quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mensagem do Dia

Quinta, 15 de Setembro de 2011

É maravilhoso acordar a cada dia e saber que há algo de novo

site_luziag1
Deus sempre está pronto para agir em nosso favor, e das formas que menos esperamos.
Muitas vezes, gostamos que tudo seja do nosso jeito e de acordo com o nosso padrão; quando as coisas fogem do nosso controle e da nossa maneira de pensar e agir, ficamos “desinstalados” e até mesmo agitados. Isso ocorre porque nos acostumados com a mesmice, a ponto de nos fecharmos ao novo: tanto no receber quanto no dar.
É maravilhoso acordar a cada dia e saber que há algo de novo reservado para nós, e mais ainda: tocar concretamente na novidade própria deste dia.
Hoje é um dia muito propício para que tudo que fizermos seja do jeito de Jesus: Perguntemo-nos: Jesus, se o Senhor estivesse no meu lugar, como faria nesta situação? Da mesma forma, precisamos permanecer com o coração aberto para receber as graças do dia de hoje.
Peçamos ao Espírito Santo que desarme e desprograme o nosso coração do sentimento de velhice, porque “todo aquele que está em Cristo Jesus é uma nova criatura”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago


Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores, escultura de Aleijadinho
Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa) é um dos plúrices títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.

Índice

[esconder]

[editar] Sete dores

O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria:

[editar] Culto

Nossa Senhora das Dores - Pirenópolis - Goiás - Brasil
É padroeira do município e da Diocese de Guaxupé, em Minas Gerais. também é padroeira da cidade de Candiba no sudoeste da Bahia.
Em Pirenópolis e Magé é venerada na Semana Santa, com o Setenário, e procissão.
Em Mantenópolis é venerada no dia 15 de setembro, a festa começa no mês de agosto com a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas comunidades da Paróquia, iniciado pela comunidade São Geraldo e indo até o município de Alto Rio Novo, que também faz parte da paróquia. Cada comunidade leva até a comunidade vizinha até o dia 15 de setembro, quando a imagem desce em Carreata desde o município de Alto Rio Novo até Mantenópolis, onde há uma Missa que é presidida pelo bispo de São Mateus finalizando a novena. Logo após à missa, há uma apresentação artística de cantores contratados pela paróquia.
Em Boa Esperança, (MG) é venerada na Semana Santa com o Setenário das Dores, e na semana do dia 15 de Setembro. Celebram-se missas durante sete dias, até o dia de sua festa, quando, além de procissão por toda a cidade, celebram-se duas missas: uma de manhã, antes da procissão, e outra à noite.
Também em Marilândia do Sul, (cidade do interior do Paraná), se tem como fé religiosa a devoção a Nossa Senhora das Dores, na qual a promissão de fé do povo, se deu o nome do município (Mari="Maria") e (lândia=terra"),ou seja, Terra de Maria, em devoção à Santa. Após a posse do Padre José Natalício, da igreja matriz do município em 2008, é comemorada no mês de setembro a festa da paroquia em festejos em homenagem à santa, que como em Boa Esperança em Minas Gerais, é celebrado um Setenário de missas, em homenagem as sete dores de Maria. Os festejos do mês de setembro da Paroquia Nossa Senhora das Dores de Marilândia do Sul, vem conquistando cada vez mais o reconhecimento cultural regional, por sua organização através da fé, com boas festas, e leilões à tarde do domingo em que se comemora os festejos.
É a Santa Padroeira da cidade de Miracatu - SP.
É venerada no dia 15 de Setembro, como padroeira da Eslováquia, do estado norte-americano do Mississípi, dos municípios brasileiros de Barbacena e Januária em Minas Gerais, de Magé no Rio de Janeiro, Juazeiro do Norte no Ceará, Avaré e Juquitiba em São Paulo, Monteiro e Cajazeiras, na Paraíba, Caruaru em Pernambuco, Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Espírito Santo no Rio Grande do Norte, Mantenópolis e Limeira e das comunas italianas de Accumoli, Mola di Bari, Paroldo e Villanova Mondovì.
É também alvo de particular culto em Malta e na Espanha (sendo orago dos seguintes municípios: Alanís, Albuñuelas, Alhama de Granada, Arévalo, Ayamonte, Blanca, Cobisa, Cuenca, Granada, Guadix, Güevéjar, Lodosa, Luzaga, Medina del Campo, Uclés, Vera, Villarramiel e Villatuelda).
Orago == Em Portugal, é o orago de diversas freguesias, sob as seguintes invocações:

JMJ no Brasil: Cruz dos jovens e ícone mariano chegam ao país



Os dois maiores símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) já estão em solo brasileiro. A Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Aeroporto Internacional de Brasília nesta quinta-feira, 15, às 16h, e seguiram para o terminal de cargas.


No total, são três caixas: uma com a haste, medindo 3,8m, e outra com o braço da Cruz, além de uma com o ícone mariano. Como o expediente da Receita Federal no aeroporto encerrou-se às 17h, não houve tempo hábil para que a liberação fosse feita ainda nesta quinta-feira. A previsão é que em torno das 11h desta sexta, 16, todos os trâmites necessários já tenham sido percorridos.


Logo após terem sido liberadas pelas autoridades, a Cruz e o ícone seguem para a Nunciatura Apostólica. Lá, o Núncio, Dom Lorenzo Baldisseri, deve conversar com a imprensa e falar sobre o evento que acontece no Brasil, em 2013.


"A Cruz chegou no Brasil. Agora vamos nos preparar para a festa do domingo, em São Paulo, quando será recebida por todos os jovens com muita festa e alegria. Assim, daremos início à Jornada Mundial da Juventude no Brasil", disse um dos integrantes da equipe organizadora da JMJ no país, padre Valdeir dos Santos Goulart, que estava presente no aeroporto.


A grande festa de acolhimento oficial dos dois símbolos acontece no domingo, 18, durante o "Bote Fé", na capital paulista. O evento será transmitido ao vivo pela TV Canção Nova e contará com ampla cobertura pelo noticias.cancaonova.com






* com a colaboração da equipe de Jornalismo Canção Nova em Brasília. Conheça o trabalho da casa de missão na capital federa.

.: JMJ 2013: confira itinerário da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora

.: Papa anuncia tema da JMJ no Brasil
.: JMJ Rio será um grande evento para o Brasil, dizem autoridades
.: Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI



Espiritualidade da mensagem de Fátima
 Aurea
A Virgem Maria se preocupou em nos trazer uma linguagem simples, para que o dom do entendimento aja claramente sobre nós e assim sejamos capazes de entender os mistérios do céu.

Tantas vezes vamos nos apresentar diante de Deus ou Nossa Senhora com nossos pedidos, essa é nossa tendência, pois vem da nossa fragilidade humana. Mas devíamos nos preocupar em interceder mais, pois assim foi nossa Mãe, que sempre intercedeu por seu Filho Jesus.

Na mensagem de Nossa Senhora de Fátima, ela nos faz três pedidos: a oração, a penitência e o chamado à conversão. Uma intimidade profunda com Jesus Cristo nos leva a uma vida de renúncia e santificação.

Nosso sacrifício, primeiramente, deve ser por amor a Jesus, em oração, e nesse amor único encontramos a penitência e acabamos por tocar nossos próximos. E, por meio desse amor por Jesus Cristo, buscamos a reparação do Imaculado Coração de Maria.

A reparação está fundamentada no mistério Pascal: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O pecado quebrou os planos de Deus e Jesus veio ao mundo justamente para reparar esse cenário. A morte de Jesus foi o maior ato de amor que Deus poderia ter para conosco.

A reparação na mensagem de Fátima é a colaboração com Jesus na obra da conversão, pois somos chamados não só à nossa santidade, mas também aos nossos próximos. Somos diretamente responsáveis pela conversão dos nossos queridos.

"A reparação está fundamentada no mistério Pascal", ensina Aurea
Foto: Maria Andrea

Quando há muito mais reparação do que pecado o coração de Maria triunfa. Pois como foi dito, “no fim, o coração de Nossa Senhora triunfará”. E essa reparação conseguimos unindo-nos com Jesus. Seja nos sacramentos, seja na comunhão e na oração, sempre em busca da santidade.

Devemos ser representantes de Cristo, pois uma das nossas principais missões é justamente a consolação.

É necessário testemunhar com nossas vidas esse compromisso, temos que ser exemplos vivos da ação de Deus na terra. Mais do que viver o que pregamos, devemos pregar o que vivemos.
Precisamos pedir, por intercessão da Virgem Maria, o dom do entendimento para compreender as mensagens que os santos, em especial Nossa Senhora de Fátima, que, por intermédio das três  crianças, quis nos mostrar os mistérios e o verdadeiro amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário