domingo, 11 de setembro de 2011

Mensagem do dia

Com a graça de Deus faremos proezas

Facilmente desanimamos quando as dificuldades batem à nossa porta, e, às vezes, batem bem cedo. Mas, quando buscamos o Senhor logo ao despertar e nos colocamos na presença d’Ele, nada nos incapacita, nem as tensões hostis.


Santo do Dia

São João Gabriel Perboyre

São João Gabriel Perboyre
João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty (França), numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai.

Mas o menino era muito piedoso, demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregação da missão fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem.

João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, Padre Clet fora martirizado.

Em 1832, seu irmão, Padre Luís foi designado para lá. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar nas Missões na China. Foi assim que João Gabriel pediu para substituí-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, chegou em Macau, deixando assim registrado: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé.

Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.

Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.

São João Gabriel Perboyre, rogai por nós!


Evangelho do Dia

http://2.bp.blogspot.com/-VyTZ7-quoBI/TZHQCiWUhdI/AAAAAAAAAt8/6_QI6S9RTtA/s1600/PERDO_%257E1.JPG

Evangelho (Mateus 18,21-35)

Domingo, 11 de Setembro de 2011
24º Domingo Comum


A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.
24Quando começou o acerto, levaram-lhe um que devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo.
32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 



 Homilia XXV CEN Italiano

"Eucaristia nos arranca do individualismo", destaca Bento XV

Bento XVI: ''Só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres''
O Papa Bento XVI presidiu a Santa Missa de encerramento do XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, na cidade de Ancona, neste domingo, 11. O encontro começou no último dia 3, sob o lema "Senhor a quem iremos? A Eucaristia na vida cotidiana".

Na homilia, o Pontífice afirmou que é preciso recuperar
o primado de Deus no mundo e na vida, porque é isso que permite reencontrar a verdade sobre o homem e conhecer e seguir a vontade de Deus, único meio para encontrar o verdadeiro bem.

A Eucaristia é o ponto de partida para recuperar esse primado, indicou. "Mas o que comporta para a nossa vida cotidiana esse partir da Eucaristia para reafirmar o primado de Deus? A comunhão eucarística, queridos amigos, arranca-nos do nosso individualismo, comunica-nos o espírito do Cristo morto e ressuscitado, conforma-nos a Ele".

.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI


"Uma espiritualidade eucarística, portanto, é o verdadeiro antídoto ao individualismo e ao egoísmo que frequentemente caracterizam a vida cotidiana. [...] É alma de uma comunidade eclesial que supera divisões e contraposições e valoriza a diversidade de carismas e ministérios, colocando-os a serviço da unidade da Igreja, da sua vitalidade e da sua missão. [...] É caminho para restituir dignidade aos dias do homem. [...] Ajudará também a abordar as diferentes formas de fragilidade humana, conscientes de que não ofuscam o valor da pessoa, mas requerem proximidade, acolhida e auxílio", apontou Bento XVI.

O Santo Padre destacou que não há nada de autenticamente humano que não encontre na Eucaristia a forma adequada para ser vivido em plenitude. É a relação com Deus que dá consistência à nossa humanidade e torna boa e justa a nossa vida. No entanto, acolher verdadeiramente esse dom significa perder-se, deixar-se envolver e transformar, até ao ponto de viver d'Ele.

"Muitas vezes confundimos a liberdade com a ausência de vínculos, com a convicção de podermos agir sozinhos, sem Deus, visto como um limite à liberdade. Na verdade, só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres, livres da escravidão do pecado, que desfigura o rosto do homem, e capazes de servir ao verdadeiro bem dos irmãos".

O Papa também ressaltou que o Sacramento da Eucaristia é via de acesso ao dom da entrega do Senhor por livre ato de amor. "Deus se dá a nós, para abrir a nossa existência a Ele, para envolvê-la no mistério de amor da Cruz, para torná-la participante do mistério eterno do qual provimos e para antecipar a nova condição da vida plena em Deus, na expectativa da qual vivemos. [...] A Eucaristia sustenta e transforma toda a vida cotidiana".

Por fim, Bento XVI ressaltou que nutrir-se de Cristo é o caminho para não permanecer estranhos ou indiferentes às sortes dos irmãos, "mas entrar na mesma lógica do amor e de dom do sacrifício da Cruz". E pediu: "Como a Virgem Maria, tornemo-nos também nós 'ventre' disponível para oferecer Jesus ao homem do nosso tempo, revelando o desejo profundo daquela salvação que vem somente d'Ele.

Papa recorda 11 de setembro e pede rejeição à violência

Bento XVI durante a oração do Angelus, em Ancona
O Papa Bento XVI recordou os atentados de 11 de setembro de 2001 e fez um apelo às autoridades civis, para que cultivem a paz no seio da sociedade. O apelo aconteceu durante o discurso que antecedeu a oração mariana do Angelus, após a Missa de encerramento do XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, na cidade de Ancona.

"Ao recomendar ao Senhor da Vida as vítimas dos atentados executados naquele dia e os seus familiares, convido os responsáveis pelas Nações e os homens de boa vontade a rejeitar sempre a violência como solução dos problemas, a resistir à tentação do ódio e a operar na sociedade, inspirando-se nos princípios da justiça e da paz", ressaltou.

.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI
O Santo Padre enfatizou que a região de Marche, da qual a cidade de Ancona faz parte, é iluminada pela presença espiritual de Maria. Ao final, ele fez uma prece por todo o povo italiano.

"Para que no povo italiano seja sempre viva a fé no Mistério Eucarístico, que em cada cidade e em cada país, dos Alpes à Sicilia, se torne presente o Cristo ressuscitado, fonte de esperança e de conforto para a vida cotidiana, especialmente nos momentos difíces", disse.

Após o Angelus, o Papa dirigiu-se ao Centro Pastoral de Colle Ameno, onde almoçou com os bispos, uma representação de operários e de pobres assistidos pela Cáritas. À tarde, o Pontífice encontrou-se com os casais e sacerdotes na Catedral de São Ciríaco.



Mensagem do dia

Com a graça de Deus faremos proezas

Facilmente desanimamos quando as dificuldades batem à nossa porta, e, às vezes, batem bem cedo. Mas, quando buscamos o Senhor logo ao despertar e nos colocamos na presença d’Ele, nada nos incapacita, nem as tensões hostis.


Santo do Dia

São João Gabriel Perboyre

São João Gabriel Perboyre
João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty (França), numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai.

Mas o menino era muito piedoso, demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregação da missão fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem.

João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, Padre Clet fora martirizado.

Em 1832, seu irmão, Padre Luís foi designado para lá. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar nas Missões na China. Foi assim que João Gabriel pediu para substituí-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, chegou em Macau, deixando assim registrado: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé.

Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.

Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.

São João Gabriel Perboyre, rogai por nós!


Evangelho do Dia

http://2.bp.blogspot.com/-VyTZ7-quoBI/TZHQCiWUhdI/AAAAAAAAAt8/6_QI6S9RTtA/s1600/PERDO_%257E1.JPG

Evangelho (Mateus 18,21-35)

Domingo, 11 de Setembro de 2011
24º Domingo Comum


A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.
24Quando começou o acerto, levaram-lhe um que devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo.
32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 



 Homilia XXV CEN Italiano

"Eucaristia nos arranca do individualismo", destaca Bento XV

Bento XVI: ''Só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres''
O Papa Bento XVI presidiu a Santa Missa de encerramento do XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, na cidade de Ancona, neste domingo, 11. O encontro começou no último dia 3, sob o lema "Senhor a quem iremos? A Eucaristia na vida cotidiana".

Na homilia, o Pontífice afirmou que é preciso recuperar
o primado de Deus no mundo e na vida, porque é isso que permite reencontrar a verdade sobre o homem e conhecer e seguir a vontade de Deus, único meio para encontrar o verdadeiro bem.

A Eucaristia é o ponto de partida para recuperar esse primado, indicou. "Mas o que comporta para a nossa vida cotidiana esse partir da Eucaristia para reafirmar o primado de Deus? A comunhão eucarística, queridos amigos, arranca-nos do nosso individualismo, comunica-nos o espírito do Cristo morto e ressuscitado, conforma-nos a Ele".

.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI


"Uma espiritualidade eucarística, portanto, é o verdadeiro antídoto ao individualismo e ao egoísmo que frequentemente caracterizam a vida cotidiana. [...] É alma de uma comunidade eclesial que supera divisões e contraposições e valoriza a diversidade de carismas e ministérios, colocando-os a serviço da unidade da Igreja, da sua vitalidade e da sua missão. [...] É caminho para restituir dignidade aos dias do homem. [...] Ajudará também a abordar as diferentes formas de fragilidade humana, conscientes de que não ofuscam o valor da pessoa, mas requerem proximidade, acolhida e auxílio", apontou Bento XVI.

O Santo Padre destacou que não há nada de autenticamente humano que não encontre na Eucaristia a forma adequada para ser vivido em plenitude. É a relação com Deus que dá consistência à nossa humanidade e torna boa e justa a nossa vida. No entanto, acolher verdadeiramente esse dom significa perder-se, deixar-se envolver e transformar, até ao ponto de viver d'Ele.

"Muitas vezes confundimos a liberdade com a ausência de vínculos, com a convicção de podermos agir sozinhos, sem Deus, visto como um limite à liberdade. Na verdade, só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres, livres da escravidão do pecado, que desfigura o rosto do homem, e capazes de servir ao verdadeiro bem dos irmãos".

O Papa também ressaltou que o Sacramento da Eucaristia é via de acesso ao dom da entrega do Senhor por livre ato de amor. "Deus se dá a nós, para abrir a nossa existência a Ele, para envolvê-la no mistério de amor da Cruz, para torná-la participante do mistério eterno do qual provimos e para antecipar a nova condição da vida plena em Deus, na expectativa da qual vivemos. [...] A Eucaristia sustenta e transforma toda a vida cotidiana".

Por fim, Bento XVI ressaltou que nutrir-se de Cristo é o caminho para não permanecer estranhos ou indiferentes às sortes dos irmãos, "mas entrar na mesma lógica do amor e de dom do sacrifício da Cruz". E pediu: "Como a Virgem Maria, tornemo-nos também nós 'ventre' disponível para oferecer Jesus ao homem do nosso tempo, revelando o desejo profundo daquela salvação que vem somente d'Ele.

Papa recorda 11 de setembro e pede rejeição à violência

Bento XVI durante a oração do Angelus, em Ancona
O Papa Bento XVI recordou os atentados de 11 de setembro de 2001 e fez um apelo às autoridades civis, para que cultivem a paz no seio da sociedade. O apelo aconteceu durante o discurso que antecedeu a oração mariana do Angelus, após a Missa de encerramento do XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, na cidade de Ancona.

"Ao recomendar ao Senhor da Vida as vítimas dos atentados executados naquele dia e os seus familiares, convido os responsáveis pelas Nações e os homens de boa vontade a rejeitar sempre a violência como solução dos problemas, a resistir à tentação do ódio e a operar na sociedade, inspirando-se nos princípios da justiça e da paz", ressaltou.

.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI
O Santo Padre enfatizou que a região de Marche, da qual a cidade de Ancona faz parte, é iluminada pela presença espiritual de Maria. Ao final, ele fez uma prece por todo o povo italiano.

"Para que no povo italiano seja sempre viva a fé no Mistério Eucarístico, que em cada cidade e em cada país, dos Alpes à Sicilia, se torne presente o Cristo ressuscitado, fonte de esperança e de conforto para a vida cotidiana, especialmente nos momentos difíces", disse.

Após o Angelus, o Papa dirigiu-se ao Centro Pastoral de Colle Ameno, onde almoçou com os bispos, uma representação de operários e de pobres assistidos pela Cáritas. À tarde, o Pontífice encontrou-se com os casais e sacerdotes na Catedral de São Ciríaco.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


  Visita Pastoral de Caraúbas

http://www.masterfestas.com/imagens/coluna/340/large/130833933556.jpg 

Bispo Dom Mariano Manzana


Programação da Visita Pastoral

"Visitarei o meu rebanho..."

Programação para a Visita Pastoral do nosso Bispo Dom Mariano Manzana
Paróquia de Caraúbas/RN
De 11 a 18 de Outubro de 2011

Dia 11 de Setembro de 2011 - (Domingo)
Abertura
17h - Concentração dos agentes de pastoral e comunidades locais na Casa da Comunidade (Santuário);
17h30min - Chegada do Bispo e Procissão com a imagem de São Sebastião para a Igreja Matriz;
18h - Ato civil de acolhida ao Bispo no adro da Matriz (discurso do prefeito, um agente de pastoral, o padre e Dom Mariano) - Hasteamento das bandeiras;
19h - Celebração Eucarística de abertura presidida pelo Bispo Dom Mariano;
20h30min - Jantar na casa paroquial.

Dia 12 de Setembro de 2011 - (Segunda-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã e reunião com a comunidade de Lajes e Livramento;
7h - Café comunitário em Lajes/Livramento;
8h - Visita a comunidade de Igarapé - reunião com as comunidades de Igarapé e Poço da Baixa;
9h30min - Visita ao PA de 08 de Março - reunião com a comunidade;
10h30min - Visita ao PA 09 de Outubro - reunião com a comunidade;
11h30min - Visita a comunidade de Cachoeira - reunião com  a comunidade;
12h30min - Almoço em Cachoeira.

Tarde
14h30min - Visita a comunidade de Trindade - reunião com as comunidades de Trindade, Umari e Marrecas;
16h - Visita a comunidade de Língua de Vaca - reunião com as comunidades de Língua de Vaca, Pedrês e PA Santa Agostinha;
17h - Visita a comunidade de Mariana - reunião com as comunidades de Mariana I e Mariana II;
18h - Visita a comunidade de São Geraldo - reunião com as comunidades de São Geraldo, Xique-Xique e Apanha-Peixe;
19h - Missa na Capela de São Geraldo - (Logo após a missa, jantar na comunidade de São Geraldo).

Dia 13 de Setembro de 2011 - (Terça-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã e reunião com a comunidade de Mirandas;
7h - Café comunitário em Mirandas;
8h - Visita a comunidade de Pedra II - reunião com as comunidades de Pedra II e Petrolina;
9h - Visita a comunidade de 1º de Maio - reunião com as comunidades de 1º de Maio e 101;
10h30min - Visita ao Presídio Estadual;
11h30min - Entrevista à Rádio Liderança FM;
12h30min - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
15h - Visita a comunidade de Jordão - reunião com a comunidade;
16h30min - Visita a comunidade de Santo Antônio - reunião com a comunidade;
17h30min - Visita a comunidade de Bela Vista - reunião com a comunidade;
18h30min - Missa na Capela de Bela Vista - (Logo após a missa, jantar na comunidade de Bela Vista)

Dia 14 de Setembro de 2011 - (Quarta-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã e visita as comunidades de Abderramant, Borracha, Maravilha e Cacimba do Meio;
7h - Café comunitário;
8h - Visita a Fábrica de Roupas;
9h - Visita ao Hospital Regional de Caraúbas;
10h30min - Visita a Fábrica de Castanha;
11h30min - Entrevista à Rádio Centenário de Caraúbas;
12h30min - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
15h - Encontro com os professores da Rede Estadual e Municipal e Funcionários de Saúde do município (Casa da Cultura);
17h - Visita a comunidade de Nossa Senhora da Conceição (Altos: São Severino, Liberdade e Boa Vista, Renascer e Conjunto Antônio Linhares) - reunião com a comunidade;
18h - Missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição - (Logo após a missa, jantar na comunidade de Nossa Senhora da Conceição).

Dia 15 de Setembro de 2011 - (Quinta-feira)
Manhã
6h - Missa na Igreja Matriz;
7h - Café na Casa Paroquial;
8h - Encontro com os Três Poderes (Câmara Municipal);
10h30min - Visita ao Lar dos Idosos;
11h30min - Visita à Capela de Nossa Senhora do Carmo (Cemitério);
12h - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
14h30min - Visita a comunidade de Santo Antônio (Bairro: Leandro Bezerra, Conjunto Maria Bandeira) - reunião com a comunidade;
16h - Partida de Dom Mariano para Mossoró.

Dia 16 de Setembro de 2011 - (Sexta-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã na Igreja Matriz;
7h - Café na Casa Paroquial;
8h - Encontro com os Catequistas (CIS);
9h - Encontro com a Pastoral da Criança (Grupo de Idosos);
9h30min - Encontro com os Trabalhadores Rurais de Caraúbas (Sindicato, ATOS, Centro Sabe Muito) - Sede da ATOS;
10h30min - Reunião com os Coroinhas;
12h - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
15h - Visita a comunidade de Nossa Senhora de Fátima (Bairro: Sebastião Maltez, Conjunto Aroldo Maia e Aeroporto) - reunião com a comunidade;
16h30min - Celebração Eucarística na Capela de Nossa Senhora de Fátima;
18h - Jantar na comunidade de Nossa Senhora de Fátima;
19h - Noite Cultural (Adro da Igreja Matriz).

Dia 17 de Setembro de 2011 - (Sábado)
Manhã
6h - Oração da Manhã na Igreja Matriz;
7h - Café comunitário;
8h - Reunião com os responsáveis pelas finanças das capelas e comunidades - (Igreja Matriz) - (dia todo);
8h30min - Reunião com todos os Movimentos, Serviços e Pastorais da Paróquia de Caraúbas - (no Santuário);
9h - Reunião dos membros da Equipe de Liturgia com a Coordenação Diocesana;
10h - Visita a Secretaria da Paróquia (Revisão dos Arquivos);

Tarde
15h - Encontro com a Juventude da Paróquia;
16h - Encontro com as famílias da Paróquia;
18h - Jantar;
19h - Missa na Igreja Matriz (com as famílias - responsabilidade da Pastoral da Família);

Dia 18 de Setembro de 2011 - (Domingo)
Manhã
7h - Oração da manhã na Casa da Comunidade (Santuário);
7h30min - Café comunitário;
8h - Reunião Geral de Avaliação da Visita.

Tarde
17h - Missa de Encerramento na Igreja Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário