sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mensagem do Dia

As aparências enganam

É natural julgarmos os fatos e as pessoas pelas aparências. Mas o Senhor não nos julga dessa forma. Antes de qualquer coisa, Ele olha o nosso coração e a intenção com que agimos.
Jesus, eu confio em Vós!


Jovens testemunham emoção no primeiro encontro com Bento XVI

artigos / Jornada Mundial da Juventude / reportagens

Por Daniel Machado
Enviado especial a Madri
“Se ve, se siente, el Papa esta presente”, “Esta és la juventud del Papa”. Estes foram alguns dos vários gritos de saudação dos peregrinos a Bento XVI no primeiro encontro do Pontífice com os jovens nesta quinta-feira, 18, durante a 26ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Madri, Espanha.
Desde as primeiras horas da manhã, os jovens esperavam com entusiasmo o Papa Bento XVI
Durante o seu translado da Nunciatura Apostólica até a Praça de Cibelles, Bento XVI pôde contemplar jovens com cartazes de boas-vindas, bandeiras e balões coloridos que assinalavam que esta jornada seria especial.
A emoção tomou conta dos milhares de peregrinos presentes na Porta de Alcalá, lugar por onde entrou o Papa, e na Praça de Cibelles, onde estava montado o palco principal da festa. Bandeiras de vários países formavam um mosaico de entusiasmo, fé e alegria.
“Gente, até agora minha perna está tremendo. É nosso Pedro, é nosso pastor, não tem como não amar esse homem (Bento XVI). A gente tem que vir, tem que viver, tem que participar, pular, cansar, suar…, mas vale a pena cada minuto dessa Jornada”, afirmou a brasileira Míriam, que estava acompanhada do esposo, Nando.

 O jovem casal Nando e Míriam: Emoção em ver de perto Bento XVI
“Nossa! Emocionante ver o Papa passando aqui pertinho da gente… só estando aqui para explicar. E é só o começo, ele (Bento XVI) acabou de chegar”, disse Nando.
Um verdadeiro Pentecostes aconteceu nas ruas que estavam preparadas para Bento XVI passar de papamóvel, nas quais jovens de várias nacionalidades aproveitavam para trocar e-mails, endereços nas redes sociais, objetos de seus países de origem e é claro: muitas fotos para levar de recordação. Nesse dia testemunhamos pelas ruas da capital espanhola que a língua, de forma alguma, é um empecilho para estes jovens que entendem a linguagem de Cristo, a linguagem do amor.
“Eu conheci a Jornada Mundial da Juventude através da Canção Nova e hoje estou participando dela como consagrada desta comunidade. Eu, desde João João Paulo II, ansiava viver este momento, e ele chegou. Estou feliz em ter mais este encontro pessoal com Jesus”, testemunhou Simone, missionária da Canção Nova de Fortaleza.
Confira no vídeo abaixo a passagem de Bento XVI perto dos brasileiros



JMJ - Madri 2011

Formações

Imagem de Destaque

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé

A Igreja não tem idade!
Um milhão e meio de jovens reunidos em Madri, na Espanha, em torno de um homem de oitenta e quatro anos, Bento XVI, sucessor de São Pedro, junto com cerca de oitocentos bispos, vindos de todo o planeta para a vigésima sexta Jornada Mundial da Juventude, ideia nascida do coração apostólico do Beato João Paulo II, que até hoje atrai pessoas de todas as idades.

A Igreja não tem idade! Ela é casa aberta para todas as nações e gerações, mãe que acolhe em seu regaço as diversas situações humanas. Ela será sempre jovem, renovada e embelezada pelo seu esposo que é o Cristo. Velhice é o pecado, não o abençoado acúmulo de anos e de experiência. Olhando para esta multidão de jovens que acorreram a Madri, pensei nos resultados das anteriores Jornadas Mundiais da Juventude. Nossa geração ficou marcada por este compromisso periódico, agenda da Igreja para os jovens cristãos do mundo inteiro. Quantas vocações ao matrimônio, o sacerdócio ou a vida religiosa nasceram delas! Como a Igreja tem mostrado seu rosto jovem para o mundo, pois continua e será sempre atual o chamado de Jesus Cristo a uma vida santa, na medida do Evangelho!

O lema da Jornada, cujo conteúdo foi desenvolvido em sua preparação e nas catequeses feitas por nós Bispos em Madri, veio do texto de São Paulo aos Colossenses: “Continuai enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cf. Cl 2, 7). A carta da qual é tirado este convite, foi escrita para responder a uma necessidade precisa dos cristãos de Colossos. Com efeito, aquela comunidade estava ameaçada pela influência de tendências culturais que afastavam os fiéis do Evangelho. O nosso contexto cultural tem muitas analogias com o tempo dos Colossenses. Há uma forte corrente de pensamento laicista que pretende marginalizar Deus da vida das pessoas e da sociedade, perspectivando e tentando criar um «paraíso» sem Ele. Mas a experiência ensina que o mundo sem Deus se torna um «inferno»: prevalecem os egoísmos, as divisões nas famílias, o ódio entre as pessoas e entre os povos, a falta de amor, de alegria e de esperança. Ao contrário, onde as pessoas e os povos acolhem a presença de Deus, o adoram na verdade e ouvem a sua voz, constrói-se concretamente a civilização do amor, na qual todos são respeitados na sua dignidade, cresce a comunhão, com os frutos que ela dá (Cf. Mensagem do Papa Bento XVI para a XXVI Jornada Mundial da Juventude, 2-5).

Bento XVI trabalhou sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude em torno de três imagens: «enraizado» recorda a árvore e as raízes que a alimentam; «fundado» refere-se à construção de uma casa; «firme» evoca o crescimento da força física e moral. No texto original as três palavras, sob o ponto de vista gramatical, estão no passivo: isto significa que é o próprio Cristo quem toma a iniciativa de radicar, fundar e tornar firmes os que acreditam. No encontro com Cristo, a juventude do mundo, enraizada nele e nele alicerçada, encontra forças para permanecer firme na fé.

A experiência da Jornada nos remete à jovem de Nazaré, Maria, cuja Assunção do Céu nós celebramos. Ela foi saudada pelo anjo com uma expressão inusitada na Escritura: “Ave, cheia de graça” (Lc 1, 28). É a inimizade com o pecado, sonhada e prometida no Livro do Gênesis: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela” (Gn 3, 15). A uma apenas adolescente, Deus pediu uma resposta de gente grande: “Eis a escrava do Senhor, fala-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Ela foi elevada ao Céu em corpo e alma, sem sofrer a corrupção do sepulcro após a morte. Nela já se realizou a promessa contida na palavra do Apóstolo: “Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: a morte foi tragada pela vitória” (1 Cor 15, 54).

A juventude perene da Igreja tem um novo compromisso marcado no Brasil com o mundo inteiro, de vinte e três a vinte e oito de julho de dois mil e treze, no Rio de Janeiro, com o Papa, os Bispos e os jovens, na vigésima sétima Jornada Mundial da Juventude. A Virgem Imaculada e Assunta ao Céu, Nossa Senhora de Nazaré, nos ajude com seu exemplo e oração, para estarmos preparados!
Foto
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário