sexta-feira, 2 de setembro de 2011

mensagem do dia

Sexta, 2 de Setembro de 2011

O verdadeiro tesouro é Jesus

luzia1

“Tenho escrito a todas as Igrejas e a todas elas faço saber que morro por Deus com alegria, desde que vós não me impeçais. Suplico-vos: não demonstreis por mim uma benevolência inoportuna. Deixai-me ser alimento das feras; por elas pode-se alcançar a Deus. Sou trigo de Deus, serei triturado pelos dentes das feras para tornar-me o puro pão de Cristo. Rogai a Cristo por mim, para que por este meio me torne sacrifício para Deus.
Nem as delícias do mundo nem os reinos terrestres são vantagens para mim. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus, do que imperar até os confins da terra. Procuro-O, a Ele que morreu por nós; quero-O, a Ele que por nossa causa ressuscitou. Que não me entregueis ao mundo nem me fascineis com o que é material. Concedei-me, ser imitador da paixão de meu Deus”! (Santo Inácio de Antioquia).
O nosso conceito de vida é muito limitado. Quando aceitamos Jesus como Senhor de nossas vidas, experimentamos, de fato, a vida em plenitude, e a alegria passa ser a nossa companheira inseparável. De forma que descobrimos o verdadeiro tesouro, que é Jesus, e tudo ganha um novo sentido e um novo brilho.
Jesus, eu confio em Vós!


Encontro Diocesano de Formação



Nos dias 03 e 04 de Setembro a Renovação Carismática convida a todos os pregadores, formadores, coordenadores e núcleo de grupo de oração, bem como a todos os interessados para participar do Encontro Diocesano de Formação na Capela do Divino Espírito Santo.
Tema: A identidade carismática na vida do formador.
Formador: Carlos César (Coordenador Regional do Ministério de Formação e Coordenador Estadual da RCC Piauí).
Começa no sábado às 14hs até 20hs e domingo às 8hs encerrando com a Santa Missa as 12hs.
Pedimos que os participantes levem o café da manhã para ser partilhado.
Inscrição no local do evento ao preço de R$ 5,00.
Convidamos a todos os ministros da palavra a participar e a exemplo de São Paulo Apóstolo aprofundar-se nos mistério de Deus.
Participe!!
RCC Mossoró/RN 


Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2011 com o estudo do Livro do Êxodo 

Capa_Mes_da_biblia_2011_divulgacao





















“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.
O Subsídio
O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética



Quinta-feira Adoração 

Pe. Roger Luiz

Recomeçar na obediência

Jesus se aproveita dos nossos fracassos para mostrar os milagres que podemos vivenciar em nossas vidas; são muitas as superações que podem ocorrer, independentemente da queda que sofremos.

Muitas vezes, em nossas missões, enfrentamos insucessos, mas é exatamente nesses momentos que devemos nos abrir para o recomeço, é necessário aprender com nossos fracassos e assumir a coragem de recomeçar.

Mais do que fracassar, devemos aprender a fracassar sob a obediência de Deus, pois, muitas vezes, o insucesso nos atinge porque não estamos agindo e vivendo segundo a vontade de Jesus.

Precisamos relembrar a misericórdia de Deus, pois diante do fracasso o Senhor age em nossa vida. Estamos em um tempo de movimentação, não podemos ficar parados, é necessário progredir sempre.

Assim como Pedro, não devemos temer as ações de Deus em nossa vida ou negar a Sua ajuda quando Ele se dispõe. O apóstolo foi obediente e lançou suas redes. É assim que devemos ser, filhos obedientes, pois ao jogarmos nossa rede a traremos cheia de glórias e bênçãos de volta ao nosso barco.

Infelizmente, temos muita facilidade em desobedecer a vontade de Deus, pois dentro de nós existe um espírito natural de anarquia. E só Jesus é capaz de nos acalmar com as graças do Espírito Santo.

Jesus confia em nós e jamais desistirá de nós, mesmo diante dos maiores fracassos. Hoje o Senhor nos chama à obediência, pois ela gera força e nos fecunda. Deus recompensa essa virtude com muitos frutos.

A Palavra é abundante em graça e bênçãos, e se ela é assim, é fruto da nossa obediência diante dos ensinamentos de Deus.

"Temos muita facilidade em desobedecer a vontade de Deus, pois dentro de nós existe um espírito natural de anarquia", recorda padre Roger Luís
Foto: Maria Andrea

Mesmo diante das nossas negações e crises de fé, Deus nos acolhe e nos direciona no caminho certo. Por isso, não desista da caminhada, o Senhor tem um propósito para cada um de nós e Ele não permitirá que caminhemos para a derrota ou que nos desviemos.

Assim como Jesus escolheu Pedro naquele lago, hoje Ele nos escolhe. O olhar d'Ele está parado sobre nós. E nos ensina de muitas formas e nos chama para experimentarmos a conversão.

Diante do imenso poder de Cristo é que reconhecemos nossas fraquezas e pecados. Quanto mais próximos estamos d'Ele, tanto mais somos capazes de fazer o exame de consciência e ver onde erramos. Isso é prova de que estamos progredindo, mesmo diante dos nossos fracassos e quedas.

Ele nos convida a esquecer o pecado, pois se estamos reconhecendo nossos erros é porque estamos dispostos a ser pessoas melhores, segundo as palavras do Pai.

Peça a Deus a graça mais profunda para entender o mistério da obediência e, ao fazer isso, você se prostrará diante não da Palavra de Deus, mas diante do próprio Deus. Pois será bem-aventurado aquele que crer baseado nos ensinamentos que Jesus nos deixou.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário