terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mensagem do Dia

Terça, 2 de Agosto de 2011

Divino Amigo, ajudai-me!

mensagem_290409

Rezemos sempre e em todas as situações: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.
Na nossa vida sempre há dias nos quais estamos cheios de entusiasmo e há dias em que estamos menos entusiasmados, mas de forma alguma podemos pautar o nosso agir simplesmente pelos nossos sentimentos, porque estes mudam constantemente ao longo do dia. Temos uma graça única: “O Espírito vem auxílio à nossa fraqueza” (Rm 8,26a).
Permitamos que o Espírito Santo de Deus nos conduza e nos oriente em todos os momentos, desde as coisas mais simples até as situações mais complexas.
Tenhamos a humildade de pedir ajuda sempre ao Divino Amigo, clamando:
Vinde, Espírito Santo!
Jesus, eu confio em Vós!


IGREJA FICA PARCIALMENTE DESTRUÍDA APÓS ATENTADO NO IRAQUE


 
AP | Interior da igreja da Sagrada Família

Cidade do Vaticano, 02 ago (RV) – Uma explosão na manhã desta terça-feira, em Kirkuk, ao Norte de Bagdá, deixou parcialmente destruída a igreja sírio-católica da Sagrada Família, que fica num bairro pobre da cidade iraquiana. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas, entre elas crianças e uma religiosa. Outras duas bombas foram desativadas pela polícia. O Arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako, conta como foi o ataque.

“As 5h30min da manhã uma bomba explodiu perto do muro da igreja. Entre a igreja e as casas não tem muita distância. Tantas casas foram destruídas e muitos carros pegaram fogo. Fui ver a igreja e visitar os feridos no hospital: os feridos são cristãos e muçulmanos. É uma coisa horrível”.

O atentado ocorreu no segundo dia de Ramadã, período sagrado de trinta dias para os muçulmanos. Nem mesmo nesse período, há trégua no Oriente Médio.

“É pecado matar pessoas inocentes. Principalmente durante esse mês e, então, porquê fizeram? Não se sabe! Existem outras maneiras: se eles tem outras requisições ou direitos a reivindicar, existem outros modos de se fazer além das bombas e das explosões!”.

Dom Louis Sako relembra que no último domingo fez uma entrega de medicamentos ao hospital de Kirkuk e também aproveitou para enviar uma carta em razão do Ramadã.

“Este é um mês de oração, um mês de jejum, um mês de conversão. Espero que este tenha sido o último ato de violência”. (RB)

Formações

Imagem de Destaque

Leigos (as): discípulos(as) missionários(as)

Aprendendo como discípulos a construir um mundo mais justo
"Os cristãos leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja” (DA 210.).
João Paulo II dizia-nos “a Evangelização do Continente não pode realizar-se hoje sem a colaboração dos fiéis leigos” (EAM 44).
Celebraremos em todas as comunidades agosto como mês das vocações. A primeira semana é dedicada à vocação sacerdotal, a segunda à família, a terceira aos religiosos(as), a quarta semana  aos cristãos leigos e leigas. Será um momento especial de ação de graças por muito trabalho realizado e proposta  a todos para que sejam discípulos missionários.
O Documento de Aparecida retoma e reafirma as posições do Concílio Vaticano II de que os leigos são membros efetivos do povo de Deus e são Igreja. Duas são as dimensões da vocação laical. Primeiramente, os leigos são chamados a exercer diversas ações na comunidade eclesial e em diferentes formas de apostolado. Devem dar seu testemunho de vida e assumir diversos ministérios e serviços na evangelização, na catequese, na animação de comunidades, na liturgia, dentre outros (Cf. DA 211). A outra dimensão é a de atuar no mundo, “a vinha do Senhor”, com a tarefa de ser fermento, sal e luz seja pelo testemunho seja pela ação transformadora na construção da sociedade justa e solidária, conforme os critérios evangélicos. Essa missão específica deve ser vivenciada pelos leigos na política, na realidade social, na economia, nos meios de comunicação, nos sindicatos, no mundo do trabalho urbano e rural, na cultura, na família e em tantas outras realidades (Cf EN 70 e DA 210).
Para realizar sua missão, com competência e responsabilidade, os leigos “necessitam de sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Jesus Cristo e dos valores do Reino na vida social, econômica, política e cultural” (DA 212).
O protagonismo dos leigos está presente na caminhada da Igreja por itermédio de todos os seus fiéis e de suas lideranças que promovem e levam à frente a tarefa da evangelização sempre em união com seus pastores.
Para contribuir nesse processo a CNBB possui uma Comissão Episcopal para o Laicato que tem como função, na Igreja do Brasil, promover a vocação e missão, formação e espiritualidade dos leigos, bem como sua organização e atuação na Igreja e na sociedade. Fazem parte da Comissão Episcopal do Laicato os Setores Leigos, Juventude,  CEBs, CNLB (Conselho Nacional dos leigos do Brasil) e todos os movimentos eclesiais. A Comissão tem relação de comunhão com o CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil e com os Movimentos e Associações Laicais. O CNLB congrega os Conselhos Regionais, movimentos, associações laicais, pastorais e outros organismos de leigos. Os CNLBs regionais e diocesanos são importantes, pois articulam os leigos em toda a tarefa da evangelização. São expressões vivas e dinâmicas da presença e da força dos leigos nas comunidades.
Ao celebrar as vocações dos cristãos leigos e leigas queremos expressar nossa mais profunda gratidão por tantos homens e mulheres que, vivendo sua fé, testemunham seu amor a Jesus Cristo e à Igreja, na dedicação de seu tempo a serviço dos demais irmãos. Deus abençoe tantas iniciativas de transformação social e presença evangelizadora nas comunidades, paróquias, dioceses e na sociedade. O Documento de Aparecida, ao apresentar a vocação dos leigos (n. 210), afirma “os fiéis leigos e leigas, discípulos e missionários, são luz do mundo”. Sim, discípulos missionários. Sempre aprendendo como discípulos e missionários porque comunicando o amor de Deus aos irmãos para construir juntos um mundo mais justo e fraterno.
Vamos agradecer a Deus a tantos leigos e leigas, catequistas, dizimistas, lideranças que estão em nossas pastorais, nos organismos, nos movimentos, nas CEBs, nas pastorais da juventude e nos movimentos juvenis construindo o Reino de Deus e buscando uma nova sociedade. Sempre precisamos de “muitos leigos e leigas no coração do mundo e muitas leigas e leigos  no coração da Igreja”.
Dom José Luiz Bertanha
Bispo de Registro - SP


04 de Agosto dia do Padre


Vocês sabem o que significa a palavra padre?  

Significa pai, assim como o pai cuida de seus filhos o padre cuida daqueles que participam da nossa paróquia para que cresçam como verdadeiros filhos de Deus.
Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus.
Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.
O padre, como todos nós podemos ver, é o primeiro missionário de nossa comunidade. Ele está sempre conosco, atendendo as necessidades do povo, instruindo, confortando, visitando famílias, doentes, rezando missas, atendendo os pobres.
Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Esta vocação pede força e fé. Muita fé.
O padre é sinal de Deus, ele prega a Palavra de Deus e consagra as hóstias, pedacinhos de pão que se tornam o Corpo de Jesus. Por isso Deus chama para a vida sacerdotal quem tem um coração aberto para servir e se desapegar de tantas coisas que para nós, parecem tão importantes.
A grande riqueza do padre é Jesus que ele escolheu seguir por toda a vida.
O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos.
O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações, para que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.
Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.
Parabéns a todos os padres, que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que foram chamados e a qual disseram SIM.

Deus os abençoe e guarde!


Formação com Jovens na Comunidade do Apodi

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlLZ9H1qAVZkBJgvyCGeVm2bzn_LX1XNRZzbF55W3KcLxLPmBQS3LOTLYIhb8BG-ktbR3wajAqV55HzIZso6M0wz1oJv8GVbKbjNW_kqp0LcV53-NEgI6ljQkqMYVV4tFaP6KQFljZC9Qk/s1600/DSC01384.JPG

Seminarista Gláudio Costa Formador

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnejItLn0rYeZdHR1TH-UHFF63MugZN9FilSz19mEsK5_Dzn9iDS5oDYExKHzNj56WsEhjb0F_3VaURb_Rf9FmJ1j-nxN4EiCyNdN8oUddSQ57ZiXBQPtsYJEJmUAC8xotM2QP8-EVxzDB/s1600/DSC01382.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário