quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mensagem do Dia

uinta, 8 de Setembro de 2011

Sempre é tempo de voltarmos

100811 O Senhor está sempre nos chamando para estarmos ao lado d’Ele. Jesus, que é a própria misericórdia encarnada, nunca desiste de nós; Ele continua batendo à porta do nosso coração até que tenhamos a coragem de abrir e deixá-Lo entrar para cear conosco. Sempre é tempo de voltarmos para o Senhor.
“Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas” (Eclo 17,21-22).
Somente vivendo próximos ao Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.
Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compassivos como Ele o é.
Peçamos ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons.
“Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais”.
Jesus, eu confio em Vós!


Homilia

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0eqRpQZasxEvf0oWLS7MdRHkwc5h0YmWpJeC2UeH4kKH5qIpFzmgyl7IuN61PAeoLw6m1OFV4MGooy6Khe5BADtD-DBpM1JUnKZVZfeGdH0YCrf-etsBkicpNraEmMVlG_8sv2bpKhyphenhyphenDE/s1600/25618topo_homilia.jpg

Celebremos o nascimento de Nossa Senhora

 

Em Jesus Cristo se cumprem as promessas divinas de salvação feitas a Abraão em favor de toda a humanidade (cf. Gen 12,3). Igualmente, se cumpre a profecia de um reino eterno dada por meio do profeta Natã ao rei Davi (cf. II Sam 7,12-16). Assim, no Evangelho de hoje, Mateus nos dá uma indicação da plenitude a que chega a história da salvação com a Encarnação do Filho de Deus por obra do Espírito Santo.
Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é o Messias esperado. Celebramos a festa da natividade da Santíssima Virgem Maria. Ela, jovem pobre e simples, é agraciada e escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus, o Filho de Deus, que se fez homem e habitou entre nós. Grande foi a alegria que envolveu os pais de Nossa Senhora pelo seu nascimento. Todavia, maior é a alegria do mundo, pois por intermédio de Maria veio o Redentor do mundo.
Assim, celebrar a natividade de Nossa Senhora é tornar presente a inserção no projeto de Deus de comunicar Sua vida divina e eterna às criaturasm d’Ele, homem e mulher, transformando o mundo pelo amor – realizado na vida comum do dia a dia – e trazendo a paz e a vida plena para todos.
José, como esposo de Maria, era o pai legal de Jesus. A figura do pai legal é equivalente quanto a direitos e obrigações à do verdadeiro pai. Neste fato se fundamenta solidamente a doutrina e a devoção ao Santo Patriarca como Padroeiro universal da Igreja, tendo em vista que foi escolhido para desempenhar uma função muito singular no plano divino da nossa salvação: pela paternidade legal de São José, Jesus Cristo é o Messias descendente de Davi.
Concluindo, diremos que o relato do nascimento de Jesus ensina, por meio do cumprimento da profecia de Isaías 7,14, que Ele é descendente de Davi pela via legal de José; que Maria é a virgem que dá à luz segundo a profecia; e, por último, que Jesus Cristo saiu do seio materno sem detrimento algum da virgindade de Sua Mãe. Por isso, com louvores, celebramos a sempre Virgem Imaculada, concebida sem pecado.
Padre Bantu Mendonça


RCC promove Congressos Estaduais em São Paulo, Bahia e Ceará

Da Redação, com RCC Brasil

 O movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) promove Congressos Estaduais em três estados brasileiros durante o mês de setembro. Confira a programação e saiba como participar dos encontros.

Ceará
Congresso da RCC Ceará terá início nesta sexta-feira, em Fortaleza
Será possível se inscrever na hora, já durante o evento. Participe!

 Está chegando o momento tão esperado pelos carismáticos cearenses. Tem início na manhã desta sexta-feira (9), o Congresso Estadual da RCC do Ceará, que contará com a presença de membros do Conselho Nacional, além de toda equipe de lideranças e servos do Movimento no estado.
Mais de duas mil pessoas são esperadas para os três dias de encontro. Muitas delas já começaram a chegar à capital Fortaleza. O Congresso Estadual é momento muito importante no fortalecimento da RCC e de todos seus participantes. É uma oportunidade de estreitar os laços, participar de formação e ensinamentos e partilhar sobre a vida do Movimento, o que certamente gerará muitos frutos nos Grupos de Oração.
Na manhã e tarde de sexta-feira, o evento será aberto apenas para coordenadores e líderes da RCC cearense. Na noite do mesmo dia, todo o público poderá acompanhar as atividades.
Ainda é possível garantir sua participação. Para se inscrever, basta procurar os coordenadores das caravanas que estão com as fichas. Também será possível se inscrever no local do Congresso. O valor é de R$20,00 por congressista. 
 O Congresso segue até o próximo domingo (11), na Faculdade Católica do Ceará, em Fortaleza.


Saiba Mais
Inscreva-se para Congresso Estadual do Ceará


O Congresso Estadual da RCC do Ceará deve reunir aproximadamente 2,5 mil pessoas entre os dias 9 e 11. As atividades serão realizadas na Faculdade Católica do Ceará, em Fortaleza. A programação terá início na sexta-feira, com formação dedicada aos líderes e coordenadores de Grupos de Oração do estado. Na noite do mesmo dia, uma missa marcará a abertura do Congresso para todo público. Durante o sábado e domingo acontecerão pregações, momentos de oração, animação e partilha sobre os projetos e rumos da RCC do Brasil.

Para se inscrever, basta procurar os coordenadores das caravanas, que estão com as fichas de inscrição. Também será possível se inscrever no local do Congresso.

São Paulo

o XXII Congresso Estadual da RCC de São Paulo acontece na segunda quinzena de setembro, entre os dias 15 e 18, em Sorocaba. Para participar, basta acessar o site e fazer a inscrição. Também é possível se inscrever por fax - (15) 3232-1820 - ou pelo e-mail inscricao@rccsorocaba.org.br.

As atividades terão início na noite de quinta-feira, com recepção e missa. A sexta-feira será destinada a programação voltada a coordenadores e líderes da RCC local. A partir da noite de sexta, o evento será aberto. Até o domingo, haverá momentos de pregação, oração, animação e ensinamentos.

Bahia

O Congresso Estadual da RCC da Bahia será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Teixeira de Freitas. Lideranças, servos e participantes do Movimento estarão reunidos para dias de ensinamentos, partilhas e orações.

Em um formato inovador, o Congresso Estadual deste ano segue uma moção nacional e tem por objetivo unir todo o povo em torno da mesma Palavra, Eucaristia e do mesmo Cristo`, que continua a derramar seu Espírito.

Toda a estrutura do Congresso Nacional estará presente no evento, que contará com RCC SHOP, Congressinho para as crianças e Mutirão para cadastro de Grupos de Oração. As inscrições já podem ser feitas pelo blog do congresso.


Formações

Imagem de Destaque

Obediência

Está ligada ao sentido da procura incessante da vontade de Deus
“Pela profissão da obediência, os religiosos oferecem a Deus, como sacrifício de si mesmos, a plena entrega de sua vontade e por isso se unem mais constante e plenamente à vontade salvífica de Deus” (Perfectae Caritatis n. 14).

A prática das virtudes e o desejo da santidade são, nesta vida, preparação e desenvolvimento da vida eterna. Para o monge, constitui isso o conteúdo de sua vocação, pois este é convidado a viver já aqui na terra as realidades celestes. Para a realização desta tão sublime vocação, São Bento estabelece o recinto do mosteiro, como lugar propício ao seu desenvolvimento, é a chamada “escola do serviço do Senhor”.

Nessa escola, porém, a perfeição não é buscada como algo particular do monge, mas, comum a todos os membros desta comunidade que poderá chamar-se santa, já que somará mais que santos individualmente.

A comunidade é formada pelo Abade e pelos irmãos, a quem Bento dedica os capítulos 2 e 3 da Regra. É na obediência que encontramos o ponto fundamental de união entre essas duas partes, é ela o elemento vital que une todos os membros desse corpo único, que é o mosteiro. É pela obediência também que se viabiliza a prática da tão importante virtude da estabilidade, destacada por São Bento no capítulo IV de sua Regra, quando indica os instrumentos das boas obras, pois é por meio da autoridade que se evita tudo que perturbe a comunidade, ao passo que se realiza tudo que possa favorecê-la; se não há uma relação harmônica de obediência entre a cabeça e os membros do corpo é impossível haver comunidade e comunhão.

Podemos dizer que a obediência é o que caracteriza a vida do monge cenobita. É ela a alma do seu compromisso cristão.
Descrevendo os quatro gêneros de monges – anacoretas, sarabaítas, giróvagos e cenobitas – no capítulo I de sua Regra, São Bento caracteriza o “poderosíssimo gênero dos cenobitas” como “aquele que milita sob uma regra e um abade” (RB1,2), ou seja, que vive sob a obediência.

Para São Bento, a obediência não é apenas a aceitação e o cumprimento das prescrições das constituições e dos superiores pela obrigação, nem confere a ela o mero valor funcional, sendo necessário para o bom funcionamento da comunidade apenas.
Obediência em São Bento tem um sentido mais dinâmico e amplo; traz uma noção teológica e cristológica, uma noção que inclui tudo o que a Sagrada Escritura expressa com o complexo conceito de obediência.

Como tudo na vida do monge, a obediência, que é simultaneamente amor e serviço aos irmãos, é um sinal escatológico, isto é, tem uma referência à dimensão de eternidade da vida humana. Pelo voto de obediência, o monge coloca-se de maneira mais eficaz no mistério da vontade do Pai, aceito e vivido por Jesus. Por intermédio de seu voto, o monge entra diretamente no caminho escolhido por Cristo e participa com Ele da missão de levar o mundo a seu verdadeiro destino, o Pai.

Para compreender-se o sentido real da obediência que o monge professa, segundo Dom André Louf, é preciso fazer-se a distinção entre a obediência política e a obediência evangélica na comunidade monástica.

Segundo ele, ainda hoje, na espiritualidade corrente há uma confusão entre essas duas formas de obediência. A obediência política consiste em que os membros de uma sociedade prestem obediência a um chefe, em vista do bem comum e este, por sua vez, é obrigado a dar ordens a serviço do bem comum também.

A obediência evangélica está ligada ao sentido da procura incessante da vontade de Deus, à escuta dessa vontade e estar disponível a ela, entregando-se ao seguimento de Cristo até o Pai, passando pela morte. É claro que as duas são importantes e necessárias no mosteiro, porém, a primeira está dentro da dimensão da segunda. Bento não se esquece da organização material da Casa de Deus, no entanto, realça também nelas a realidade sobrenatural. “Veja todos os objetos do mosteiro e demais utensílios como vasos sagrados do altar” (RB.31,10).

Por um monge do Mosteiro da Transfiguração

maiores informações acesse:http://www.transfiguracao.com.br
Mosteiro da Transfiguração - Santa Rosa - RS – Bra
http://www.transfiguracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário