domingo, 28 de novembro de 2010

Santo do Dia

São Tiago da Marca

28 de Novembro

São Tiago da Marca O santo de hoje morreu dizendo "Jesus, Maria, bendita Paixão de Jesus", isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago da Marca nasceu no ano 1391 numa aldeia da Marca de Ancona, Itália. Recebeu no Batismo o nome de Domingos. Tendo morrido seu pai e sua mãe, ficou aos cuidados de um homem rico que o encaminhou para trabalhos administrativos. Desta forma, São Tiago conheceu a iniquidade do mundo, tomando a decisão de se retirar para um convento.

Quando despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou em entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena, na Toscana, ficou tão edificado com os diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de São Francisco de Assis. Recebeu o hábito, tomando o nome de Tiago, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, perto de Assis, onde, pouco tempo depois, fez profissão.

Dormia apenas três horas por noite; e passava o restante da noite na meditação das coisas celestes. Nunca comia carne, jejuava inviolavelmente as sete quaresmas de S. Francisco. Todos os dias se disciplinava com rigor. A única pena que sentia era não poder dedicar-se à pregação, único emprego que desejava na sua Ordem. Para conseguir o que tanto desejava, foi a Nossa Senhora do Loreto, celebrou a Santa Missa e, depois da consagração, a Santíssima Virgem apareceu-lhe a dizer que a sua oração tinha sido ouvida.

Começou a pregar com tanto fervor que nunca subia ao púlpito sem tocar os corações mais endurecidos, fazendo muitas conversões miraculosas. Foi associado a São João Capistrano para pregar a Cruzada contra os turcos que, tendo-se apoderado de Constantinopla, enchiam de terror toda a cristandade. Foi tal o seu zelo por esta ocasião que se lhe pode atribuir em grande parte o sucesso desta gloriosa empreitada.

Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.

São Tiago da Marca, rogai por nós!

 Evangelho do Dia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjF9AAyzq-cOZZkTBfPAzs_E9IfgEe4ni0ZqZUSIi5t7vr0EsMKzTIUiRKkTB53rJIxFuiF3ofsCQ1VVi42CHs96k15vZExy4dkFVgfeTNKW_jlR2XE1QVEtLaOY6tUasbyoHgvBluQdrX/s1600/I+DOM+ADVENTO-31-11-10.jpg

Evangelho (Mateus 24,37-44)

Domingo, 28 de Novembro de 2010
1º Domingo do Advento



— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.
42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 

 

Eis-me aqui! Envia-me! (Isaias 6,8)

1º Domingo do Advento

Que significa Advento? Vinda do Salvador, do Redentor, do Messias. Para nós, vinda do Natal. Tempo de esperança.
“Verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória”. Vi uma vez uma aurora boreal e borrei de medo. Era adolescente. Fenômenos catastróficos. Hoje, síndrome do pânico. Assaltos, estupros, violência, revolta dos presídios, falsos políticos, desvios dos bens públicos, infidelidade matrimonial, partidária, etc. Terrorismo internacional, aquecimento da Terra. Deus pode destruir a Terra com pouca coisa, aproximar ou afastar o sol.
Conselhos: “Levantai-vos”. Os que estão caídos. “Erguei a cabeça”. Os vergados pelo mal. “Cuidai para não ficar insensíveis pela gula”. Consumismo, drogas, alcoolismo, etc. “Preocupações da vida”. Quais? Pré-ocupações. Pré: antes do fato acontecer.
“Cuidado para que esse dia não caia como armadilha”. Sempre houve modos de caçar animais e homens. Armadilhas para caçar aves no Brasil. No tempo de Jesus, caçavam com armadilhas, alçapões. Que armadilhas nos espreitam?
“Fiar em pé diante do Filho do homem”. Que significa? Nas Oliveiras, os gendarmes caíram diante de Jesus. Todos somos Filhos do Homem. Que Filho do homem é o temido? Jesus. Ficar de “pé nesse dia”; Que significa “esse dia?” Todos temos marcado “nosso dia” de entrada na vida e “nosso dia” de saída dela. Quando? Só o Pai sabe!
Advento de Jeremias. “Virão dias de bens futuros”. Que bens? “Brotará a semente da justiça na terra”. O bem da justiça. Que cada qual receba o que é dele e respeite o que é dos outros. Dar a Deus o que é de Deus e ao irmão o que é do irmão.
“O Senhor é nossa justiça”. Ele é que dá sentido a tudo. Viver o sentido da vida é viver segundo a justiça divina.
“A semente da justiça brotará”. O fruto da justiça é a paz. Natal é Paz! Aquela que afirma que todos os Filhos do Homem são iguais. Não aquela que afirma sermos iguais perante a lei. Que lei? A do poder, honra, vinheiro, da falsa política. Essa justiça não conseguirá paz. Onde há paz? Por que não reina? Porque não reina a justiça verdadeira. “Cristo é nossa justiça”. Ele é Advento, Natal!
Natal do salmo 124. “O Senhor mostra-nos seus caminhos”. Orienta nossa conduta. “A verdade e o amor são os caminhos do Senhor”. “O Senhor se torna íntimo, próximo dos que o temem”.
“Ficarmos em pé diante do Filho do Homem”. Se um trovão nos amedronta! O que será ver o Filho do Homem vindo com poder?
Ontem, de tarde, visitei a feria livre dos camelôs da Rodoviária. Em me perguntei e me pergunto: O que será Advento para estas pobres pessoas? Sem dúvida que significa ganhar poucos reais para manter a família vivendo. Aquele mundão de gente? Sabem que existe o advento? O que podemos fazer para que eles tenham conhecimento da verdade: Cristo Nossa justiça?
Oração do Advento: Senhor, mostra-nos o caminho do verdadeiro Natal! Senhor que sois retidão, ensina-nos os caminhos da justiça social verdadeira. Senhor que sois onipotente, dá-nos força para ficarmos de pé perante o Filho do Homem quando aparecer com grande glória. Senhor, aumenta nossa fé, quando aparecer a estrela brilhando no Oriente para ficarmos em pé diante do recém Nascido rei de Israel. O Senhor é a nossa justiça. O Senhor é a nossa alegria e libertação. Liberta-nos das armadilhas que nos espreitam no dia-a-dia para ficarmos em pé diante do Rei do Judeus que acaba de nascer! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário