sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mensagem do Dia

 Sexta, 3 de Dezembro de 2010

Como aprender com as situações ruins?

“Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência, por aquilo que ele sofreu” (Hb 5,8)
A vida é um aprendizado constante e impulsiona-nos á dinâmica de sempre estarmos abertos para aprender o novo.
De tudo o que nos acontece, precisamos ter a capacidade e a coragem de obter um ensinamento para nossa vida, ainda que seja na situação mais adversa.


Santo do Dia

São Francisco Xavier

3 de Dezembro

São Francisco Xavier A Igreja que na sua essência é missionária, teve no século XV e XVI um grande impulso do Espírito Santo para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com uma santidade que o levou a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como "São Paulo do Oriente". Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de abril de 1506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia; com dezoito anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.

Vaidoso e ambicioso, buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: "Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?" Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado cofundador da Companhia de Jesus. Já como Padre, e empenhado no caminho da santidade, São Francisco Xavier foi designado por Inácio a ir em missão para o Oriente. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se em aprender a língua e os seus costumes, a fim de anunciar um Cristo encarnado. Ambicionando a China para Cristo, pôs-se a caminho, mas em uma ilha frente a sua nova missão, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.

Esse grande santo missionário entrou no Céu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra. São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus.

São Francisco Xavier, rogai por nós!
Evangelho do Dia
 http://deusemaior.com.br/wp-content/uploads/2009/11/advento.jpg 
Evangelho (Mateus 9,27-31)

Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2010
São Francisco Xavier


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram.
Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 



Papa Bento XVI
Sexta-feira, 03 de dezembro de 2010, 12h57

Papa afirma que Teologia pode ser escola de santidade

Leonardo Meira
Da Redação

Montagem sobre fotos / H2ONews e Arquivo
Bento XVI recebeu integrantes da Comissão Teológica Internacional durante audiência, no Vaticano
O Papa Bento XVI recebeu em audiência os participantes da Sessão Plenária da Comissão Teológica Internacional, presidida pelo Cardeal William Joseph Levada, na manhã desta sexta-feira, 3, na Sala do Consistório.

O Pontífice aproveitou a ocasião para refletir sobre a vocação do teólogo:

"O teólogo não começa nunca do zero, mas considera como mestres os Padres e os teólogos de toda a tradição cristã. Enraizada na Sagrada Escritura, lida com os Padres e Doutores, a teologia pode ser escola de santidade", disse.

Acesse
.: Discurso de Bento XVI a membros da Comissão Teológica Internacional

O Santo Padre afirmou que todo aquele que descobre em Cristo o amor de Deus deseja conhecer melhor Aquele por quem é amado e que ama. Nesse sentido, quem ama a Deus é levado a se tornar um teólogo; contudo, o exercício do trabalho profissional da teologia é uma vocação de grande responsabilidade diante de Cristo e da Igreja.

De acordo com o Bispo de Roma, a reflexão sobre a visão cristã de Deus pode ser uma contribuição preciosa tanto para a vida dos fiéis quanto para o diálogo com os crentes de outras religiões, bem como com os não crentes. Além disso, conhecer a Deus também é um modo seguro para garantir a paz.

É por isso que a teologia deve ser sempre alimentada pelo diálogo com o Logos divino, Criador e Redentor, isto é, o próprio Sujeito divino, segundo Bento XVI.

"Nenhuma teologia o é de fato se não está integrada na vida e reflexão da Igreja através do tempo e do espaço. [...] Deve ser fiel à natureza da fé da Igreja: centrada em Deus, enraizada na oração, em uma comunhão com os outros discípulos do Senhor, garantidade pela comunhão com o Sucessor de Pedro e todo o Colégio episcopal", complementou.

O Sucessor de Pedro também ressaltou que o compromisso social dos cristãos "deriva necessariamente da manifestação do amor divino. [...] De fato, não há justiça sem verdade, e a justiça não se desenvolve plenamente se o seu horizonte é limitado ao mundo material. Para nós, cristãos, a solidariedade social tem sempre uma perspectiva de eternidade".

Por fim, salientou que não é possível exercer a teologia a partir da solidão:

"Os teólogos têm necessidade do ministério dos Pastores da Igreja, da mesma forma como o Magistério precisa dos teólogos que cumprem até o fim o seu serviço, com toda a ascese que isso implica", concluiu.

Leia mais
.: Comissão Teológica Internacional terá sessão plenária final do mês

  
Brasil
Sexta-feira, 03 de dezembro de 2010, 15h18

Centenário de arquidiocese espera reunir 100 mil pessoas

Kelen Galvan
Da Redação, com Assessoria da Arquidiocese


Cerca de 100 mil pessoas são esperadas neste domingo, 5, nas festividades que encerram as comemorações pelo Centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife. O local escolhido para acolher os fiéis é o Marco Zero, bairro do Recife Antigo.

Será um dia inteiro de celebrações. A partir do meio-dia, haverá repicar dos sinos em todas as Igrejas do estado de Pernambuco. E às 16h, os fiéis começam a se reunir no Marco Zero para a Celebração Eucarística presidida pelo representante do Papa no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo arcebispo local, Dom Fernando Saburido e demais bispos das dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Segundo Dom Fernando, o objetivo da festa é integrar as dioceses do estado e colocar a Igreja particular de Olinda e Recife em permanente estado de missão. "Será uma celebração alegre que tem como meta principal articular mais as dioceses da província de Pernambuco fazendo um trabalho em conjunto. Além de dinamizar mais a missão da arquidiocese. Ninguém pode ser católico e ficar indiferente ao chamado da Igreja. Agora é o momento de louvor e integração para sairmos de lá bem dispostos para anunciar o Reino de Deus", afirmou.

Após a Santa Missa, os fiéis participam de um momento artístico-cultural animado pelo padre Reginaldo Manzotti. 



Hosana Brasil 2010

 
 Canção Nova 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário