sábado, 4 de dezembro de 2010

Santo do Dia

São João Damasceno

4 de Dezembro

São João Damasceno Lembramos São João Damasceno, um santo Padre e Doutor da Igreja de Cristo. Nasceu em 675, em Damasco (Síria) num período em que o Cristianismo tinha uma certa liberdade, tanto assim que o pai de João era muito cristão e amigo dos Sarracenos, que naquela época eram senhores do país. Esta estima estendia-se também ao filho. Os raros talentos e merecimentos deste levaram o Califa a distingui-lo com a sua confiança e nomeá-lo prefeito (mansur) de Damasco.

João Damasceno ainda jovem e ajudante do pai gozava de muitos privilégios financeiros, mas ao crescer no amor ao Cristo pobre, deu atenção a Palavra que mostra a dificuldade dos ricos (apegados) para entrarem no Reino dos Céus. Assim, num impulso para a santidade, renunciou todos os bens e deu aos pobres. Preferiu São João uma vida de maus tratos ao se entregar as "delícias venenosas" do pecado.

Retirou-se para um convento de São Sabas perto de Jerusalém e passou a viver na humildade, caridade e alegria. Escreveu inúmeras obras tratando de vários assuntos sobre teologia, dogmática, apologética e outros campos que fizeram de São João digno do título de Doutor da Igreja. Com escritos defendeu principalmente a Igreja contra os iconoclastas, que condenavam o uso de imagens nas Igrejas.

Certa vez, os hereges prenderam São João e cortaram-lhe a mão direita a fim de não mais escrever, mas por intervenção de Nossa Senhora foi curado. Seu amor a Mãe de Jesus foi tão concreto que foi São João quem tornou presente a doutrina sobre a Imaculada Conceição, Maternidade divina, Virgindade perpétua e Assunção de corpo e alma de Maria. Este filho predileto da Mãe faleceu em 749, quase centenário.

Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII em 1890.

São João Damasceno, rogai por nós!

 Evangelho do Dia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeSIJS3Mi0yvSrBQDC92eC-kOggLe6sITtlBDs0krlEe5cdqBMJJtqns5I8EfYzPznWpFYNCDuE7qwH_udkA_In3__IHUy6kKp-kMSHXyOrDPmyJ_vch4CjJA4u7JgmwPKUkCH9_qjzDqn/s1600/advento.jpg

Evangelho (Mateus 9,35–10,1.6-8)

Sábado, 4 de Dezembro de 2010
1ª Semana do Advento


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 

Programação da Festa de Santa Luzia 2010


Abertura da Festa – 03/12

Carreata
Missa às 15h em Riacho da Cruz, saindo a carreata com a imagem e relíquia de Santa Luzia às 16h. Passando pelas cidades de Umarizal, Olho D’agua dos Borges, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado. Em Mossoró será recepcionada na Capela de São Vicente. O Terço dos Homens conduzirá em Caminhada até a Catedral.

Cerimônia de Abertura - a partir das 19h

Abertura Solene, com o pronunciamento do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e Bênção do Santíssimo Sacramento;
Iluminação natalina da Cidade de Mossoró;
Jantar da Família na Pça. Vigário Antônio Joaquim;
Show musical com Orquestra e Banda Radiola Club no adro da Catedral;
Celebrações de 04 a 12/12 – Catedral de Santa Luzia

Missas às 06h e às 09h

Novenas às 16h e às 19h30
Adoração de 12h às 15h
Confissões individuais de 07h às 09h,
de 10h às 12h e de 14h às 16h

Novenário de 04 a 12/12 – Catedral de Santa Luzia

04/12 – Tema: Luzia, olhar que desperta. Lc 5, 1 – 11. Noiteiros: Comunidades Novas, Movimentos, Serviços e Pastoral Familiar.
05/12 – Tema: Luzia, olhar que ilumina. Mt 5, 14 – 16. Noiteiros: Religiosos (as) e Comunidades de Vida Consagrada.
06/12 – Tema: Luzia, olhar que liberta. Lc 4, 14 – 22. Noiteiros: Paróquia de São Manoel e Área Pastoral Nª Sra. de Fátima.
07/12 – Tema: Luzia, olhar que transforma. Rm 13, 8 – 10. Noiteiros: Paróquia de São João Batista e Área Pastoral Menino Jesus de Praga.
8/12 – Tema: Luzia, olhar que cura. Lc 18, 35 – 43. Noiteiros: Movimentos Marianos e Paróquia de Nª Sra. da Imaculada Conceição.
Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, saindo às 8h da Matriz do Alto da Conceição em direção à Catedral.
09/12 – Tema: Luzia, olhar que intercede. Jo 17, 20 – 26. Noiteiros: Paróquia de São José, Pastoral da Juventude e Pastorais Sociais.
10/12 – Tema: Luzia, olhar que evangeliza. Mt 28, 16 – 20. Noiteiros: Paróquia de São Paulo, CEBI e Catequese.
11/12 – Tema: Luzia, olhar que protege. Jo 10, 7 – 18. Noiteiros: Seminário Santa Teresinha (Seminaristas).
12/12 – Tema: A Palavra de Deus, fonte de vida. Lc 8, 4 – 15. Noiteiros: Romeiros e Mossoroenses residentes em outras cidades (Filhos ausentes).

Recital Sacro de 04 a 12/12 às 19h, no adro da Catedral.

Cirandinha – recreação para crianças, durante as noites do novenário ao lado da Catedral.
Missa do vaqueiro – 05/12 às 07h, na Capela de São Pedro, Bairro Liberdade I.
Oratório de Santa Luzia de 04 a 13/12, após a Novena da noite, no adro da Catedral.
A Mais Bela Voz 2010 – de 02 a 05/12, após o Oratório, no palco I da Festa.
Shows Populares de 04 a 12/12 nos dois palcos da Festa com diversas bandas e artistas da terra.
Leilão da Festa – 11/12 após o Oratório, no palco da Festa (ao lado da Catedral).
VI Corrida de Santa Luzia – 05/12 saindo às 8h da Catedral retornando às 9h.
I Pedalada de Santa Luzia – 12/12, saída após a Missa das 6h, retornando à Catedral.
Show Mensagem com Pe. Nunes – 12/12, após o Oratório de Santa Luzia no adro da Catedral.
II Moto-romaria de Santa Luzia – 12/12, após a Novena das 19h30, saída da Pça. Rodolfo Fernandes (do Pax).

Dia da Padroeira – 13/12

00h – Chegada da II Moto-romaria de Santa Luzia com bênção das motos, Cortejo cultural com os Filhos da Luz e show pirotécnico na Catedral.
05h – Primeira Missa dos Romeiros.
06h30– Segunda Missa dos Romeiros.
08h – Terceira Missa dos Romeiros.
10h – Missa solene da Festa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.
13h – Quinta Missa dos Romeiros.
15h – Sexta e última Missa dos Romeiros.
17h – Procissão de Santa Luzia saindo da Catedral. Percurso: Av. Dix-sept Rosado, Av. Dix-neuf Rosado, Rua Marechal Deodoro, Rua Rodrigues Alves, Rua Melo Franco, Av. Augusto Severo, Rua Santos Dumont e Rua Idalino de Oliveira. Encerrando com Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.
0 comentário

Padre Joãozinho, scj on dezembro 4th, 2010

Missa em sufrágio de Manuela Camagni
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 3 de dezembro de 2010  (ZENIT.org) – Com o funeral de Manuela Camagni, “a guiamos à festa definitiva, a grande festa de Deus”, disse nessa quinta-feira o Papa, na homilia da missa de sufrágio oferecida por sua assistente pessoal.Manuela, 56 anos, uma das quatro consagradas que servia o Papa na comunidade Memores Domini, associação de leigos que vivem na pobreza, castidade e obediência, seguindo o carisma de Comunhão e Libertação, faleceu no dia 24 de novembro passado, ao ser atropelada na via Nomentana, em Roma.
Bento XVI destacou que Manuela foi uma “virgem sábia e prudente”, que soube levar “uma fé vivida, uma fé nutrida pela oração, pelo diálogo com o Senhor, pela meditação da Palavra de Deus, pela comunhão na amizade com Cristo”.
“E esta fé era esperança, sabedoria, era certeza de que a fé abre o verdadeiro futuro”, disse o Papa. “E a fé era caridade, era dar-se pelos demais, viver no serviço do Senhor pelos demais”.
“Sentimos sobretudo a dor da perda, sentimos sobretudo a ausência, o passado, mas a liturgia sabe que estamos no mesmo Corpo de Cristo e vivemos a partir da memória de Deus, que é nossa memória”. Uma memória que faz ver que “estamos vivos”,

Deus nos elegeu e conta conosco para salvar outros

Mensagem de Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro de 2010.
Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: Romanos 14,1- 13
Ana Paula Guimarães e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida
A Palavra de Deus é generosa e, muitas vezes, vivemos o nosso dia apoiados no medo, cheios de algumas ideias de superstição, quando a Palavra de Deus não dá importância a certos tipos de coisas. E o que ela nos pede? Pede que confiemos em Deus, que entreguemos a Jesus o nosso coração e que cooperemos para a salvação de todos pelo amor.

O que precisamos é viver bem para o Senhor, com o coração dedicado, generoso, esperando e colaborando para que todos se encontrem com Jesus e sejam salvos. Todos nós, sem exceção, fomos chamados para a salvação.

Deus nos elegeu, Ele escolheu você para a sua salvação. E quando falamos em escolhas, pensamos que Deus escolheu alguns e deixou outros de lado; mas não é assim. Nós é que somos limitados e, em muitas coisas, não podemos escolher a todos. O ser humano é limitado para viver o amor, só pode se dedicar a um. No entanto, o Senhor não sofre os limites que sofremos, e quando Ele escolhe, pode escolher todos, sem prejuízo de nenhum. O Senhor chamou todos nós para a salvação e Ele, que nos salvou, conta conosco para salvar outros.

Neste dia Deus está fazendo esta Palavra vibrar em seu coração, a escolha do Senhor sobre a sua vida não é simplesmente um jogo de palavras, um fato, ou uma eleição da boca para fora, mas a escolha de Deus sobre você é força, paz, alegria, é dinamismo no Espírito Santo.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário