terça-feira, 11 de outubro de 2011

São Gabriel Arcanjo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfUrDHFKBnwIhCGWKYJY7WDwr3rcIDRqkk2R_9D8ejzu9FRHmVcYpNBgO7EQepIzDjj7JLnmWshm-q0LvIPMqgRXaGOHzmCbv0QXZnqtYszbZNmiDS3FJeiz_54DAnz9aCI01c6awHKshn/s1600/annunciation-mid.jpg
 
 Gabriel significa "Força de Deus". É um dos sete anjos que assistem dinte de Deus   (lucas 1,19) São Joao Evangelista fala diversas vezes que os viu em pé diante de Deus (Apo 1,4-8.2). Com razão São Gabriel é chamado o anjo da Rendenção, porque sua Missão, tanto no Antigo como no Novo Testamento, se relaciona a vinda do Salvador.
 São importantes as revelações sobre a época em que viria o Messias. Diz o Livro de Daniel. "Gabriel disse: "Daniel, eu vim para te ensinar e para que tu entendas os designios de Deu" (Dn 9,22). São Gabriel apareceu a Zacarias, quando ele prestava serviços no templo, e ouviu  a anunciação do nascimento de São João Batista, precussor do Messias: "Eu sou Gabriel, que assiste diante de Deus, e fui en viado para te falar e trazer-te esta boa nova" (Lc 1,5-23).
     Porém, sua maior e mais nobre missão foi a de levar à Bem-aventurada Virgem Maria a Mensagem da Encarnação do Verbo Divino no seu castíssimo seio. São Lucas descreve magistralmente o modo como o excelso Principe do céu se desempenhou desta augustíssima tarefa: "Av cheia de graça, o Senhor é contigo... Não temas, Maria, pois encontrastes graça diante de Deus. Eis que concederás e darás à luz um filho, e lhes porás o nome de Jesus" (Lc 1,26-36). Por essa revelação à Maria, São Gabielmerece o belo título de anjo da Encarnação de Cristro.
      Podemos supor que São Gabriel tenha tido qualidades especiais que o indicaram para elevada missão. Se assim foi, como dizem importantes teólogos, a missão confiada a ele constitui uma recompensa merecida pela sua fideluidade e amor ao Salvador. Era bem digno, pois de ser intermediário entre Deus e a Virgem Imculada. Por sua alta posição no céu e os extraordinário merecimentos que tem em relação ao Salvador, à Santa Igreja e a todos nós. São Gabriel , merece nossa veneração e gratidão.
      São Gabriel é um modelo de veneração e amora Maria Santíssima, pois foi ele quem pronunciou a primeira "Ave Maria". Pronunciando também suas palavras, imitemo-lo na sua devoção e no seu amor à Mãe de Deus.

     Oração: São Gabriel, glorioso enviado do Senhor, para anunciar à Maria Sua escolha para Mãe de Jesus, eu vos peço que me ajudeis a compreender e a aceitar  santa Vontade de Deus a meu respeito, e  que eu seja forte na luta contra meus impulsos desordenados". Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário