quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reflexão do Evangelho de cada dia

Quais são as desculpas que temos para este ou aquele compromisso na Igreja? Algumas pegam as mais diversas doênças justamente em dias de reunião, assembléia e de orações na comunidade. Inventamos muitas desculpas e ainda achamos que temos razão, que não precisamos rezar e nos formar. Somos evangelizadores e não podemos fugir da missão de sermos sal e luz, mesmo diante das provações e sofrimentos. Fomos escolhidos e amados por Deus e temos que dar uma resposta coerente com esse amor.
Lucas 9,57-62



Santa Teresinha

"Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe faltava o membro mais nobre e mais necessário. Compreendi que a Igreja tinha um coração, e que este coração ardia de amor. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja agirem, que se o amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue..."

Santa Teresinha do Menino Jesus


Missa das Rosas de Santa Teresinha

“Não vou ficar ociosa no céu olhando a face de Deus, mas ficarei olhando para a terra para ajudar quem me procura”. Santa Teresinha do Menino Jesus

É uma bênção!
Pelas palavras e pela intecessão de Santa Teresinha, milhares de pessoas já alcançaram graças impressionantes no mundo inteiro.
E você?
Não deixe de inscrever seu nome e suas intenções na Missa das Rosas de Santa Teresinha que será celebrada no dia de outubro, data em que a Santa Igreja comemora a Festa da Florzinha de Deus.


Quem foi Santa Teresinha?
Você sabia que Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França?
E foi perto de completar 14 anos, no Natal de 1886, que Teresa passou por uma experiência que a chamou de “Noite da minha conversão” e renunciou sua infância para se dedicar de corpo e alma a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Seis meses depois, Teresa decidiu que queria entrar para o Carmelo . Como a pouca idade a impedia, foi levada por familiares para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir uma exceção. E em abril do ano seguinte ela foi aceita no Carmelo!

Santa Teresinha morreu em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. E disse, na manhã de sua morte:

“Eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”

Inscreva agora mesmo seu nome e seus familiares nesta Missa em louvor a Santa Teresinha, também dedicada aos seus pedidos de oração.
Mas atenção:
Suas intenções só estarão no altar da celebração desta Santa Missa se você ligar –  gratuitamente – para o 0800 600 8765 e deixá-las registradas com toda comodidade e privacidade.
Não deixe para a última hora.


Tenha certeza que, com sua fé na intercessão de Santa Teresinha, suas súplicas subirão aos céus e serão atendidas por Nosso Senhor Jesus Cristo.
E lembre-se do que a Santinha nos disse:

“Passarei o meu céu fazendo o bem à terra. Farei cair uma Chuva de Rosas”

Formações

A força do intercessor

Moisés não ora por si, mas pelos outros
Em nosso batismo fomos feitos sacerdotes, capazes de oferecer a Deus sacrifícios agradáveis, também em favor dos outros. Quantas situações nos são apresentadas diante dos olhos e intimidam nosso coração a uma atitude em favor de alguém ou de algo? Será que aí não estão uma escolha e um convite do Espírito Santo para interceder?

Foi Deus quem chamou Moisés, e agora também nos chama de um lugar que arde, mas que não é a sarça. Chama-nos em nosso coração e abrasa-o com Seu Espírito Santo a fim de enviar-nos, para partilhar de Sua compaixão com os que sofrem, para colaborar em Sua obra de salvação.

Deus está vivo e quer contar com homens e mulheres que estejam dispostos a levar a vida que Ele tem e dá àqueles que se perderam. Todos os que amam sinceramente a Deus não cessam de rezar pelos pobres pecadores.

Diz a Sagrada Escritura que Deus falava com Moisés face a face como um homem fala com o outro (cf. Ex 33,11). Só quem é capaz de gastar seu tempo na presença do Senhor pode experimentar a força da oração intercessora e ver o Seu poder.

Um Deus cheio de misericórdia e amor ensinou Moisés, na intimidade, que é preciso ter um coração generoso, lento para a cólera, pronto para amar e fazer o bem. Foi nessa intimidade amorosa que a oração desse profeta se tornou potente. Ele não ora para si, mas pelos outros, pelo povo de Deus, e foi capaz de enfrentar a Deus por amor de seu povo, bem como enfrentar seu povo por amor de Deus. Ele era um homem ousado, inflamado pela experiência do amor de seu “amigo Deus”.

A oração de intercessão é profundamente agradável a Deus, pois é desprovida do veneno de nosso egoísmo. Quando rezamos pelos outros, saímos de nós mesmos, de nosso mundinho de mesquinhez e experimentamos o mesmo que Dom Bosco: Deus nos colocou no mundo para os outros.

Jesus viveu para os outros, viveu para o Pai e para nós, esquecendo-se de Si mesmo. Ele é o único intercessor junto ao Pai em favor de todos os homens.

Interceder é pedir em favor de alguém, de maneira especial por aqueles que mais necessitam. Só quem experimentou a misericórdia do Senhor pode interceder com eficácia, pois ninguém pode dar o que não recebeu. É um coração misericordioso que faz a nossa oração agradável a Deus.

O intercessor só pode ser um homem cheio do Espírito, pois o Espírito Santo é o Paráclito, Ele mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. Se estar cheios do Espírito nos leva a interceder, o contrário também é verdade: interceder vai nos fazendo cada vez mais plenos do Espírito Santo; basta que Ele veja um coração determinado à intercessão, que já vem logo ensinar como fazê-lo.

(Texto extraído do livro "Quando só Deus é a resposta")
Márcio Mendes
marciomendes@cancaonova.com
Missionário da Comunidade Canção Nova, formado em teologia, autor dos livros "Quando só Deus é a resposta" e "Vencendo aflições, alcançando milagres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário