segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mensagem do Dia

Segunda, 31 de Outubro de 2011

Exercitemos a nossa vontade

Para conquistar tudo o que quisermos nesta vida, precisamos nos exercitar como os atletas que treinam longamente para obterem o domínio do corpo.
Precisamos fazer pequenos exercícios no dia a dia como tomar um banho frio, comer menos ou comer alguns alimentos, mesmo que eles não sejam muito agradáveis ao nosso paladar; falar menos e escutar mais, fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem  a nós, ficar atento à necessidade do irmão e tantas outras atividades que o Espírito Santo vai nos inspirar ao longo do dia. Isso, com certeza,  nos favorecerá organizar, regrar e disciplinar a nossa vida.
Muitas vezes somos arrastados de um lado para o outro por coisas que nos dominam, pois não temos forças para enfrentá-las, porque a nossa vontade está enfraquecida. No entanto, com nosso esforço e com a graça de Deus podemos proclamar: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Fiquemos atentos a todas as oportunidades que teremos ao longo deste dia para exercitarmos a nossa vontade.
Espírito Santo, ajude-nos a sermos homens e mulheres de têmpera.



Solenidade de Todos os Santos e o Dia de Finados



O Dia de Todos os Santos é muitas vezes confundido com o Dia dos Finados

Cidade do Vaticano (RV) – 1º de novembro: nesta terça-feira o Vaticano celebra a Solenidade de Todos os Santos, esta que, no Brasil, é celebrada no próximo domingo, dia 06. Bento XVI, como habitualmente, irá à janela do seu apartamento, voltada para a Praça São Pedro, para conduzir a oração mariana do Angelus junto aos fieis. E para a ocasião, a Rádio Vaticano propõe que retomemos o pensamento do Papa em matérias pertinentes.

Ao longo dos anos, Bento XVI tem sublinhado que “na pressa de viver o cotidiano, nos esquecemos que a meta da nossa existência é o encontro com Deus – uma meta que se alcança através da santidade, e, por isso, não é reservada aos poucos eleitos, e sim é o dever de cada ser humano, a cada dia”.

Em sua homilia de 1º de novembro de 2006, Bento XVI lembrou que “para ser santo não é preciso fazer ações e obras extraordinárias, nem possuir carismas excepcionais”. “É preciso somente servir a Jesus – disse o Papa na ocasião -, escuta-lo e segui-lo sem desanimar diante das dificuldades. A santidade exige um esforço constante, mas é possível a todos, pois mais que obra do homem, é um dom de Deus”.

Ligada a essa solenidade, está a celebração do Dia de Finados, em 2 de novembro, a qual o Papa nos convida a “viver segundo o autêntico espírito cristão, ou seja, na luz que provem do Mistério Pascal. Cristo morreu e ressuscitou e abriu-nos a passagem à casa do Pai, o Reino da Vida e da Paz”. “Quem segue Jesus nessa vida – ressaltou o Santo Padre – é acolhido onde ele nos precedeu”.

No Angelus de 1º de novembro de 2009, lembrou-nos o Papa: “enquanto fazemos visitas aos cemitérios, recordemo-nos que nas tumbas repousam os restos mortais dos nossos entes queridos (…) mas as suas almas, como diz a Escritura, já estão nas mãos de Deus”. “Portanto, o modo mais eficaz de honra-los é rezar por eles, oferecendo atos de fé, de esperança e de caridade”. (ED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário