uPwWoTvWssOEkBX8XFgR_CSzsW97u3mXyudsgKCJ9ABMX20GsL56Tr4mcoYpf7h6mYLlyGWVDFO591i7H7e9K3OlD5am2xDS0h00Igtxjl-oZ/s1600/festa+de+janeiro+3.JPG

São Sebastião chega a Igreja Matriz

 Ornamentação do andor

DSC04449andor de São Sebastião ornamentado pela comunidade do Leandro Bezerra 
A comunidade do bairro Leandro Bezerra fez bonito. Na Capela do padroeiro do bairro, Santo Antônio, prepararam uma bonita festa para dar início aos dez dias de celebrações ao santo padroeiro de todos os caraubenses, São Sebastião. Juntos, com um coração de amor, doação e fé, os fiéis do bairro ornamentaram o andor de São Sebastião com belas flores naturais. E do largo da capela de Santo Antonio, um multidão saiu em procissão até a igreja matriz, passando por diversas ruas do bairro, onde os fiéis decoraram suas casas saudando o santo com flores e fogos.
DSC04445Altar na residência de D. Leonilza/Leandro Bezerra
Parabéns para toda comunidade do Leandro Bezerra pela demonstração de amor e fé.



Resultado do Vestibular da Faculdade Diocesana de Mossoró 2011



8- 2.188.378- José Mário Freitas V. Segundo 01
5- 1.481.840 Clébis Círis dos Santos- 02
2- 2.545.972 Vinícius dos Santos A. Martins- 03
7- 2.331.559 Alison Felipe de Moura -04
6- 1.694.234 Lucicleide da Silva- 05
1- 2.227.004 Leandro Luiz Pinto- 06
3- 1.449.809 Maria Celeste de Andrade- 07
4- 3.832.987 Erivan Pereira da Silva- 08

Informações :

1- A  matrícula para graduados que desejem ingressar no curso de Teologia acontecerá no mesmo dia dos demais: 28 a  31 de janeiro 2011;
2- O valor da mensalidade é de  R$ 260,00. O  aluno que pagar até a data do vencimento terá 10% de desconto;
3- As aulas de 2011 terão início dia 14 de fevereiro de 2011.

Iara Linhares
Secretária da Faculdade Diocesana de Mossoró

Faculdade Diocesana de Mossoró divulga resultado do Vestibular 2011

                                           Projeto futuro da FDM

A Faculdade Diocesana de Mossoró acaba de divulgar o resultado do processo seletivo, realizado dia  09 de dezembro. Daqui a pouco os nomes dos aprovados. Aguarde!

Momentos do I Mártir Fest































Nenhum comentário:

Postar um comentário