domingo, 2 de outubro de 2011

Santos Anjos

     Uma Italiana, cujo o filho estava na guerra, foi até o Pe. Pio de Pietrelcina e, choando disse que queria noticias dele. "Escreveu-lhe uma carta", disse Pe. Pio. "Mas para onde devo enderea-la?", perguntou a mulher. "O seu Anjo da Guarda cuidará disso", respondeu.  A mulher que tinha muita fé no Pe. Pio, escreveu a carta e põs apenas o nome do filho no envelope. Antes de dormir rezou ao seu Anjo da Guarda e, ao acordar, a carta já não estava no criado-mudo. A mulhe, apavorada, correu até o Padre e  lhe contou o fato. "Agradeça ao seu Anjo da Guarda", disse ele. Quinze dias depois, a mulher recebeu uma carta de resposta de su filho. Sua carta, sem endereço, havia chegado a seu destino.
    A grande missão dos Anjos e nos levar para o céu. Os Anjos são seres espirituais, criados por Deus. São criaturas pessoais, espirituais, dotadas de extaordinária inteligência e vontade livre. Excedem em perfeição todas as criaturas visivéis. A Igreja en sina que "a existência dos seres espirituais, não corporais, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a Traaadição" (CIC 328).
     A palavra anjo significa mensageiro. Os anjos desempenham uma missão  espcial em favor da hunmanidade. Eles são os mensageiros do plano salvador de Deus. São nossos defensores, do corpo e da alma, em todos os perigos, principalmente na hora da morte.
     Santo Aaaagostinho nos diz "Anjo é designação de encargo (mensageiro), não de natureza. Se prguntares pela natureza, é um espírito; se peguntares pelo encargo é um Anjo. É espírito por aquilo que é,; é Anjo por aquilo que faz" (CIC 329).
     "Desde o início até a morte, a vida humana é cercada pela proteção e pela intercesão dos anjos. Cada fiel tem ao seu lado um anjo como protetor e pastor para guiá-lo na vida" (CIC 336) Eles nos ajuda a dar bom rumo e dieção a nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria.
     Existe uma hierarquia angelical, dividida em Tronos, Querubins, Serafins, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos. Para Deus, porém, apesar dessa hieraquia angelical, todos são anjos e todos são iguais perante eles.
     Arcanjo significa "anjo principal" ou "chefe". Este título é mensionado duas veses no Novo Testamento e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos na Bíblia: Miguel, Gabril e Rafael. Miguel é espcialmente citado como "O" arcanjo (Jd 1,9), Embora se pressuma pela tradição, que Gabriel também seja um Arcanjo, não há referências bíblicas a esse respeito,  Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor (Tb 12,15).
     A Igreja os tem como Arcanjos e festeja São Miguel, São Gabriel e São Rafael no dia 29 de setembro.


São Miguel Arcanjo

Miguel significa "Quem é como Deus"? , pois foi ele que se pós  a frente  dos        anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos  rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. Os livros sagrados o apresentam como um dos mais eminentes espíiritos celestiais. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Principe dos Anjos e a Igreja aumenta-o entre os arcanjos. São Miguel é um espírito guerreiro, arauto de DEus e príncipe dos exércitos celestiais. A arte cristã o apresenta com armadura brilhante, com lança e espada, vencendo o dragão infernal, fazendo-o sentir seu poer e arremessa-o as profundesas do inferno.
    Numerosas são as suas aparições registradas na história da Igreja. Seu nome é mensionado vária vezes no sacrifício da Santa Missa. No "Confiteor" (Oração do rito penitencial) o sacerdote invoca a intercessão e São Miguel junto de DEus. Sobre o incenso, na Missa solene é invocado seu nome. Após  a consagração o sacerdote pede que São Miguel leve o santo sacrifício ao altar sublime de DEus. Terminada a Missa, em uma oração especial, o povo pede a São Miguel qu o defenda no combate, cubra-o com o seu escudo conta os embustes e ciladas do demônio e principite ao inferno os espíritos malígnos que andam pelo mundo para perder as almas. São Miguel é ainda o patrono dos agonizantes e o guia das almas dos defuntos para o céu.
     Na história da Igreja são mencionadas duas aparições de São Miguel: uma ao Papa Gelásio I (492-496), no monte Gargano, na Iatália. A festa dedicada a ele é a comemoração deste fato, e da consagração da  Igreja de São Miguel nesse local. Na outra, ele aparece ao  Papa São Gregório, o Grande ((590-604), quando grassava uma peste em Roma. Na aparição, São Miguel coloca sua espada na bainha, marcando o fim da epidemia que parou de fazer vítimas.
     
Oração:  "São Miguel, glorioso defensor do povo de DEus, eu vos invoco para que me livres  de toda a diversidade e de todo o pecado, e me ajudeis a progredir no serviço de Deus pelo cumprimento de meus deveres, alcançando-me a graça da perseverança final". Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário